Google Docs transcreve áudio

Quando digo que o Google Docs transcreve áudio, muita gente imagina que a coisa acontece quase como magia e o Google Docs transcreve automaticamente um áudio, basta enviar o arquivo MP3 e o texto sai automaticamente. É importante o leitor saber que não é nada disso. Vou mostrar como o Google Docs transcreve áudio e como isso me ajuda em minha atividade como transcritor profissional, facilitando a minha vida quando estou cansado de tanto digitar e meus dedos começam a doer. Mas certamente na hora que o Google Docs transcreve, ocorrem erros a mais do que quando eu digito, então vou ter mais trabalho na hora de revisar. No final, ocorre um empate no tempo de transcrever por ditado e transcrever por digitação. A ideia do artigo não é discutir isso, mas sim, apresentar o Google Docs como uma ferramenta auxiliar para o trabalho de um transcritor profissional.

Ferramentas Digitação por Voz

Lembre-se desses doas recursos, as palavras “Ferramenta” e “Digitação por Voz”. É com elas que eu trabalho na hora de fazer transcrição de áudio com o Google Docs. Você deve ir em Ferramentas e ativar o recurso Digitação por Voz. Você vai digitar através da sua voz, você vai usar o que eu falo de técnica do papagaio, onde eu falo a frase a ser transcrita, declarando a pontuação. Assim, a digitação por voz ocorre sem que eu precise usar os dedos. Os dedos são usados apenas quando o Google Docs erra ao reconhecer a palavra, seja por má dicção minha, seja pela contextualização que ele tem em sua programação. Assim, muitas vezes pode acontecer de ele escrever algo que você não tenha ditado. Então, falar calmamente e devagar, declarando palavra por palavra, isso é muito importante.

Não se ganha velocidade na transcrição de áudio quando se transcreve usando a Digitação por Voz do Google Docs. O que se ganha nisso é a preservação dos dedos cansados, essa é a principal vantagem quando uso essa ferramenta para transcrever um áudio, é nesse ponto que gostaria de insistir, ok?

Como fazer a Digitação por Voz no Google Docs?

Para ativar a Digitação por Voz, vá em ferramentas e procure esse recurso. Ative-o e surgirá a figura de um microfone no lado esquerdo da tela. Ele pode precisar ser configurado para a língua que você irá usar, no caso português do Brasil. Pode ser que ele não tenha permissão de acesso ao seu microfone, então por política de privacidade, o Google Docs pedirá sua permissão para acessar o seu microfone. Permita que funcione. Depois basta clicar no microfone e sair ditando, ele ficará vermelho quando estiver ativo, totalmente vermelho. Já se ele permanecer branco e não sair nada, pode ser que a sua internet esteja fora do ar.verifique a conexão e então tente a operação novamente.

Uma dica para aumentar a rapidez: CTRL+SHIFT+S são as teclas de atalho para ativar e desativar o microfone, quando ele estiver já configurado e funcionando corretamente. Ao invés de largar o teclado e manusear o mouse, isso permite ganhar alguns segundos, e ao longo do tempo você perceberá que esse é um excelente atalho, creia no que digo, é fruto da experiência acumulada de 6 anos de experimentação.

Fale palavra por palavra para o Google Docs transcrever melhor

Acho que a dica melhor que posso dar é essa: dite palavra por palavra e espere a palavra aparecer para ditar a próxima. Isso baixa a velocidade da transcrição, mas aumenta os acertos e você perderá menos tempo na hora de revisar o seu trabalho. E não bastará apenas 1 revisão, serão necessárias pelo menos 2 revisões, pois o índice de erros acaba sendo maior do que o da digitação. Com isso, você não necessariamente ganha tempo na hora de usar o Google Docs para transcrever seu áudio, mas apenas poupa seus dedos cansados. Isso é muito importante você saber. Agora, se você digita devagar, o Google Docs pode ajudar a acelerar o seu trabalho, ditar palavra por palavra e esperar aparecer ela inteira antes de passar para a próxima palavra equivale a alguém que digita e produz 18 ou 20 minutos por hora de transcrição. O que é uma excelente velocidade. Fale cada palavra separadamente e não a frase inteira. Isso evitará uma série de aborrecimentos.

Conclusão

O Google Docs transcreve áudio até bem, desde que você tenha paciência de usar a ferramenta digitação por voz de forma adequada e faça as revisões. A grande vantagem é que em aulas de medicina, por exemplo, ele se mostrou grande aliado quando ditamos palavras mais complicadas, parece ter um vocabulário médico bem robusto. Palavras médicas são um tanto compridas e eventualmente recebemos essas encomendas: aulas de medicina a serem transcritas. Nesses casos, cadastrar atalhos para transcrever por digitação acaba levando um grande tempo, então o mais fácil é transcrever usando Google Docs. Enfim, quando preciso de um martelo, uso o martelo; quando preciso de chave de fenda, uso chave de fenda apropriada. Com o uso de cada coisa em sua finalidade específica, o transcritor poderá ter um melhor rendimento em seu trabalho, e isso é fundamental: conhecer profundamente as suas ferramentas. Então, toda vez que vejo a palavra Ferramentas, fico curioso para ver o que o software oferece. Ali provavelmente estarão grandes recursos que pouca gente tem curiosidade em explorar, mas que em diversos casos, o esforço de conhecer cada funcionalidade ali agrupado tem valido a pena. Ferramentas Google Docs, um recurso que merece sua atenção quando você não estiver com projeto para transcrever. Use seu tempo livre de forma inteligente e seu corpo não padecerá, é o velho ditado: “O que a cabeça não pensa, o corpo padece”.

Somos o maior blog do Brasil em transcrição de áudio

– – – – – –

Facebook https://www.facebook.com/redetranscricoes/

– – – – –

#transcrição¨ #degravação #sucesso