Descobrimos que o Google Docs tem o recurso de digitação por voz. Isso se deve a uma API Speech Recognition desenvolvido pelo Google que funciona só em Chrome. Apesar de ser uma ótima ferramenta, ele apresenta alguns erros.
Falta pontuação e letras maiúsculas indevidas
O Digitação por Voz não possui pontuação disponível em português. Esse recurso está somente disponível apenas em inglês. Algumas palavras também acabam sendo colocadas em maiúsculo, como dias da semana e o nome de meses (regras da gramática inglesa) ou nome de obras famosas (quadros, filmes, livros etc.). E por essas e outras ocorrências, pode se levar muito tempo para corrigir e revisar um texto.
Entretanto, para pessoas com tendinite, essa é uma boa notícia. Pessoas com limitação de movimentos na mão podem se beneficiar imensamente, assim como jornalistas e pessoas que falem bem e tenham boa dicção. Com paciência podem ganhar produtividade.
O maior atrativo do Google Docs é a Transcrição por Ditado
Sem dúvida é a vantagem de reconhecimento da voz pelo celular. Estando em uma fila de algum serviço público, por exemplo, é possível ir falando em voz baixa um texto enquanto espera.
Para isso é necessário um bom microfone e só.
Correção automática
Fale devagar no Google Docs (você acha o recurso de digitação por voz em ferramentas). Lenta e pausadamente como se estivesse ditando para uma criança. E fale “vírgula”, “ponto final”, “ponto de exclamação”, “ponto de interrogação”, “travessão”, “abrir aspas” e “fechar aspas”, “abrir meia aspas” e “fechar meia aspas”.
Copie e cole na parte superior o texto produzido e pressione o botão azul “Processar”.
Então, cadastre-se. Os textos processados serão entregues no e-mail que você cadastrou.
Versão “Professional”
A versão PRO disponibilizará comandos para você aprimorar seus comandos de pontuação. É personalizado e permitirá criar um banco de dados pessoal para programar suas substituições, assim como localizar e corrigir pontualmente os erros, formando um dicionário próprio. Essa versão está em construção.
Esta versão também contará com um cadastro de erros cometidos pelo Google, o que fará com que os erros, à medida que forem detectados, possam ser corrigidos durante o processamento. Espera-se que essa fase esteja operacional em poucos meses.