Exemplo de email como organizar e lucrar
Exemplo de email traz, para transcritores e outros, algumas dicas para nos ajudar a organizar nossa caixa de entrada e facilitar a comunicação.
Assunto do e-mail é manchete de jornal
Talvez o mais importante de lembrar aos membros da Rede é que os e-mails devem ter um SUBJECT ou ASSUNTO bem definido. E o ASSUNTO é como se fosse a manchete da primeira página de um jornal como Estadão ou Folha. É tão importante como o título de um livro ou o nome de um filme.
Muitas vezes recebemos respostas ou questionamentos sem se ter um subject definido. O que é isso? Que a pessoa pega um e-mail nosso qualquer que recebeu e faz uma pergunta.
Aí fica uma pergunta dentro de um subject por exemplo de “teste pago áudio 1” pedindo informações ou respondendo sobre um assunto que foi perguntado no contato de ingresso ou qualquer outro assunto nada-a-ver.
Hein? Não entendeu? Então. Fica confuso mesmo.
E fica mesmo confuso porque não há lógica.
Por exemplo, se o cliente pergunta alguma coisa específica sobre algo, normalmente respondo naquele e-mail. Suponha o seguinte email.
Exemplo de email não recomendado
De: cliente@exemplo.com.br
Para: contato@transcricoes.com.br
Assunto: nota fiscal
Olá,
Por favor você pode emitir a nota fiscal? Segue comprovante de pagamento anexo.
att
Cliente
Posso já responder. Você concorda que poderia já emitir e enviar como resposta ao primeiro e-mail? Só que não fazemos assim.
Costumamos NÃO fazer da seguinte forma.
De: contato@transcricoes.com.br
Para: cliente@exemplo.com.br
Assunto: Re: nota fiscal
Oi Fulano,
Segue no anexo Nota Fiscal. Muito obrigado pelo pagamento.
abs,
Contato Transcricoes
ANEXO: NOTA FISCAL NÚMERO TAL.
Exemplo de email recomendado
Temos uma lógica em nossas respostas. A forma que acreditamos que seja adequada é a que facilita ao cliente obter a informação desejada no assunto, da seguinte maneira.
De: contato@transcricoes.com.br
Para: cliente@exemplo.com.br
Assunto: NF no. 12345 NOME DO CLIENTE – R$ …,00 (*)
Oi (nome do cliente),
Segue no anexo Nota Fiscal. Muito obrigado pelo pagamento.
abs,
Contato Transcricoes
ANEXO: (*) NF no. 12345 NOME DO CLIENTE – R$ …,00
Note que o nome do assunto é igualzinho ao nome do anexo.
Ou seja, a forma correta é resumir no campo ASSUNTO todo o conteúdo do e-mail.
É assim também que costumamos enviar nossos orçamentos.
Outro exemplo de assunto em e-mail organizado
ASSUNTO: “ORÇAMENTO 123 – 23 minutos – R$ 46,00 (entrega em 2 dias úteis)”.
Você concorda que ao olhar aquela lista enorme de e-mails na caixa de entrada, fica mais fácil de procurar o assunto se bem destacado?
Conclusão sobre redação de e-mail
Fazemos de tudo para padronizar as informações. Acho que isso acaba por facilitar a vida do cliente. E consequentemente a minha.
Ah, sim. Muito importante.
Estrutura básica de um e-mail profissional que vi adotado em grandes empresas:
(1) Assunto que resume o principal assunto do e-mail
(2) Saudação ao destinatário,
(3) Corpo do e-mail
(4) Despedida
(5) Sua “assinatura”
E pronto. Um e-mail profissional que ajuda o outro a se localizar. Não fica aquela coisa desorganizada. Captou?
http://www.portuguesfacil.net/como-escrever-um-bom-e-mail-em-6-passos/
2 comentários
Nicolly de Morais · 2016-07-07 às 01:37
Boas dicas para o pessoal. Eu já falei para o Marcelo fazer isto, mas ele sempre me manda o mesmo assunto para diversos e-mails quando é uma entrega de job, e o assunto é: “Trabaio” hahaha. Vou falar para ele ler este artigo.
Transcricoes · 2016-07-07 às 01:58
Acho que eu sou o transcritor mais desorganizado de todos. Por isso, pela falta de memória, pela bagunaç geral em que normalmente se encontra meu cafofo, padronizar me permite sobreviver. Meu, cadê a caneta?
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