Transcrição de áudio
99,6%+ de acurácia

Transcrição de áudio e degravação de audiências para ata notarial, ata literal de reuniões críticas, audiências e gravações de WhatsApp. Mais de 10 anos de experiência na área. Temos também transcrição automática por robô (opção mais barata).

WhatsApp (11) 93095-9547
contato@transcricoes.com.br

O Ponto de Vista das Formigas Transcrição de Áudio

Publicado por Transcricoes em

transcrição de áudio

O Ponto de Vista das Formigas é um documento interessante que trata da Natureza e suas maravilhas. Com uma produção caprichada e primorosa traz o mundo dos insetos para nossa reflexão. O conceito de superorganismo é interessante e esperamos que a transcrição de áudio do documentário possa ser útil tanto aos estudantes do Ensino Médio quanto a pessoas interessadas em ciência em geral.

Oferecemos esta transcrição realizada em  Google Docs através de ditado, onde ela pode conter erros durante o processo de digitação por voz. A metodologia adotada foi um misto entre ditado e digitação, onde nomes em inglês foram digitados enquanto a pontuação foi toda realizada por meio de ditado e depois substituída pela sinalização.

Esperamos que você goste do resultado. A seguir:

O Ponto de Vista das Formigas Transcrição de Áudio

P1: Um milhão de insetos a, uma única criatura. Quando formigas se unem, o indivíduo desaparece. E o grupo se transforma em um único ser: os cientistas chamam a isso super organismo.

P1: Ele respira como um organismo, reproduz como um organismo. Ele se comporta, digamos, como o corpo humano. Isso transformou algumas Formigas em super potências globais. Hoje, uma nova tecnologia está explorando como milhões de minusculas mentes estão tão bem sincronizadas. E câmeras de última geração observam mais fundo do que nunca dentro de sua sociedade secreta. E sob os meus pés existe uma colônia de milhões de operárias colaborando, trabalhando juntas revelando como as formigas transformam uma multidão numa única fera gigante: o Ponto d Vista das Formigas.

P1: [00:01:18] Na floresta tropical da América Central uma hora dessa criadora de Formiga soldado está se movendo. Quando elas aparecem, tudo sai do caminho delas ou pode ser devorado. Elas são uma força ferozes poderosa que se move e caça, como um único Predador voraz. Quando o comportamento social é levado ao extremo, torna-se algo maior, um superorganismo. É um conceito que muitos cientistas usam quando um grupo de indivíduos estão super conectado que se comporta como se fosse um único ser autônomo. O conceito de organismo funciona assim: em vez de pensar na colônia como uma série de organismos separados, ensinando como um único grande organismo, onde as formigas operárias individuais são como as células do nosso corpo, e em alguns casos são especializadas da mesma forma que os nossos tecidos e órgãos são para tarefas específicas por final

P1: [00:02:38] O trabalho conjunto tornou as formigas uma das grandes histórias de sucesso na natureza. Mas a, como é que elas alcançaram esta organização Suprema? Como tantas semente se fundiram em uma só? Marte [00:03:04] O mais incrível no comportamento de uma formiga é que isso nem acontece. Cada uma dessas formigas tem o potencial de ser um indivíduo, de fazer o que bem entender. Mas elas não fazem, elas existem em viver nesta sociedade descobrir por que as formigas fazem isso em vez de viverem sozinhas é uma questão-chave na ciência sobre esse inseto.

P1: [00:03:28] Hoje os cientistas têm uma nova ferramenta à à disposição. Com uma macro câmera controlada remotamente, conhecida como franklincam, que encontra as formigas no nível delas. Quando as formigas são super ampliadas, elas revelam um comportamento que antes era quase impossível de se ver. No Instituto Smithsonian em Washington, no distrito de Columbia o doutor Tedade Shoulds o curador de uma das maiores coleções de formigas.

P1: [00:04:12] A provavelmente 12000 espécies descritas. Não sabemos nada sobre a Biologia da vasta maioria dessas espécies. Os biólogos não concordam com as formigas e se algumas delas são qualificadas como um superorganismo, mas eles concordam que todas elas têm uma qualidade essencial, são sociáveis. As formigas adquiriram um ímpeto comunal há cerca de 130 milhões de anos, evoluindo de um inseto não social conhecido.

P1: [00:04:41] Formigas são Vespas que ferrou. Algumas Vespas americanas, dispões e outras vez passo. O especial misto é que as formigas evoluíram das outras Vespas tornando-se sociáveis. O que temos aqui é uma vespa não sociável e temos uma formiga sociável. É a formiga bala.

P1: [00:05:06] Formiga bala ainda se parece muito com a sua parente, a vespa Ponto final como quase todas as formigas de uma colônia, Esta é uma Operária. E ela possui a forma básica e equipamento de todas as formigas:

P1: Um corpo em três segmentos envolto num exo-esqueleto, com grandes e Poderosas mandíbulas a defesa e transporte pesado e glândulas de Cheiro que soltam feromônios, o segredo da comunicação das formigas. E ainda antenas revestidas com células nervosas, sintonizados no cheiro e no toque. O Kit de ferramentas perfeito para um inseto bastante comunal.

P1: [00:05:52] Mas as formigas bala não levam a vida social muito adiante porque suas colônias são pequenas e cada Operária é uma caçadora autossuficiente. Com cerca de 2.5 cm, ela consegue capturar a sua presa sozinha.

P1: [00:06:23] As formigas são bem sucedidas Graças em parte à força do indivíduo. Mas o verdadeiro super organismo precisa de uma população maior e para isso as operárias tem que ser menos individualistas. Estas formigas com pernas longas estão lidando com esse Desafio Final para estabelecer uma sociedade maior e tornar-se uma das formigas mais comuns do deserto norte-americano.

P1: [00:06:56] Doutor Alex Wild especialista na catalogação de espécies de insetos.

P1: [00:07:03] Estação formigas com pernas longas, elas são uma espécie é bem comum no Deserto de Sonora. Por terem pernas longas, ção de Velozes o que permite que elas encontrem coisas no deserto rápido e Tragam de volta antes que alguém mais tenha chance Ponto Final

P1: [00:07:31] Uma câmera endoscópica revela uma colônia complexa, é mais uma aldeia subterrânea de 3.000 operárias com estradas e câmaras. No coração da colônia reside a rainha. Ela parece com os seus súditos a, Mas ela é bem maior. Este é o primeiro sinal de um sistema de castas, onde cada formiga diferente realiza uma tarefa diferente. É o sistema mais organizado, mas isso tem um custo. As operárias abri mão de serem rainhas. Com as formigas o desafio é fazer as operárias não se reproduzirem para ajudar a colônia como um todo e ajudar a rainha a se reproduzir. Mas nem sempre as operárias obedecem às regras. Cada uma delas pode se reproduzir, se tiverem a ousadia.

P1: [00:08:48] Isto é, do ponto de vista do resto das formigas trapacear enfraquece a coexistência. Esta Operária está pronta para botar ovos. Mas a mudança no corpo cria um odor denunciador. Tamanha rebelião deve ser sub julgada. Ela é presa por suas formigas irmãs, mas não fazem mal nenhum. Uma formiga Verifica o corpo dela para determinar a fertilidade. Após três dias os seus ovários encolhe e ela é libertada. A crise foi evitada e a operária retorna ao seu trabalho de coletar alimentos.

P1: [00:09:52] Formigas com pernas longas geralmente buscam alimentos à noite. Mas ao amanhecer surge um novo problema: um vizinho melhor armado e melhor organizado está buscando o mesmo alimento. Uma disputa de recursos leva a um duelo de civilizações.

P1: [00:10:21] No chão do deserto uma semente de algaroba inicia uma batalha entre duas rivais, de um lado uma divisão de Infantaria de formigas com pernas longas e do outro lado a divisão blindada de formigas cortadeiras vermelhas. Elas estão equipadas com ferrões e o veneno mais forte do que qualquer outro inseto.

P1: [00:10:55] No final da manhã os reforços continuam a sair do Formigueiro das colhedeiras. Elas forçam as formigas com pernas longas a recuar em. O segredo da vitória das colhedeiras não é o seu armamento: elas têm a vantagem em número e em organização, e de estar em um pouco mais acima na escala do super organismo. Elas conseguiram isso fazendo um importante sacrifício: as operárias colhedeiras são estéreis.

P1: [00:11:44] Diferentemente das pernas longas, esta colônia de colhedeiras vermelhas é um superorganismo. Isso porque essas operárias individuais não se reproduzem. O futuro dos genes que carregam depende da rainha, elas não podem contribuir para a próxima geração. Esta incapacidade de se reproduzir diretamente as prende para funcionarem como células individuais de um organismo maior.

P1: [00:12:23] Em vez do interesse próprio, as operárias se dedicam unicamente na manutenção da colônia: criar as Suas Irmãs operárias e uma prole especial que nasce só uma vez por ano. Esta é a verdadeira a próxima geração, rainhas e zangões, os únicos machos que nascem.

P1: [00:13:04] A colônia se reproduz como um todo como uma árvore lançando o pólen ao vento. Elas são um presente temporário de suas ancestrais Vespas e as levam longe do Formigueiro a onde nasceram. Algumas voam para patês remotas do deserto do Arizona, mas outras começam colônias vibrantes bem no meio da cidade. Para as formigas colhedeiras, os negócios vão bem. Sem a reprodução para se preocupar em, as operárias podem dedicar mais tempo ao trabalho e essas formigas dividem as tarefas.

P1: [00:13:48] Na verdade é mais organizado do que parece. Primeiro temos as operárias de manutenção do Formigueiro recolhendo pequenos seixos tirando-os do lugar. Temos patrulheiras geralmente andando por perto e temos as forrageiras.

P1: [00:14:08] As formigas não recebem ordens da rainha, as operárias mesmo organizam a força-tarefa. Estas formigas não são capazes de reconhecer em individualmente as suas colegas formigueiras, não conhecem José, João e Maria. Mas elas são muito boas na contagem, na entrada são capazes de medir a taxa de retorno das formigas. E não só isso, elas identificam pelo cheiro qual tarefa a formiga está realizando. As forrageiras cheiram diferente das operárias de manutenção e estas eram diferentes das guardas. E se elas medem o retorno das forrageiras numa velocidade em particular e no ritmo em particular, elas vão saber que devem sair se tiver muito alimento entrando, ou se não tiver para ficar em casa.

P1: [00:15:05] Assim, cabe ao indivíduo decidir que tarefa fazer, mas um super organismo não decide uma tarefa simples, é necessário resolver questões importantes como um grupo Ponto final como onde ir, ou como administrar a produção de alimentos. Nessa questão continuar a entregar os cientistas Ponto final como um grupo de formigas concorda em alguma coisa Ponto de interrogação

P1: [00:15:37] Formigas podem parecer estar em brincando de siga o líder, mas na verdade nenhuma formiga está no comando.

P1: [00:15:48] Do ponto de vista diário são as operárias que estão no comando, tudo corre bem de baixo para cima. São as operárias que sabem o que precisa ser feito. O que não é muito claro como elas concordam no que fazer. O doutor Nigel Franks quero saber como as formigas tomam decisões e recrutou algumas parceiras minusculas de laboratório no final cada uma das formigas de Nigel tem um chip em seu ombro.

P1: Os microchips são fantásticos, são incrivelmente minúsculos e podem ser colados nas costas de uma formiga que tem 2 m m. O chip tem que cada formigas e identifique individualmente para nós.

P1: [00:16:33] Identificando indivíduos, Nigel pode dizer que coleta informações, como é que elas se comunicam e como é que chegam a um consenso. No momento elas vivem felizes no ninho de papelão e vidro. O teste, quando o ninho é destruído como é que elas se decidem para onde se mudar?

P1: [00:16:58] Este é um ninho antigo que eu destruir tirando o topo da placa do microscópio. Elas ficaram bem bravas comigo, estão sem onde morar e terão que encontrar um novo local para o ninho. Oferecemos para elas na outra ponta da arena um local de baixa qualidade aqui e um ninho de alta qualidade.

P1: [00:17:22] As formigas começam a inspecionar as duas opções. Toda vez que um indivíduo entra ou sai do possível Ninho um feixe de laser grava a sua passagem. Esta formiga Descobriu um local de boa qualidade. Ela retorna ao ninho antigo e Comunica a sua descoberta. Há um par de antenas e o corpo dela um feromônio, um sinal químico. Suas irmãs formigas recebem a mensagem “venham ver”.

P1: [00:18:06] Ela passam por um recrutamento muito especial que nós chamamos de corrida em tandem em que uma formiga guia literalmente uma única colega de ninho. Com isso podemos mostrar que a corrida tandem se qualifica como em si mesmo e essa foi a primeira demonstração de um animal, sem ser nós mesmos a ensinar. Por isso as formigas são incrivelmente especiais.

P1: [00:18:32] Quanto às formigas que não puniu de menor qualidade, s e os comunicados foram bem menos entusiasmados. Elas solicitam poucas corredoras tandem. O doutor Franks suspeita que cada formiga tem um conceito básico do que seja um bom na. Assim mais formigas são recrutados para o ninho com… ou suficiente para convencer a colônia como um todo. Em uma hora toda a colónia se mudou.

P1: [00:19:10] Enter antropológicos ela vão pensar “não sou só eu que acho esse ninho com… todas as minhas amigas também acham que é bom”. Assim, usando não só a opinião individual, mas a opinião de muitos colegas também, elas conseguem tomar decisões bem precisas.

P1: [00:19:29] Esse recrutamento 1 a 1 é bom para uma pequena colônia, mas outras formigas desenvolveram redes de comunicação mais sofisticadas para ajudarem a construir uma sociedade gigante. Formiga soldado da América Central, uma força organizada em constante movimento final o Dr Sean o’donnell estuda todas as formigas desta floresta da Costa Rica, mas as formigas soldados são uma espécie única.

P1: [00:20:15] Este é um dos exemplos Supremos do desenvolvimento dos Super organismos em uma sociedade de insetos. Elas têm algumas das maiores colônias de qualquer tipo de inseto social, e tudo o que elas fazem é ter um incrível grau de Coordenação e comunicação. Se movem com uma intensidade, quase com uma velocidade que dificilmente é comparável no Reino Animal.

P1: [00:20:41] Com formigas fluindo como água, conseguir uma visão clara é Um Desafio. A franklincam é capaz seguirE a Câmera tem uma série e variada de movimentos que flutua sobre as formigas como se estivesse voando em cima delas. Isso oferece à câmera uma habilidade de captar o comportamento da formiga com detalhes em Paralelos.

P1: [00:21:14] De perto fica claro o que formigas especializadas fazem coisas especializadas. Operárias de diferentes tamanhos e de diferentes formas em uma colônia de formigas soldados diferem o comportamento final elas realizam tarefas diferentes para a colônia.

P1: [00:21:29] Estas operárias pertencem à classe das distintas, como as células humanas pertencem a órgãos distintos. Grandes Soldados com mandíbulas ferozes mantém a guarda enquanto as forrageiras menores vasculham dentro da floresta. Estes são os membros do super organismo e eles estão se estendendo para alcançar uma refeição quente.

P1: [00:21:55] Elas ficam se interagindo quase que constantemente e fazem isso seguindo trilhas químicas deixadas por suas colegas deninho e também mantendo contato próximo desse. É pouco tempo que passa quando uma única a formiga não toca uma colega de Ninho enquanto estão vasculhando pela Floresta.

P1: [00:22:16] Uma rede quase tão intrincada quando sinapses no cérebro humano, guiando a massa para a sua busca. Grupo Dominó insetos têm maiores, das Poderosas injeção enzimas digestivas que lhe fazem tecidos. A presa simplesmente se desfaz em pedaços manejáveis para serem transportados de volta para a colônia.

P1: [00:22:54] Formiga soldado não tem nenhum ninho, apenas uma maçã móvel de Corpos. Durante duas semanas ela permaneceu aqui enquanto a rainha botava ovos, mas agora ela precisa se mover em busca de uma nova área de caça. Uma mudança que precisará de um efeito Épico de organização.

P1: [00:23:22] Pouco tempo depois do anoitecer, o organismo começa a se agitar por final a enorme colônia de Formiga soldado está se mudando. A rainha só aparece depois que a maioria Partiu para a viagem e deixou uma trilha para ela seguir. Operárias do berçário transportam a delicada carga de filhotes. Numa única noite, como se de repente uma cidade inteira fizesse as malas e viajar km. Observadoras já selecionaram local para o novo acampamento. Elas começam a unir as antenas. Na medida em que chegam, elas se juntam à corrente. Áudio o corpo fluido do super organismo classes sólido, formando uma couraça ao redor da rainha e da prole. Meio milhão de células se mudam na pele esqueleto de um único gigante adormecido.

P1: [00:25:08] A colônia de formigas o dado é um dos maiores super organismos da terra. Mas esta Floresta uma outra sociedade de formigas. Mais complexa e mais pacífica. Esta é uma colônia de formigas cortadeiras de folhas.

P1: [00:25:35] Se as formigas soldados são um único Predador, então este é um único herbívoro gigante. As milhões de formigas nascem de uma única rainha e todas servem a uma única e enorme colônia.

P1: [00:26:07] Esta surpreendente clareira da floresta tropical é o resultado do trabalho de formigas cortadeiras de folhas. Que estamos vendo aqui a superfície de um enorme meio. E Terra que foi escavada do subsolo, foi obra de milhões de operárias que estão trabalhando sob os meus pés neste momento.

P1: [00:26:31] Sobre a superficie existe uma cidade de formigas tão grande quanto um ônibus escolar. Uma vasta rede arterial onde centenas de câmaras separadas e cada uma tem um objetivo específico. Cada formiga tem uma tarefa específica a fazer. As cortadeiras de folhas reúne a força-tarefa mais especializadas de todas as formigas. As observadoras são os olhos do super organismo, elas buscam uma folhagem apetecível e deixam uma trilha de Cheiro que marca o caminho para a boca.

P1: [00:27:35] Superorganismo é formada pelas dezenas de milhares de forrageiras que estão no local cortando folhas e trazendo para o ninho. Mas, diferente de um simples organismo, com apenas uma… a colônia de cortadeira de folhas de milhares de… muito mais território. Grandes formigas com forrageiras cortam as folhas em pedaços portáveis. Na medida que cortam, controladoras de qualidade menores inspecionam as folhas em busca de bactérias prejudiciais.

P1: [00:28:59] Depois de cumprida a primeira tarefa, as forrageiras carregam os seus cortes. Ela é bom para debaixo da superfície é dentro da barriga da fera. As folhas não são para as formigas, são alimentos para isso, um cultivo subterrâneo de fungo que não cresce em nenhum outro lugar. As folhas no trem o fungo, ou fungo alimenta as formigas. No sentido, elas são agricultores que aperfeiçoaram a agricultura há agriculturas ser 50 milhões de anos antes dos humanos. Mas a colônia é vista como organismo e o fungo nas partes do sistema digestivo. Ele que converte as folhas numa forma que as formigas podem usar.

P1: [00:30:12] Diariamente elas saem e trazem o mesmo tanto de vegetação fresca que uma vaca adulta consome. E o fungo de Jerry aquilo que seria alimento indigerível e a transforma em alimento próprio para as formigas.

P1: [00:30:29] Cada cultivo de fungo tem o tamanho de uma cabeça de alface e pesa cerca de meio quilo. Uma única colônia pode manter mais de 100. Onde existe um sistema digestivo existe lixo sólido para ser descartado. Manchadas pelo serviço que realizam, elas estão condenadas a trabalhar nas entranhas da cidade. Forrageiras cultivadas, operárias sanitárias, todas essas formigas individuais fazem parte de um simples metabolismo. Nesta sociedade organizada de maneira Suprema só poderia existir com cooperação total. E elas cooperam porque se reconhecem como membros do mesmo organismo reprodutor. Seja uma sociedade complexa de cortadeira de folhas, colônias de formigas colhedeiras, irmãos do mesmo Ponto Final formigas de diferentes são inimigas Mortais, mesmo que sejam exatamente da mesma espécie. São ajuda a manter as populações de Formiga em equilíbrio. Mas algumas delas conseguiram quebrar essa regra fazendo tratados de paz, organismos numa super colônia, com o poder de literalmente conquistar o Globo.

P1: [00:32:36] Esta tranquila Rua em Barcelona na Espanha está sendo ocupada por invasoras. Pequenas, pretensiosas e totalmente incontroláveis, as formigas argentinas. Como o nome sugere, elas não vivem fora da América do Sul. Mas hoje ela se tornaram as formigas mais amplamente distribuídas na terra e conseguiram com a nossa ajuda. De sua terra natal elas foram clandestinamente levadas em navios cargueiros para a Europa, América do Norte, até o Japão e nova Zelândia. Mas elas não teriam feito isso tão bem e tão rápido assim um outro truque, ao invés de brigar juntar forças com colônias vizinhas final

P1: [00:33:39] Biólogo Javier Espadaler está tentando entender por que esse Tratado de paz funciona. Ele Patrulha cidades da Espanha colhendo formigas de colônias com quilômetros de distância entre elas. Depois, aliás leva o seu laboratório para realizar o que chama de teste de agressividade.

P1: [00:34:05] Agora eu vou ver se elas brigam ou não. Quando se encontram, ela se identificam pelo cheiro. Estas duas são de colônias distintas muitos quilômetros, elas deveriam cheirar diferentes. E essa diferença deveria dizer a elas que são inimigas, mas por algum motivo não diz.

P1: [00:34:31] E essas formigas vindas de populações diferentes não estão brigando. Elas encontraram, tocaram as antenas e não obrigarão.

P1: [00:34:44] Alguns cientistas acreditam que a falta de agressividade vender uma mudança genética que aconteceu antes de elas deixarem a Argentina. A mudança pode ter causado mutação em seu cheiro os identificadores.

P1: [00:34:57] Elas estão enviando uma clara mensagem de que pertencem a uma mesma super colônia.

P1: [00:35:08] Resultado? Milhões de formigas de colônias argentinas agindo como se fosse a mesma, uma super colônia. Ela se estende ao longo de 6 mil Km da Costa mediterrânea, e não termina aí.

P1: [00:35:27] Trilhão por mim dança dessa colônia príncipe estão distribuídos. Formigas do Japão para a Califórnia, para a Europa, todas as três arrumar mesma super colônia. Mas surgiu um inimigo.

P1: [00:35:47] Super colônia Argentina que surgiu do nada. Javier no meio de um território neutro entre duas super colônias que faz.

P1: [00:35:59] Elas poderiam estar do outro lado da rua. Agora é só procurar uma trilha e tentar descobrir (inint) [00:36:13] para fazer um teste de agressividade.

P1: [00:36:17] Ninguém ter tem certeza de onde veio essa nova super colônia. Os cientistas acreditam que as formigas que começaram vieram de um lugar diferente da América do Sul do que as invasoras originais. De volta em seu laboratório, Javier repete o teste de agressividade. Estas duas formigas são de ninhos separados pela rua. Mas elas tiram um pouco diferentes e isso as transforma-a de amigas para inimigas.

P1: [00:36:50] Nestas batalhas não existe nenhum vencedor. Na América do Norte outra formiga invasora pode ter uma estratégia melhor para o sucesso a longo prazo. As formigas lava-pés. Elas fazem mais do que formaram o exército de aliados, elas podem se fundir totalmente um outro ninho como uma rainha e como um gigantesco superorganismo.

P1: [00:37:33] Formigas lava-pés foram da América do Sul para os Estados Unidos. Chegando ela se espalharam como uma praga, invadindo casas e atacando as criações. Elas têm todas as vantagens de um super organismo top. Operárias estéreis, um sistema de trabalho organizado e uma rede de comunicação química.

P1: [00:37:59] Elas também tem muita ajuda a nossa. Aqui na Flórida Central está o habitat hostil para a maioria das criaturas sobre as formigas lava-pés se sobressaem ao colonizar Terra perturbada. Walter Schinkel espera espero que ela já tenham tomado Esta área.

P1: [00:38:23] Quando transformamos a floresta desta área em estacionamentos e Gramados e outros tipos de áreas abertas, criamos um habitat perfeito para as formigas lava-pés. Este lugar aonde estamos vai atrair rainhas Lavapés fundadoras de colônias aos milhares.

P1: [00:38:43] Estação começa como qualquer outra colônia de formigas. Esta rainha lava pé acabou de se acasalar com um Zangão. Ela cava um buraco, bota ovos e começa uma família de operárias. Mas a similaridade termina aqui. O que acontece em seguida é o segredo da Super colônia das Lavapés. 3 semanas depois de acasalar, a jovem rainha já tem uma colônia rápido, pode construir um império final a primeira geração é uma Irmandade de pequenas operárias chamadas mínimas. Elas imediatamente tendem a se preocupar com a próxima para o. Mas a rainha também está desesperada por comida. Felizmente para ela as Lavapés sabem como conseguir isso rápido Ponto Final

P1: [00:39:50] Qualquer coisa já serve, quando uma forrageira encontrar um pedaço ela corre de volta ao ninho deixando uma trilha de feromônios. Quando ela chega, a mistura de odores dos feromônios de comida atingem o ninho com o disparo de uma arma. Dezenas de irmãos saem e disparam pela trilha para agarrar tudo antes que alguém o faça. Mas não é só a comida o que elas querem. Elas encontraram um ninho de outra rainha lavapé e o invadem.

P1: [00:40:25] E isto é um sequestro em massa. Os biólogos chamam de ataque à para o. As invasoras levam a prole para o ninho mais forte. Quando a colônia mais fraca percebe a derrota, as operárias desertam e ajudam o lado vencedor. Até a rainha vencidas as trilhas de cheiro e se junta às conquistadoras.

P1: [00:41:07] Se o ninho mais fraco tiver permissão para crescer vai acabar competindo e todo mundo perde. Em vez disso, o ninho sobrevivente fica maior. No ninho das capturas os ovos sequestradas chocam, viram adultas e são bem-vindas na família.

P1: [00:41:42] É um processo muito confuso e dinâmico. E pode durar dias, até semanas. Eu vi um ataque que durou um mês inteiro e no fim foram 80 aninhos.

P1: [00:41:54] Depois de vários ataques, está cheio de operárias e muita celular todas botando ovos. A colônia cresce exponencialmente. Mas isso não é nenhuma comunidade, apenas a calmaria antes da Tempestade.

P1: [00:42:18] Assim que as operárias são produzidas e o ninho estiver aberto, as rainhas começam a competir. Um ninho cheio de rainhas brigando é ruim para o crescimento. Para o bem da colônia, as operárias se revoltam. Elas decidem qual é a rainha que vai reproduzir para elas, às vezes se voltando contra as próprias mãos.

P1: [00:42:43] As rainhas rejeitadas acabam morrendo como uma monarca de posta até restar só uma.

P1: [00:43:02] Com o tempo, formigas de dezenas de colónia sob uma rainha em um único organismo formigas lava-pés. Usando essa estratégia, formiga-lava-pés podem atacar novos territórios e se espalhar mais rápidas do que podemos impedi-los. Se temos um problema com formigas é porque criamos este problema. As duas sociedades são reforçadas pela eficiência e expansão, destinadas a dominar onde quer que vivam, das ruas e cidades até a floresta tropical e o deserto.

P1: [00:43:49] Felizmente para nós elas fazem isso Ponto final um estudo feito no leste da América do Norte mostrou que insetos caídos no solo

da floresta desaparecem em 3 minutos, e 100 por cento deles foram levados por formigas. Quase tudo lá é reciclável por Formigas em certo momento. Elas realmente são extremamente importantes.

P1: [00:44:13] Para o final até herdamos já era uma terra cuidada por formigas. Temos a tendência de ignorá-las porque estão em todos os lugares e, mas elas estão em todos os lugares porque são muito bem-sucedidas no que fazem. Ao conseguir fazer milhões de mentes pensar, trabalhar e viver como uma só.

P1: [00:44:46]

 [00:44:55] ((fim da transcrição))

 


Transcricoes

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.