TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Googleficação na transcrição de áudio
2016-09-25

Googleficação na transcrição de áudio

Posted in: Google, Transcrever por ditado Comments are off for this post.

2016-09-25
Googleficação na transcrição de áudio

O que chamo de googleficação na transcrição de áudio? “Lá vem aquele transcritor maluco com suas manias”. Não, caros amigos, não tem nada de mania aqui, não. Estamos tratando a atividade de transcrição com profundidade prática e a postagem nasceu disso do desenho de uma perspectiva futura que vai se desenhando com o rumo das coisas.

Tecnologia de ditado por voz

Por hoje considero o Google como o melhor recurso de ditado em língua portuguesa do mundo para quem deseja trabalhar com transcrição por ditado. Por que dou tanta importância a isso? Porque a ferramenta é gratuita e vejo cada vez mais pessoas usando ditado para mensagens ou e-mails curtos e até mesmo eu repondo e-mails por voz pois tenho dificuldade em manejar teclado, ao contrário dos jovens que usam o polegar para digitar com velocidade incrível.

O futuro da TRANSCRICOES.com.br

Acredito que a transcrição de áudio será feita em futuro não muito distante por pessoas, como acontece nos Estados Unidos (ver postagem sobre microfones que permitem transcrição simultânea utilizados em tribunais norte-americanos). Quando chegar o recurso da pontuação em português ao Google, ela se tornará imbatível.

Para os teóricos da conspiração de plantão

Isso quer dizer que o Google vai poder processar a informação mesmo que seja por voz? Sim, haverá um imenso banco de dados à disposição para analisar fala e enriquecer linguisticamente um algoritmo de modo a reconhecer se uma palavra, por exemplo cotia, se refere ao município de Cotia ou se refere ao bicho cotia. Prato cheio para os teóricos da conspiração de plantão como Fox Mulder em X-Files.

Googleficação e a técnica do papagaio

A técnica do papagaio é uma tradução livre do termo Parrot, ou seja, muitas transcrições podem ser transcritas se repetindo as palavras com posterior pontuação. Já discutimos sobre isso em outra postagem sobre ditado por voz. Resumindo, parrot (papagaio) é falar de acordo com o que está sendo dito acrescentando pontuação como se fosse a prô do ensino fundamental ditando para os alunos, falando “vírgula”, “ponto final”, “ponto de exclamação” e demais pontos de sinalização gramatical.

Mais ainda, a técnica parrot já me salvou inúmeras vezes quando palavras em língua estrangeira como Tchaikowsky ou Verkoshansky ou Camus (pronuncia-se canih) são ditadas na procura Google ou ainda palavras estrangeiras são ditadas no tradutor Google. Isso já me livrou de alguns apuros e fez crescer minha reputação de transcritor especializado, diminuindo erros de escrita e aumentando o acerto de palavras estrangeiras mesmo de línguas que não conheço, como o francês.

Falando de grafia de números

Portanto, quando você estiver em dúvida quanto à grafia de números, vá ao seu smartfone e dite a frase inteira e veja o que o Google escreve. Pretendo adotar a googleficação para regrar as transcrições futuras, pois vejo que a transcrição por voz está cada vez mais presente. Pessoas com ótima dicção tenderão a se destacar na transcrição de áudio.

Assim, se falar “oito horas da manhã”, o Google escreverá de algumas formas diferentes. Tentarei aceitar todas as formas que o Google entender, como 8:00 ou 8:00 horas da manhã. Acho que não adianta lutar contra um robô gigante que daqui a pouco vai dominar o mercado de transcrição, como tenho visto acontecer.

Programas de transcrição em português

Parli.com – lançou o parli ditado. Estou aguardando uma versão teste para avaliar o produto. Se eles enviarem a versão para teste, postarei os resultados aqui, mas por enquanto nada aconteceu e já solicitei faz alguns dias. Por enquanto só promessas. Mas o software promete funcionar flutuando sobre o Word e outros editores de texto. No aguardo da versão para teste desde 20 de setembro de 2016, na esperança de não ser falsa promessa.

Voiceinteraction.com – também em português, já testei mas tem o inconveniente de ter que treinar o software para reconhecer a sua voz. A inclusão de novas palavras parece ser complicada, lembra muito a arquitetura do Via Voice da IBM.

Google Docs – ver como funcioa o Google Docs com pontuação por ditado e as vantagens de se usar o Google Docs em sua forma pura para depois converter em pontuação.

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top