Transcrição de áudio
99,6%+ de acurácia

Transcrição de áudio e degravação de audiências para ata notarial, ata literal de reuniões críticas, audiências e gravações de WhatsApp. Mais de 10 anos de experiência na área. Temos também transcrição automática por robô (opção mais barata).

WhatsApp (11) 93095-9547
contato@transcricoes.com.br

Transcrição de pesquisa de mercado

Publicado por Transcricoes em

transcrição de áudio

Transcrição de pesquisa de mercado é uma área que raramente conhece crises, acredito. Quado o mercado vai bem, abundam verbas para realização de pesquisa. Quando o mercado enfrenta um soluço, a pesquisa de mercado é usada para buscar soluções. Existem desafios importantes a serem vencidos em uma transcrição de áudio para grupos focais.

Transcrever entrevista qualitativa

O caso mais engraçado de pesquisa de mercado aconteceu conosco. Foi um orçamento apenas, mas o pesquisador queria que transcrevêssemos uma pesquisa quantitativa. Tratava-se de uma pesquisa estruturada, do tipo preencher X nas alternativas e sem perguntas abertas. Foi engraçado pois fiquei com vontade de falar para quem orçava que não se transcreve pesquisa quantitativa.

Fiquei quieto e a pessoa não tornou a procurar. Até acharia bom, pois eram opções a serem escolhidas (questões fechadas) e que seriam facilmente tabuladas por um tabulador.

O papel do tabulador e a transcrição de áudio

O tabulador de dados o profissional que entende do que se trata a pesquisa e vai “catando” ou “garimpando” informações apresentados em perguntas abertas. Uma pesquisa qualitativa transcrita de maneira boa é fundamental para a extração de dados e informações.

O que pode ser importante registrar em uma transcrição de pesquisa qualitativa?

Quando um transcritor independente recebe um áudio, ele deve imediatamente saber identificar se é uma pesquisa de mercado (normalmente isso é facinho de identificar).

Identificado que é uma pesquisa de mercado, na fase da transcrição é recomendável prestar atenção no assunto que está sendo tratado. O pesquisador de mercado necessita da transcrição dos trechos relevantes ao assunto pesquisado.

Normalmente não se identificam os falantes caso a empresa de pesquisa não solicita. Eles sabem das dificuldades, mas pode ser solicitado que se segregue pelo menos o gênero (principalmente indústria automobilística) quando oi valor do produto é elevado (automóveis de forma geral).

São frequentes as sobreposições de falas

As sobreposições de vozes (vozes sobrepostas) são muito comuns nas entrevistas de pesquisa de marketing em grupos focais. É a parte que mais é penosa na fase da transcrição de áudio. É necessário voltar diversas vezes para pegar átomos de fala que possam significar algo para o pesquisador, ou pelo menos mostrar que estamos atentos às falas.

Muitos pesquisadores não se importam se cortamos trechos, pois confiam no transcritor. Entretanto, cada cabeça é uma sentença, então acreditamos que mesmo trechos não tão relevantes devem também ser apresentados.

Um caso interessante de transcrição de pesquisa quali

Certa vez, um colega transcritor recebeu de uma empresa especializada a incumbência de trasncrever uma hora de entrevistas. A segunda parte também de aproximadamente uma hora ficou comigo. Para o assombro do contratante, a minha produção superou 12 mil palavras enquanto do outro profissional resultou em pouco mais da metade. Chegou-se à situação que meu colega pediu a minha versão para ajustar, pois ficou espantado com a densidade de palavras.

Bem, foi mais ou menos assim. Já trabalhei com pesquisa de marketing e a minha formação foi em marketing e marketing industrial. Naquela época entendi que cada “sim” ou “não” de duas ou mais pessoas representavam milhares de sins e nãos em uma pesquisa quantitativa. E esse era o valor da pesquisa qualitativa, então cada átomo de dados deveria ser registrado. Como tabulador, contava os “sim” e “não”, “talvez” e outras formas de resumir a informação ou a opinião daquele grupo expressado naquela sessão.

Sinalizando as respostas em transcrição de áudio

Quando alguém fala “sim”, ou “é”, procuramos deixar registrado, aqui um exemplo  de quando interessa identificar o gênero do respondente:

Moderador: O que você acha do que a Márcia falou? Vocês concordam?

Falante feminino: Sim.

Falante masculino: Sim.

Falante masculino: É. ((duas pessoas))

Falante feminino: Não. ((três pessoas))

Assim, tento contribuir para que essas informações ajudem o analista de marketing a interpretar corretamente a opinião média de um grupo de entrevistados. Afinal de contas, esse é o papel do transcritor que deve servir como analista, apoiando o profissional que está na outra ponta.

Aspecto de cronograma e a transcrição de pesquisa de mercado

Normalmente os cronogramas de transcrição pesquisas de marketing são bastante apertados. Ocorrem duas a três sessões diárias de entrevistas que frequentemente chegam a duas horas ou duas horas e meia. Então são de 4-6 horas a serem transcritas por dia. Isso para um transcritor sozinho é trabalho de 4 a 5 dias, produzindo bem. As pesquisas normalmente levam 2-3 dias, então são entre 8-18 horas a serem transcritas em 4 dias, normalmente.

Isso significa produzir entre 2-3 horas por dia, o que com um grupo pequeno de 3-4 profissionais é possível suprir.

Problemas técnicos na transcrição de pesquisa de mercado

O maior obstáculo é a presença elevada de sobreposição de fala, se o moderador não tiver controle sobre o grupo. A depender da faixa etária, ou o domínio do entrevistado sobre o assunto, ou ainda a presença de dois respondentes-alfa obtendo a atenção, os aspectos regionais, etc., há maior ou menor dificuldade em projetos.

Entrevistas de grupos de adolescentes são mais ruidosas e animadas, eles riem muito e isso dificulta a audição das frases dos colegas. Também além de joviais, gostam de se interromper. Outra característica é que interagem mais entre si.

Já um grupo de mães encantadas com os filhos, por exemplo, produzem também um número de palavras elevado. Ou então quando um grupo vai falar de seu automóvel, há o desejo de expressar-se. Acho que os entrevistadores que recrutam o pessoal para ser entrevistado se especializam em identificar pessoas mais falantes. Minha opinião é essa.

Normalmente os transcritores não gostam muito de transcrever os grupos focais de pesquisa de marketing. Principalmente, isso acontece pelo número elevado de palavras digitadas (frequentemente 12 mil palavras ou 60 mil toques por hora de áudio) ou ainda ter que voltar inúmeras vezes o mesmo trecho, são fatores que desencorajam o profissional.

Tem empresas que trabalham com uma só empresa de transcrição e distribuem seus excedentes às pressas.

O que não registrar na transcrição?

Aproveitem as dicas: tem trechos que não é necessário transcrever quando se trata de uma transcrição de pesquisa de mercado. A primeira situação é quando a pesquisa é apresentada. São oferecidos as boas vindas, as bebidas, os salgadinhos, a metodologia que será utilizada e a função dos microfones e das câmeras de vídeo que filmam o evento.

Outra situação que pode (e deve) ser cortada é quando o moderador sai da sala, ou ainda os intervalos em que ocorrem a execução de uma tarefa inerente à pesquisa mas que há muita interação dos participantes típicos da atividade, onde há certa desestruturação, portanto retomem a transcrição no momento em que o moderador recolhe o material e começa a conduzir.

A última situação é quando o moderador é chamado para fora da sala pela equipe de apoio que passa novas instruções, é um momento em que não é necessário transcrever.

Sugerimos as seguintes sinalizações: Primeiro caso (…) ((apresentação)), segundo caso (…) ((execução de tarefa)), terceiro caso (…) ((moderador fora da sala)).

Melhor estratégia para empresas de pesquisa de marketing

Quando se trata de transcrição de pesquisa de mercado, recomendaria para as empresas de marketing que formem um pool de empresas de transcrição, estabeleçam seus estilos e entreguem a duas ou três empresas cada projeto. Com o decorrer do tempo, elas perceberiam que certo grupo de transcritores faz um trabalho mais bem acabado do que outros, ou ainda entregam num prazo.

O fator crítico de sucesso de uma empresa de transcrição voltada à pesquisa de marketing é se consegue cumprir o cronograma e formar seus profissionais a intuírem a melhor forma de trnascrever para ajudar o pesquisador de marketing e o analista de marketing a realizarem seu trabalho, extraindo o maior número de átomos de informação de cada áudio.

O trabalho é árduo, e nem sempre bem remunerado. Entretanto, executando com qualidade e no prazo correto, você poderá se dar bem nesse mercado tão concorrido e até certo ponto estrangulado por pressões de preço da concorrência. É o preço a se pagar pelo livre mercado e pela baixa dificuldade tecnológica em se atuar no ramo.

O difícil é manter qualidade em tempos tão difíceis, aliando preço bom e pontualidade. Acho que o principal papel da pesquisa de marketing é programar um cronograma que permita à empresa de transcrição de áudio produzir de forma adequada e organizada a transcrição de entrevistas. Tudo leva tempo para ficar bom, há o tempo de semear e há o tempo de colher.

Considere também trabalhar conosco ou com nossos parceiros. Seguem links interessantes.

Saiba mais

SEBRAE – http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/pesquisa-de-mercado-o-que-e-e-para-que-serve,97589f857d545410VgnVCM1000003b74010aRCRD

COMO GRAVAR BEM – https://transcricoes.com.br/cuidado-com-suas-gravacoes-para-transcricao-de-audio/

PARCEIRO ESPECIALIZADO – http://dettofattocom.wixsite.com/home

TRANSCRITORES INDEPENDENTES – http://transcritores.com.br/


Transcricoes

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.