Benefícios do chá, Doutor Dayan Siebra, transcrição
Nesta transcrição de áudio, você vai conhecer os benefícios do chá em diversas formas: chá de amoras, hibisco, mate, chimarrão, etc. E vai saber um pouquinho mais da vida do incrível Doutor Dayan Siebra, que conta sua história de vida.
[207222] Dr. Dayan Siebra fala sobre os benefícios dos chás – Ressoar Saúde EP_01- PGM (14,8 min)
→ Leia mais transcrições do Dr. Dayan Siebra
(início da transcrição) [00:00:00]
Renata (Ressoar): Agora eu convido você para acompanhar um bate-papo muito gostoso, que eu tive com o doutor Dayan Siebra sobre os benefícios e diferenças dos principais chás que a gente costuma tomar no nosso dia a dia. Eu tenho certeza que você vai reconhecer alguns deles. É o Ressoar Saúde chegando para você.
(♪) [00:00:20]
Renata (Ressoar): Minha gente, hoje, a nossa casa do Ressoar, ela está tão especial, olha, como ela está tão charmosa! E sabe por que? É para a gente receber uma visita especial, Doutor Dayan Siebra. E ele é cirurgião vascular, ele veio lá do Ceará, só para conversar com a gente. Dayan, vem cá!
Dr. Dayan: Ôi, tudo ótimo. (riso)
Renata (Ressoar): É todo mundo lá do Nordeste, a gente está aqui passando frio! Mas, vem cá, Dayan, ele veio falar de… por falar em friozinho, de uma bebida. Eu acho que o brasileiro em geral, todo mundo tomou uma vez na vida, que é o chá. Vamos sentar? Ó, aqui tem um chazinho, hein?
(riso)
Dr. Dayan: É! Obrigado por terem colocado aqui!
(♪) [00:01:02]
Renata (Ressoar): E aí, nessa apresentação, gente, vou tirar o “doutor” um pouco de lado. Porque ele é um cara que pratica a medicina humanizada, que é aquela medicina que é muito mais próxima do paciente, né? [00:01:17]
Dr. Dayan: Isso, isso.
Renata (Ressoar): E que fala acima de tudo a linguagem do povo, para que as pessoas entendam o problema que têm! [00:01:23]
Dr. Dayan: É isso.
Renata (Ressoar): E me conta assim, você, hoje é um dos maiores canais quando se fala em medicina do YouTube. [00:01:30]
Dr. Dayan: Isso.
Renata (Ressoar): São mais de…? [00:01:32]
Dr. Dayan: 1 milhão, 660 mil inscritos. (acha graça)
Renata (Ressoar): Olha para isso, gente! E ai, é um jeito tão próprio que ele criou de falar, de conversar com as pessoas sobre os problemas de saúde, me conta. De onde que partiu essa ideia? [00:01:46]
Dr. Dayan: Primeiro, eu queria agradecer a você e ao programa Ressoar, porque nos convidaram para cá, a todas às pessoas que estão assistindo em casa, aos nossos seguidores do YouTube, (tchuac) um beijão para vocês. E eu me senti muito à vontade aqui com você, porque eu vi uma pessoa aqui no Nordeste!
Renata (Ressoar): “E eu tô em casa!” (riso) [00:01:58]
Dr. Dayan: Ai, caramba! Como é que eu vou controlar a minha emoção? Eu não vou controlar a minha emoção, não gosto de controle de emoção. Mas assim, surgiu essa ideia pelo seguinte. Eu nasci num pé de serra perto do Crato, na cidade do Crato no interior do Ceará. E lá eu ouvia as pessoas conversando muito, e falando sobre curas naturais de doença, minha mãe era quase uma curandeira! As pessoas iam na casa da minha mãe, minha mãe era dona de casa, e ela passava chazinho, passava remédios naturais, passava rivotril também, passava outras coisas. Enfim, a minha mãe conversava muito com as pessoas. E então, a minha formação como médico começou na infância, vendo a minha mãe tratar as pessoas mais humildes, as pessoas mais pobres, e ela disse para mim uma vez, que eu já pensava em ser médico na infância: “Dayan, nunca deixe de dar assistência aos pobres. Porque a pobreza precisa de médico”. E aquilo ficou na minha cabeça, no meu coração guardado. Fiz medicina, e a minha angústia era “como eu posso ajudar mais do que uma pessoa de cada vez?”. Porque eu era um médico e eu atendia as pessoas, mas eu só atendia aquele que me procurava no consultório. Então, como ajudar 10 ao mesmo tempo, 100 ao mesmo tempo ¸ 5 mil?”. E aí veio a ideia do YouTube. Então, eu acho, eu pensava que fazendo vídeos eu poderia atingir um número maior de pessoas e deu certo.
Renata (Ressoar): E deu certo! Com mais de 1 milhão. E a linguagem, acima de tudo, é muito fácil. E as pessoas entendem, né? Porque às vezes você chega no consultório, você só balança a cabeça, você finge que entende. Mas quando você sai e alguém pergunta: “O que é que cê tem?”, “Num sei dizer”. E quais são os temas que você aborda? O que é que é mais procurado, Dayan? [00:03:31]
Dr. Dayan: O meu canal, a maioria das pessoas que são inscritas no meu canal (Canal Dayan Siebra) são mulheres acima de 50 anos. A gente tem esses dados através do YouTube. Então, elas procuram mais qualidade de vida. Elas não procuram ser tão saradas, tão magérrimas. Não, elas querem não ter câncer, elas querem viver uma vida com energia, elas querem melhorar a libido, elas querem melhorar a questão emocional. E os homens também, eles querem ter uma melhora da massa muscular, querem poder brincar com o neto, querem ter uma memória boa, ou seja, quer ter saúde, e não apenas fugir de doenças.
Renata (Ressoar): E qualidade de vida, quando a gente fala muito em qualidade de vida, mas muita gente pensa assim: “Ah, não! É frescura, stress é moda, depressão é moda… “, não é. Tem a ver com qualidade de vida, e que está intrinsecamente ligado à saúde, né, doutor? [00:04:25]
Dr. Dayan: Eu nunca tinha pensado dessa forma, mas só quando a gente perde a saúde é que a gente começa a valorizar. Então, a gente passa a vida inteira no automático trabalhando para pagar conta, para conseguir alguma coisa que a gente às vezes nem sabe o que é, e um belo dia a vida dá um tapinha na gente. E a gente não se toca que esse tapinha é para a gente acordar. Às vezes é uma crise de pressão alta, uma crise de ansiedade, às vezes é uma enxaqueca. São pequenos tapinhas, até que a vida vai dar um murro em você. E o meu murro, o murro que a vida me deu, que eu considero hoje um presente, foi um ataque de pânico. Então, quando eu me vi inútil, que eu fiquei inútil, eu médico, com 35 anos na época, precisando ser alimentado pela colher, a minha mãe dando na minha boca! Então eu disse: “Cara, eu preciso mudar esse comportamento”. Então, eu criei um método na minha vida que me curou. Então misturei ferramentas como a terapia da psicologia, misturei coaching, programação neurolinguística, hipnose, medicina ortomolecular e tudo que eu aprendi, e fiz um pacote e criei para mim e disse: “Por que não jogar para os meus pacientes também? Por que eu não levar isso para eles usarem menos remédios, fazerem menos cirurgias, e terem mais saúde independe da idade?”.
Renata (Ressoar): E por falar em remédio, tem sim alternativas para eles. Tem vários tipos de chás que o doutor Dayan desenvolveu aqui, e ele tem uma explicação muito legal para eles. Então, a gente vai trocar o nosso cenário, vamos botar uma mesa aqui cheia de chá e vamos falar sobre ele, que o povo quer saber: Fala, Doutor!
(♪) [00:05:53]
Renata (Ressoar): Doutor, eu estou adorando isso aqui, viu? Olha a nossa mesa, que legal! [00:05:58]
Dr. Dayan: Não só a mesa, mas o cenário!
Renata (Ressoar): Não é? (acha graça) Ele falou assim: “Até parece que a gente tá aonde?”. [00:06:03]
Dr. Dayan: “A gente parece que tá em Jericoacoara, lá no Ceará!”
(gargalhada)
Renata (Ressoar): Tá bagunçado! Vamos para a nossa mesa, Doutor. Aqui primeiro eu tenho um chá de amora. Esse aqui é bom para que, Doutor?
Benefícios do chá de amora
Dr. Dayan: É, o chá de amora, existem milhares de benefícios em todos os chás. Se a gente fosse falar de tudo que ele tem, a gente iria passar aqui 12 horas. Então, eu acho que é importante a gente focar nos principais. Então, chá de amora, ele ajuda muito na questão da osteoporose e também nas cólicas menstruais. Tem muita mulher que sofre de cólica menstrual, principalmente mulheres com síndrome do ovário policístico. São aquelas mulheres mais cheinhas que têm pelo no rosto, que tem o vovário cheio de cistos. E essas mulheres têm cólica menstrual muito intensa. Então, às vezes ficam tomando anticoncepcionais que causam outras doenças, inclusive câncer. Então, ficam tomando hormônios sintéticos para melhorar, enquanto poderiam fazer a tentativa, pelo menos a princípio, de usar o chá de amora. Então, o chá de amora, eu ficaria com esse aqui para principalmente cólica menstrual.
Renata (Ressoar): Agora, a gente tem que tomar quanto por dia? Qual é a quantidade? [00:07:06]
Dr. Dayan: Ótima pergunta, porque as pessoas pensam, é impressionante, Renata. As pessoas pensam que chá não serve para nada, ou então não tem efeito colateral. Gente, chá é remédio! Então, precisa de alguém que conheça. Você não pode tomar chá sem uma orientação médica. E alguém vai dizer assim: “Ah, mas meu médico não passa chá”. Eu sei, na faculdade não nos ensinam a tomar chá. Procure um nutricionista especialista em fitoterapia, estude sobre isso, acompanhe nosso canal. Então, a dose ideal é 1 colher de sopa com 300 milímetros de água fervente. Então, aí você vai ter um chá tomado em 2 a 3 vezes ao dia.
Renata (Ressoar): 2 vezes ao dia. Agora, tem um charme, é gente que está na moda, eu tenho certeza que você já ouviu falar, chá de hibisco. [00:07:47]
Benefícios do chá de hibisco
Dr. Dayan: Esse é o queridinho das mulheres, das blogueiras, porque esse aqui eu costumo chamar lá no Ceará que é o chá seca bucho.
(riso)
Dr. Dayan: Ele vai deixar você seco, age gordura localizada. Ele é lindo, é cheiroso, é uma flor que deixa lindo, o chá. Chá de hibisco serve para gordura localizada, serve para retenção de líquido. Tem mulher, por exemplo, que come no domingo, na segunda está inchada e a calça não fecha mais. Então, o chá de hibisco é maravilhoso, 2 a 3 vezes por dia. Não aconselho usar depois das 18:00, pode dar insônia.
Renata (Ressoar): E antes da malhação, acho que pode ser uma também, né? [00:08:20]
Dr. Dayan: Pode sim. E outra coisa que eu tenho feito muito no dia a dia é misturar isso aqui com chimarrão. Não sou gaúcho, mas estou viciado em chimarrão.
Renata (Ressoar): Ê, porque aí também já esquenta, é termogênico. [00:08:30]
Dr. Dayan: Esquenta, é termogênico. Te dá o ritual do chimarrão, relaxa e nos tira da ansiedade do dia a dia.
Renata (Ressoar): E, por falar em relaxar, quem é que nunca ouviu da mãe ou da avó dizendo: “Minha filha, toma um chazinho de camomila antes de dormir, que o sono vai ser diferente”. É isso? [00:08:45]
Benefícios do chá de camomila
Dr. Dayan: Ela ouviu isso da casa dela porque o que eu ouvia era assim: “Tu tá precisando é de um chá de camomila, tá muito nervoso!”.
Renata (Ressoar): Acalma?
Dr. Dayan: Acalma. O chá de camomila é calmante natural ótimo para insônia. As pessoas pensam só nisso, mas também ajuda no controle da pressão arterial. Tem gente com a pressão muito alta que vem do stress, da ansiedade, da autocobrança. Então, isso ajuda muito.
Renata (Ressoar): Então, boa! Todo mundo um chazinho de camomila, pelo menos umas 2 vezes por dia? [00:09:10]
Dr. Dayan: 2 a 3 vezes. Agora, esse você deve usar à noite, tipo 21:00, antes de dormir. Remédio de dormir, chá de camomila com ovo! Ovo.
Renata (Ressoar): Como assim? Com ovo? [00:09:21]
Dr. Dayan: Ovo! Ovo à noite, não misturando. O chazinho e o ovo do lado. Porque o ovo, ele tem prolina, então, ele é sonífero também.
Renata (Ressoar): Nossa! Que dica boa! [00:09:31]
Dr. Dayan: É. Não só ovo, mas banana com aveia.
Renata (Ressoar): Ah, esse eu gosto. [00:09:35]
Dr. Dayan: Banana com aveia e chá de camomila.
Renata (Ressoar): Você fala assim, “banana machucada” na sua terra? Todo mundo diz: “O que é que é machucada?” E no fim é banana amassada, entendeu? [00:09:46]
Dr. Dayan: É banana amassada, machucada.
Renata (Ressoar): Agora, tem um chá que eu nunca ouvi falar, é chá de guaco?
Benefícios do chá de guaco
Dr. Dayan: O chá de guaco, tem gente que pensa que Guaco é um super-herói da minha época que era o Capitão Guapo. Não, guaco, isso aqui, se você puder entender, a indicação principal do chá de guaco é para pessoas que têm tosse e que precisam expectorar. Ele é expectorante. Ele também é bom para quem tem asma, porque ele é broncodilatador. Então, 2 a 3 vezes por dia também. Você pega uma colher de sopa e você faz a infusão juntamente com mais ou menos 300 mililitros de água fervente.
Renata (Ressoar): Olha! Para tosse e asma? Galera, olha que legal. [00:10:24]
Dr. Dayan: Para tosse, asma e para quem precisa dilatar os brônquios.
Renata (Ressoar): Agora, eu quero saber qual é a diferença de canela em pau para canela em pó. Não faz o mesmo efeito, Doutor? [00:10:32]
Diferenças entre canela em pó e canela de pau
Dr. Dayan: É, mas assim, a forma de usar é diferente. Nós temos a canela em pau que eu aconselho isso aqui. Para você fazer chá, você coloca 4 pauzinhos desse aqui. É importante ver se ele está todo enroladinho como caracol, porque existe a canela falsa, então não pode ser uma volta, tem várias voltas.
Renata (Ressoar): Olha a dica, canela verdadeira e a canela falsa. [00:10:59]
Dr. Dayan: Canela falsa é termogênica, controla açúcar no sangue. Para diabético, o diabético pode deixar de usar remédio para diabetes. Não estou dizendo que cura, mas pode controlar os níveis só com isso. A canela em pó, que tem propriedades semelhantes a essa aqui, o que é que acontece? Ela é fácil de você polvilhar algumas coisas, como por exemplo café. Eu vejo pessoas tomando cafezinho o dia inteiro, colocando açúcar. Gente, isso é cancerígeno! Açúcar causa câncer. Ninguém fala! Fala no cigarro, fala em outras coisas, mas não fala do açúcar. Troca o açúcar por canela, joga canela no café. Além de você tomar um cafezinho e ficar mais energizado com a canela, porque é termogênica, derrete gordura, dá mais energia e controla os níveis de açúcar e de insulina no sangue. Então, isso aqui é maravilhoso, você pode colocar em tudo! Inclusive numa sobremesa.
Renata (Ressoar): Uma bananinha com canela é uma delícia! [00:11:49]
Dr. Dayan: E outra coisa, pega uma rodela de abacaxi, coloca no forninho com canela e come depois. Aquecida, a canela derrete e fica maravilhoso, e é termogênico, não vai te engordar.
Renata (Ressoar): Olha! Gostei, hein? E olha só, a canela em pó, você já sabe que pode substituir facilmente o açúcar. Agora, aqui tem um mate. Mas não tem um famoso chá-mate?
Benefícios do chá mate
Dr. Dayan: Isso, o chá mate! Eu estou viciado em chá mate agora. Eu diria que o principal do chá mate é a capacidade de detox e calmante. Ele é ao mesmo tempo calmante e excitante. Como pode isso? Ele te deixa para cima, mas te deixa calmo. E o ritual de usar o chimarrão, de preparar, de respirar, já te deixa calmo. É uma terapia. Muita gente fuma para se acalmar. O que acalma o cigarro não é anicotina, é o fato de respirar profundamente. Então, fazer o chimarrão ajuda. É detox, isso aqui limpa seu fígado, melhora seu corpo. E tudo o que é chá, tudo que é erva, tudo que é verde, vai melhorar a tua saúde que vai deixar o teu corpo alcalino. Corpo alcalino é corpo livre de câncer.
Renata (Ressoar): Agora, tem aqui o chá verde que também está bem na moda por ser um detox. [00:13:03]
Benefícios do chá verde
Dr. Dayan: É, o chá verde, ele é o queridinho das academias. Isso aqui é um excelente pré-treino. Você quer treinar, você gosta de ir para a academia? Então, você pode fazer uma coisa, uma coisa power de manhã para ir para a academia, que é misturar o chá verde com canela. Mistura os dois, faz um chá. Isso aqui tem cafeína, como o café, só que não tem a quantidade de substâncias tóxicas que tem o café. E o chá verde vai dar mais energia, vai queimar mais caloria e é um auxiliar na prevenção do câncer de mama e do câncer de intestino. Então, isso é incrível! Pessoa que tem histórico familiar de câncer de mama, precisa usar chá verde. Agora, é bom saber se essa pessoa é ansiosa e nem tem hipertensão, porque pode subir um pouquinho a pressão, pode aumentar os níveis de ansiedade.
Renata (Ressoar): Doutor, eu te agradeço demais! Porque assim, é um profissional da medicina, mas que se empenhou, e principalmente a tratar do povo, de pessoas que muitas vezes não tem o dinheiro para comprar um medicamento, e com um simples chá pode sim, resolver problemas. E deixa dizer a novidade para vocês, que em breve ele vai estar com uma série aqui no Ressoar, falando sobre qualidade de vida, falando sobre saúde. Tá pensando que ele vai embora assim? (acha graça) Vai, não! A gente tem que absorver todos os conhecimentos! (acha graça) Muito obrigada! [00:14:16]
Dr. Dayan: Eu que agradeço, Renata, muito obrigado a você, ao pessoal de casa. E sempre lembrar que a gente pode usar uma medicina mais simples e mais natural, associando com a medicina que se usa no dia a dia. Não vai largar a quimioterapia para usar chá. Não, use as duas coisas. Associe, essa é a medicina ideal, é juntar os remédios de farmácia normalmente com os chazinhos, e fazer uma coisa mais equilibrada.
Renata (Ressoar): Com certeza! Muito obrigada, e a gente fica em breve com todas essas dicas que vão fazer a maior diferença no seu dia a dia e na sua qualidade de vida também.
(fim da transcrição) [00:14:50]
Uma palavra do transcritor Carlos
Fiz uma transcrição de áudio editada acadêmica. Ela serve para anotar melhor as entrevistas.
Você pode ver mais transcrições em diferentes estilos clicando em www.transcricoes.com.br/blog-2/ ou ver os 4 tipos de transcrição de áudio no vídeo da nossa página principal www.transcricoes.com.br.
Ou conheça os 4 tipos de transcrição de áudio.
Solicite informações para seu orçamento de transcrição de áudio escrevendo para contato@transcricoes.com.br ou Whatszapp (11) 99734-4090 (horário comercial). ☺