Transcrição verbatim, o que é isso?
Transcrição verbatim, o que é isso?
Não é muito frequente ouvir esse termo, transcrição verbatim. Acho que desde 2012, quando iniciei meu trabalho como transcritor – e depois em 2013 como empreendedor com a www.transcricoes.com.br – escutei esse termo cerca de 3 vezes, e hoje foi um desses dias.
Então, resolvi compartilhar com você o que ouvi da minha cliente, a Professora Ana, que disse necessitar desse estilo de transcrição de áudio.
Recentemente, lá pelo mês de junho ou maio de 2020, quando a polêmica reunião do Presidente Bolsonaro com seus ministros vazou, a pedido dos advogados do ex-ministro da Justiça, Doutor Sérgio Moro, acompanhei com atenção redobrada o material produzido pela Polícia Federal para o Supremo Tribunal Federal.
→ Leia a transcrição da reunião de 22 de abril de 2020 do presidente Bolsonaro com seus ministros
E é esse exatamente um dos 4 tipos de transcrição de áudio que oferecemos, a que a Professora Ana se referiu quando enviei o vídeo intitulado Os 4 Tipos de Transcrição.
Vídeo – Os 4 tipos de transcrição de áudio
Ofereci a transcrição do tipo 2, já que a transcrição de áudio do tipo 1 é a transcrição literal jurídica, mais própria para a Justiça, onde se registra tudo, os gaguejos, as hesitações, as palavras e frases incompletas, além dos vícios de linguagem como né, tá, viu, tá certo, tá ok, etc. E também os palavrões são registrados sem cortes, assim como as contrações do verbo estar e outros verbos são admitidas, como por exemplo “Eu tô cansado, xovê esse troço; num sei do que cê tá falando, não.”, entre outros, como a anotação de num, numas, vô, vó e outras palavras que na oralidade são apresentadas de forma diferente do português formal.
Então, a transcrição verbatim se encaixa na transcrição de áudio tipo 2, onde anotamos tudo conforme foi falado, da forma como foi falado e tentando também captar e registrar a intensidade de certas palavras na fala. São as ênfases, anotadas em negrito. São anotadas em negrito tanto as ênfases tonais como as silabações, visto que ambas as formas representam algum tipo de destaque tonal na intensidade empoderada da pronúncia daquela fala. Finalmente, grafamos palavras estrangeiras em itálico, razão pela qual o digital acaba tendo um significado diferente da palavra digital. A intenção da fala fica mais pronunciada!
Assim sendo, a transcrição verbatim nada mais é do que a transcrição de áudio jurídica com um toque acadêmico, em que adotamos algumas das convenções recomendadas pelas NURC que foram adaptadas.
Assim foi o projeto fechado, como transcrição literal acadêmica, e é como conhecemos a chamada transcrição verbatim.
→ Leia uma transcrição verbatim (literal acadêmica) e veja se ela irá atender às suas necessidades
Espero que você tenha gostado.