A velocidade de transcrição de áudio x qualidade
Para fazer este comparativo de velocidade de transcrição de áudio x qualidade trabalhei com um áudio que era de 61:33 (61 minutos e 33 segundos).
A metodologia foi a seguinte: dividi o trabalho em turnos de 40 minutos, que é o tempo em que consigo digitar mais rapidamente sem cansar minhas mãos. Os primeiros 40 minutos de trabalho foram digitados, os 2 turnos de 40 minutos foram feitas digitação por voz no Google Dccs e o que restou foi novamente digitado pois as mãos estavam descansadas.
A cada 40 de trabalho descansei 20 minutos, para evitar fadiga, mas as medições foram feitas sobre os minutos efetivamente trabalhados, pois cada transcritor tem uma característica pessoal e resistência próprias à pessoa, ao seu físico.
Para ler a matéria completa sobre como usar a ferramenta de digitação por voz do Google Docs, clique aqui.
1º trecho: digitado
No primeiro trecho os 40 minutos do turno digitado resultaram em 13:30 de transcrição de áudio realizada, totalizando 1.954 palavras digitadas. O revisor encontrou 27 erros (1,38%), o que é uma excelente qualidade.
2º trecho: feito por ditado
No segundo trecho que foi feito por ditado consegui transcrever mais de 17 minutos. O total de palavras digitadas foi 2.260 e o revisor localizou 126 erros (5,57%). É uma transcrição de áudio com boa qualidade, mas requereria 2ª revisão neste trecho.
3º trecho: feito por ditado
Após descansar 20 minutos, retomei o trabalho. Desta vez consegui transcrever 16 minutos e 40 segundos. Ditei 2.254 palavras cometendo 66 erros (2,93%). Uma excelente performance em termos de qualidade. Desta vez ditei um pouco mais devagar.
4º trecho: feito por digitação
O último trecho foi produzido em 35 minutos e foram produzidas 1.421 palavras com 26 erros (1,82%). Um índice novamente impressionante em relação à qualidade.
Considerações importantes
O JOB tem o certificado de qualidade 181802. Para saber mais sobre certificação de qualidade da Rede www.TRANSCRICOES.com.br temos um vídeo explicativo intitulado Transcrição de Áudio da Vovó Parte 1. E para assistir ao vídeo clique aqui.
O número total de palavras produzidas para 58:10 de áudio transcrito foram 7.889 com um total de 245 erros (3,10%), um feito impressionante favorecido por um áudio claro e com bastante pausas e fala lenta. Prova disso é que foram produzidas 135 palavras por minuto de áudio, quando o normal seria 150 a 180.
E a velocidade de transcrição de áudio normalmente dependerá da quantidade de palavras faladas por minuto, portanto quando pergunto a algum transcritor quanto ele transcreve por hora de trabalho, as pessoas dizem “vinte minutos por hora” ou “trinta minutos por hora”, mas quando o áudio é bom para transcrever.
As qualidades do áudio como clareza de fala, velocidade de fala, estrutura de fala, ausência de ruído, ausência de termos complexos, familiaridade do transcritor, tudo isso influencia na velocidade de transcrição de áudio.
Portanto, não foi de se admirar a produtividade e o número de acertos alcançados neste trabalho. É mais ou menos raro acontecer isso, é necessário que o transcritor fique atento a esse alerta.
Velocidade de transcrição de áudio: Número de palavras digitadas
Se a velocidade da transcrição de áudio depende do número de palavras que conseguimos digitar, temos a seguinte produtividade nos quatro trechos.
1º trecho: digitação – 48,8 palavras por minuto
2º trecho: ditado – 56,5 palavras por minuto
3º trecho: ditado – 56,3 palavras por minuto
4º trecho: digitado – 47,3 palavras por minuto
A média de produção foi 53,6 palavras digitadas por minuto.
Alerta importante na digitação
Na fase de digitação utilizei a técnica de digitação por atalhos. Comprei também um pedal para transcritor que funciona no USB e é recomendado pelo produtor do software para transcrição de áudio Express Scribe, um pedal da Olympus, conforme recomendação do fabricante. Assim sendo, a marca de quase 50 palavras transcritas por minuto foi possível graças ao uso de técnica de transcrição de áudio por atalho com o uso do pedal, que custou cerca de R$ 600 com todos os impostos e entregue em casa, foi o presente de natal que eu me permiti dar.
Com equipamentos e técnicas adequadas, é possível afirmar que para determinadas entrevistas de respostas longas sem muita interação entre pesquisador e entrevistado é possível ter uma transcrição de áudio de alta qualidade, configurando-se o Express Scribe conforme já demonstrado em vídeos no nosso canal no YouTube.
Seguem os links para:
Como configurar os atalhos do Word (ver vídeo)
Como configurar as Hot Keys do Express Scribe (ver vídeo)
Com truques adequados e muito treino, sua capacidade de transcrever se cansando menos pode vir a fazer muita diferença em sua vida pessoal e profissional como transcritor e alta produtividade e alta performance.
A velocidade de transcrição de áudio parece ser inversamente proporcional à qualidade. Meios mais rápidos de transcrever, no cômputo geral, não trazem grandes vantagens em relação a uma digitação veloz.
A qualidade da transcrição vai depender então mais pa escuta paciente e atenta.
Robôs podem ter toda a paciência do mundo para digitar rapidamente, mas falta-lhes o entendimento do conexto. Embora a digitação por ditado seja algo próximo do que um robô entenderia, traz obstáculos em relação à qualidade entregue.
Será mais fácil revisar um trabalho realizado por robô, ou transcrever? Só o tempo dirá, a tendência é que os robôs transcrevam cada vez melhor.