Transcrição de áudio
99,6%+ de acurácia

Transcrição de áudio e degravação de audiências para ata notarial, ata literal de reuniões críticas, audiências e gravações de WhatsApp. Mais de 10 anos de experiência na área. Temos também transcrição automática por robô (opção mais barata).

WhatsApp (11) 93095-9547
contato@transcricoes.com.br

Grupo focal como é organizado, montado e administrado

Publicado por Transcricoes em

transcrição de áudio

Grupo focal de marketing e acadêmico, como são e como montar

Papo de transcritor como montar um grupo focal acadêmico
Embora pareça simples montar um grupo focal acadêmico, ela tem detalhes importantes que podem acarretar em perda de informações e dados relevantes.
Essas perdas podem vir na hora de fazer a transcrição de áudio desse grupo focal por diversas razões. Entre elas podemos citar:
1) Sobreposição de falas;
2) Excesso de participantes;
3) Presença de eco na sala onde ocorre;
4) Distância inadequada do dispositivo gravador dos participantes;
5) Capacidade de moderação de quem conduz o grupo focal; e
6) Baixa qualidade da gravação definida na hora de gravar.
Grande parte dessas dificuldades podem ser minimizadas à medida que o local físico onde irá ocorrer o grupo focal tenha seu leiaute adaptado para o evento.
A organização das pessoas em torno do gravador, em círculo, garantindo que todos fiquem à mesma distância do aparelho é altamente aconselhável. É como um grupo de acampamento sentado ao redor de uma fogueira, ou uma reunião de apaches ou comanches dentro da tenda, todos sentados em círculo enquanto o cachimbo da paz é passado de mãos em mãos.
Outro ponto importante é o aviso que o moderador deve dar de que o que importa no grupo focal é conhecer a opinião dos participantes. Portanto todas as opiniões são importantes e divergências, quando existentes, devem ser respeitadas. Não se busca nesse grupo de conversa o consenso, mas se trata apenas de registrar diferentes pontos de vista sobre determinadas questões. A opinião de todos é importante para a pesquisa.
Outra questão fundamental é a garantia do sigilo sobre as informações ali discutidas. Deve-se dar segurança ao grupo de que o anonimato será mantido.
Finalmente, é necessário planejar o número de perguntas a serem realizadas a depender do número de participantes.
Em geral participantes especializados (grupos focais envolvendo profissionais de qualquer área) acaba tendo como participantes autoridades técnicas sobre o assunto. Portanto, as respostas tendem a ser longas, beirando entre 600 e 1.200 palavras. Considere esse dado antes de definir o número de participantes levando em conta o tempo disponível para a realização do encontro.
O grupo focal acadêmico tem o agravante de muitas vezes ser feito em salas de aula com alunos não necessariamente maduros o suficiente. Assim, arrumar a sala antes e ter um assistente de produção pode ser interessante.
Levar crachás para anotar o nome dos participantes em geral alivia o stress do moderador, que não vai ter de se preocupar em guardar os nomes.
O pesquisador não deve se preocupar em codificar os nomes dos falantes com designações de números (paciente número 1, paciente número 2, etc. ou usar pedras preciosas como safira, turguesa, onix e outros). Use o nome e na apresentação da transcrição edite esses nomes usando o recurso substituição em massa do Word. Apenas tome o cuidado de grafar o nome de todos corretamente. O recurso substituir do Word trata Mário (com acento) e Mario (sem acento) como sendo nomes diferentes.
Quanto ao gravador, devem se usar celulares ou aparelhos gravadores convencionais. Verifique o nível de bateria e a memória disponível para gravação.
Procure também ajustar o aparelho para gravar com alta qualidade de som em formato comprimido (os principais formatos são MP3 e m4a). A gravação deve ocorrer em taxas de frequência de alta para altíssima qualidade (alto bit rate e taxa de amostragem).
Os arquivos MP3 de alta qualidade costumam ocupar cerca de 1,5 MB de memória por minuto de áudio. É uma boa taxa de gravação e um bom aparelho pode gravar horas a fio com essa taxa.
Importante: ao chegar em casa, a primeira coisa a se fazer é subir esse áudio para a nuvem, em uma pasta do Google Drive ou do One Drive para que possa ser enviado ao seu transcritor preferido.
Finalmente, evite a todo custo usar o notebook para gravara a reunião. Microfones de notebook apresentam qualidade baixa de gravação e são adequadas para gravar uma pessoa sentada na frente do dispositivo, e não para captar o som de várias pessoas falando em uma sala de aula, por exemplo.

Assista aos vídeos sobre grupo focal

Ãssista aos vídeos da série Grupos focais no nosso canal do YouTube. Aproveite para acompanhar a transcrição de áudio realizada por nosso robô. Ela não está perfeita mas é um bom resultado se comparado a robôs geméricos de outros sites.

Consulte nossos preços de transcrição automática por robôs em 3 modalidades:  Jurídico, Literal e Editada Acadêmica.

 olá, pessoal, seja bem-vindo a mais um papo de transcritor, um bate-papo de transitor profissional para você que tem alguma simpatia por este canal. E se você tem agora simpatia por esse canal, dê dê o seu like compartilhe, inscreva-se e assine e acione o sininho de notificação, sei lá, é assim que o YouTuber fala. Vamos lá. Pessoal, hoje o nosso papo de transitor é sobre um grupo focais de marketing, e aí em um futuro próximo a gente pode falar sobre grupos focais de projetos acadêmicos. Quem tiver vontade que eu fale sobre grupos focais de projetos acadêmicos ou projetos de grupos focais pós-pandemia, por favor deixe no comentário aqui que eu faço o próximo vídeo, OK?

Então, vamos lá. Grupos focais de marketing. Em geral, grupos focais de marketing isso, isso é baseado o que o que eu montei aqui na cabeça é baseado em um que eu tive há acho que 2019 antes da pandemia, Uma moça de Moçambique me acionou pelo WhatsApp incrível. Internet e começou a me fazer perguntas sobre grupos focais, e aí eu perguntei qual era o objetivo dela. Ela falou que era para ajudar num trabalho de faculdade. Perguntei o ano, segundo anista de uma faculdade de jornalismo lá em Moçambique, em uma classe de 30 alunos, então fiz mais algumas perguntas básicas tentando entender qual que era a necessidade dela, e aí eu falei o que eu sabia

sobre grupos focais de marketing que era o objetivo dela, e aí, uns 2 meses depois ela me zapeou novamente falando, olha, muito obrigado, a sua as suas dicas foram muito importantes aqui em Moçambique nós não temos nenhum não temos nenhuma ideia do que era fazer um grupo focal aí no Brasil. Eu falei olha o que é feito aqui no Brasil, alguns grupos focais que eu vi é feito assim. Aí ela agradeceu muito e falou que tirou a nota máxima dentre 30 alunos, então ela estava muito feliz. Aí eu falei, bom, então vamos lá. Vamos fazer a um vídeo baseado nas perguntas que ela fez, então, o grupo de focal tem oito pessoas. É realizado aí uma sala,

bem aclimatada, porque aqui é um país quente, mas tem lugares frios no Brasil também e provavelmente deve ter ar condicionado ar quente, aí, aí foi um chute meu. Mas em locais quentes como Salvador, o próprio São Paulo, Rio de Janeiro tem salas aclimatadas, e o que eu percebi dos grupos focais de marketing é que eles são feitos em uma sala com microfones. E esses microfones estão espalhados estrategicamente para pegar a voz de todo mundo. Eu não sei se o pessoal senta em um sofá ou em uma mesa de escritório, provavelmente é uma mesa de escritório, de reunião, tá com poltronas confortáveis. Mas eu acho que são cadeiras fixas porque eu não ouço o nhec nhec. Às vezes essas cadeiras aqui

que tem molas fazendo. Aqui. Está vendo? Olha só o barulhão que essas cadeiras fazem, eu não ouvi esse então provavelmente ouçam sofás ou cadeiras bem confortáveis mas com pé fixo. Aí são ilações, tá gente? Mas que existe declaradamente existe uma sala de som aonde tem um pequeno estúdio que fica separado da sala de gravação, fica separado da sala de gravação, fica a equipe de apoio controlando a qualidade do som e fica o diretor do grupo focal prestando atenção em como as coisas estão ocorrendo lá e eventualmente entrava alguém na sala, Entrava porque alguém abria a porta, a gente ouvia o abrir da porta

a entrega de um pequeno papel contendo instruções para o moderador, para aprofundar em determinado assunto, etc, etc. Então, a estrutura é essa, é pesada. Notei que existe uma sala de espera onde o próximo grupo focal já está esperando, já está esperando, então são feitas um grupo focal atrás do outro, em uma sala provavelmente alugada, então o volume de horas produzidas de um grupo focal profissional é bastante alto. O volume de horas de transcrição de áudio a serem feitas. Depois eu vou comentar alguma coisa sobre transcrição de áudio de grupos focais. Está bom? Grupos focais tem mais ou menos oito pessoas e um moderador extremamente simpático, mas muito atuante e de olho no controle do grupo, tá?

Eh todo o grupo focal começa com uma apresentação do moderador que se mostra encantada com a cidade, que se é a primeira vez que ela está vindo ela não mente. É a primeira vez que eu estou ouvindo aqui, e aí eu ouvi essa mesma voz falar isso em Salvador, Recife, Florianópolis, BH, São Paulo, Rio de Janeiro, e toda vez que ela vai, ela abre falando que adora a cidade, que gosta, que sempre volta, adora voltar aqui, e tá ela tenta criar um gancho, um gancho de simpatia. O moderador trabalha com simpatia, um moderador de grupo focal deveria ser apresentador de televisão, porque é igual artista, é igual ao Silvio Santos, vamos dizer assim, ou o Faustão, Ou, sei lá, o falecido Gugu?

ou a Xuxa, ou a Angélica, enfim, mas o apresentador, o moderador de grupo focal, estrela é uma estrela realmente, ele tem o seu valor. E a gente sabe porque aquela pessoa está para lá, para cá. Pelo Brasil todo viajando e trabalhando. O que é para quem gosta de viajar, uma possibilidade de carreira, e quem faz jornalismo também pode ser um excelente moderador de grupo focal, bom, vamos lá, vamos em frente. A estrutura do lobo focal, oito pessoas, não sei porquê, mas todo grupo focal que eu presenciei tinha oito pessoas. Invariavelmente 4 homens, 4 mulheres. Apesar de que tem assuntos de interesse, por exemplo, produtos de estética feminina, cabelo, etc, etc, que vai trazer oito mulheres em vez de oito homens, tá?

por quê? É específico para aquele público, público feminino. Vamos lá. Então em geral divide 4 homens, 4 mulheres. De repente sei lá, clube de tiro onde mulheres são mais raro. Participar. De repente pode ser que seja um grupo específico de mulheres para clube de tiro que o clube de tiro quer colocar mais mulheres atrair esse público feminino é para essa modalidade de esporte, por exemplo, então ilações a parte, vamos em frente. A estrutura do grupo focal moderador é importantíssima e é por isso que aquele moderador é requisitado em todo o Brasil. Aquela modeladora. Já vi moderador desastroso. Que

que a gente percebe que não nasceu para que está lá de quebra galho, Aí a gente só ouve esse cara uma ou duas vezes depois não acontece mais, então o moderador é um artista então ele primeiro angaria a simpatia elogiando a cidade. Depois fala do objetivo do grupo focal. Quais são os objetivos de um grupo vocal? É saber a opinião de todos. Opinião, que o grupo focal não está ali para chegar a nenhum consenso, mas é para saber a opinião de todos. Então tem que ouvir todo mundo sem exceção. E pode pensar diferente pode pensar de outra forma pode discordar do colega. Eles não estão

não estão ali para brigar, então esse é o ponto fundamental, é o primeiro alerta. O segundo alerta é que o grupo focal está programado para durar duas horas. Aí a gente já ouve um farfalhar às vezes quando o microfone é muito bom. A gente ouve um farfalhar ou alguma movimentação do pessoal pegando o celular para ver o horário. Aí ela aproveita e pede para o pessoal desligar o celular durante duas horas vamos desligar o celular, então esses são os anúncios os anúncios iniciais. O segundo ponto importante do grupo focal ele garante o sigilo, então explica que ali atrás de um vidro, sabe aquele vidro espelhado? Tem uma equipe de apoio que está gravando a reunião.

tá? E essa reunião vai ser mandada por uma equipe de outra cidade de São Paulo, por exemplo, ou Rio de Janeiro, que vai ser transcrita e está por isso que ela vai ter que interferir na fala de alguém quando alguém estiver fazendo sobreposição de fala ou ainda para que o grupo focal não passe das duas horas Aí já é uma ameaça velada. Então ela vai ter que às vezes cortar a fala de alguém, Esse corte ocorre raramente porque você já avisou no começo. Então, os avisos iniciais fundamentais são esses. Agora, a parte desse giro, Um ponto importantíssimo dentro de um grupo

é o moderador garantir que tudo aquilo embora esteja sendo gravado, embora seja transcrito por uma equipe de São Paulo, o encomendante seja a Ford que já saiu do Brasil, que já faliu, seja a Transbrasil que já faliu, a Vale, a Vale eu nunca vi grupo focal mesmo porque ela faliu bem antes de eu começar a fazer transcrição de áudio. Mas vamos fazer de conta, alguma outra grande empresa, eu me perdi agora. Bom, então o encomendante não vai ficar sabendo quem falou o que do encomendante. Isso é muito importante principalmente para política. Grupo focal sobre político. Talvez deixe no comentário se você quiser saber alguma coisinha sobre grupo focal

em época de política, o que eu sei sobre grupo focal de política que eu transcrevi, eu estou falando tudo baseado no que eu transcrevi até hoje de grupos focais, então, é garantido isso, e aí é começa a entrevista. Bom, começa o grupo focal. Aí, ela vai falar o seguinte, bom, eu vou falar de mim agora. Olha a ordem, Falou da cidade, falou dos objetivos, falou do sigilo e agora ela vai falar sobre ela. Eu sou fulano de tal, ela porque a maior parte dos moderadores que eu transcrevi era dela, para minha felicidade, para minha imensa felicidade. Era um prazer ouvir a voz dela, em grupo focal, porque eu falei, esse grupo focal vai ser legal.

eu não lembro o nome dela, faz muito tempo que eu não faço grupo focal de marketing, depois eu explico porquê. Então, vamos lá. Só vou fazer um só vou dar uma Pedi uma licencinha aqui. Nós vamos falando e a garganta vai arranhando, Pessoal, então é isso. Agora ela fala dela, ela fala quanto tempo faz, que faz o grupo focal, e ela fala um pouquinho como é o serviço dela e se ela é casada ou solteira o estado civil

né? E alguma coisa que ela gosta de fazer de final de semana. Reparem, o cara fala em menos de 1 minuto sobre o nome dela, a família, o trabalho e o lazer, Menos de 1 minuto, e pede para o pessoal começar a falar exatamente sobre isso. Aí, normalmente correm em sentido horário. Ela fala, quem quer começar? Aí fica aquele silêncio. Ela fala, ah, pessoal, vamos fazer o seguinte? Vamos começar aqui, ó: do lado, aí vai, cada um vai falando, É mais fácil. Essa pergunta aí, quem quer começar a falar, não é retórica, porque tem sempre aquele falante que quer falar mais do que os outros, então nesse momento ela vai identificar quem é o falante que vai

dominar a reunião, então essa é uma tática, quem quer falar, Agora, ah, quando ela percebe que não tem nenhum nenhum falante alfa, Falante alfa é a expressão minha, não sei se existe, mas eu classifico os falantes entre os alfa e ômega. Aquele que fala muito, aquele não fala nada aí ela começa em ordem. Identificado que não tem nenhum falante alfa, começa em ordem, mas é rápido, é em instantes, silêncio de alguns segundos ela já verificou que não tem falante alfa ou aquele falante alfa não é tão pronunciado aí ela já começa. Ah, vamos começar então por ordem alfabética. Primeiro você que está aqui do meu lado aí a gente termina com esse fulano aqui, Fazendo de conta que é uma mesa redonda. OK?

Então essas são as iniciais. Nesse momento em que a pessoa está falando e começa o grupo focal, esse é o momento da criação de simpatia. Simpatia entre o moderador e os entrevistados. Ela vai, ah, e o seu nome é muito bonito, vai falar o nome. Ah, o seu nome é muito bonito ou a sua profissão é isso ou acha muito legal ou acha o hobby sensacional alguma coisa assim algum gancho ela escolhe amém. Parece que é aleatório, mas não. É macacá véia. Aquela modeladora lá. Ó: Chuchuzinho. Aí ela elogia meio que aleatoriamente

mas não é aleatória. No dia um ou outro ponto do discurso do outro. Isso para os oito. Para os oito sem exceção, e aí nisso ela já macacá velha, já analisou postura corporal, como a pessoa fala, quem é o falante alfa, quem é o falante beta, quem é o Gama? Já mentalmente ela já mapeou o grupo. Nesse nessa primeira passagem. É incrível, gente. O moderador é um cara muito concentrado, Agora, um jogador que está lá só para fazer as perguntas, ixe está cheio por aí. Ao moderador que nem aquela eu não vi, e depois essa empresa nunca mais fez com a gente. Talvez porque a gente não tenha velocidade de entrega. Tá?

É. Saudade dessa modeladora. Bom, pessoal, enfim, vamos lá. É isso. Grupo focal de marketing 80% do trabalho é o moderador que vai fazer. E o grupo de apoio, está lá anotando as perguntas e pede. Reforça isto, reforça essa questão, deixa eu passar isso, deixa eu passar aquilo, isso através de um estafeta, estafeta. Um ou algum assistente de produção ou um contra regra, um faz tudo lá, que entrega em papel alguma coisa, lembra que o celular de todo mundo tá desligado, então a comunicação ocorre entre o diretor do grupo focal e um modelador ocorre através de papel, e não é um papel que sai do direto do estúdio. É um papel que vem

através de alguém que passa pelo corredor e entra na sala e entrega a pergunta, então a pessoa entra silenciosamente, discretamente deixa o papel aí a modeladora ah, estão pedindo aqui para falar sobre isso, sobre aquilo um pouco mais. Então vamos lá, aí ela esse papelzinho é altamente direcionado. Lembre-se estou falando de um grupo focal extremamente profissional. Extremamente. É claro que você como pesquisador você vai ser o contra regra, você vai ser o diretor, você vai ser o responsável pela gravação, você vai ter que cuidar da câmera, você vai ter que colocar todo mundo em volta do microfone, mas isso já é outra outra conversa, a gente vai falar sobre eh

grupos focais, acadêmicos, realizadas in loco, aqui são salas exatamente preparadas para isso, tá bom? Bom, quebra gelo pessoal, tem um sofazinho, um localzinho aonde o das mochilas, as bolsas, Fica a vista de todo mundo. E tem uma mesa com comida, normalmente refrigerante, água, água com gás e algum salgado. Agora eu não sei se salgado salgadinho ou é alguma coisa para pessoa comer, mas normalmente me parece que é esfirrinha, sabe aquele salgadinho de festa? Esfirrinha, coxinha, alguma coisa assim, É servido isso antes, antes do grupo vocal começar. Durante também, encorajado alguém comer, mas eu não lembro de ter ouvido alguém falar com a boca cheia.

tá, mas é deixado à vontade. Normalmente se o pessoal não pega, o pessoal pega antes, Antes da quando a sala é aberta, o pessoal já vai sentando. O pessoal já vai sentando, a gente percebe essa movimentação através do ruídos, e aí o moderador entra por último, o moderador entra por último. Provavelmente ela está na sala já observando. Já observando o comportamento de cada um, Vamos lá. Ilações, tá gente? Ilações, é o que eu consigo captar ouvindo. Um grupo focal, e aí, durante a fala, ela já identificou o falante alfa, então, ela já colocou as estratégias, Durante os avisos iniciais,

tá? Depois dessa rodada ela vai falar sobre o grupo focal, os objetivos, o tempo que vai levar duas horas, É programado para duas horas. O tempo é uma barganha. Como é solicitado pessoal guardar o celular, mas o pessoal que tem um reloginho que vai saber as horas, mas passa rápido. Em geral os grupos focais de marketing não duram mais do que duas horas, Estourando duas horas e pouquinho, mas em geral terminam com 100 minutos. Em geral pelo menos com aquele moderador. Modelador fraquinho termina antes. Está de tão fraquinho, que é a moderação, aqui é o moderador profissional ele vai lá e explora alguns determinados assuntos.

Por isso que ela viajava o Brasil inteiro. Vamos lá. Para conter o falante alfa. Como é que eu identifico o falante alfa? Simplesmente pelo número de palavras que a gente ouve. E digita em relação aquele falante alfa, a gente conta o número de palavras. O falante alfa é responsável por mais ou menos 40 a 50% da fala total do grupo. Ah, então não precisava oito pessoas. É, pois. Mas quem me garante que aquele cara que você está entrevistando vai ser o falante alfa. Agora se você entrevista oito de uma vez o falante alfa vai mais ou menos dominar aquele grupo, por isso que eu chamo de alfa, e o falante Ômega ele eu não acho mas ah

ou o que todo mundo achar tá bom. É o João vai com os outro, a Maria vai com as outra, então o falante Ômega vai refletir aqui da camada de consumidores que são os seguidores dos consumidores Alfa, Beta e Gama e etc, então, tem tudo isso de aspecto interessante no grupo focal de marketing, então, do falante alfa. E se o falante alfa tá falando muito, uma tática é assim, fulano a gente precisa voltar porque senão vai passar das duas horas. A gente em duas horas não vai conseguir terminar, a gente vai ter que ficar mais tempo com todo mundo. Então vamos combinar o seguinte, eu estou Eu estou muito interessado no que você está falando. Tudo isso de forma gentil. A gente conversa lá depois lá no corredor quando terminar, porque tem um intervalo. Ó: pessoal tem um intervalo eu entrei

um grupo focal e outro porque ninguém aguenta um ritmo de trabalho. A não ser aquele cara que não está nem aí que é péssimo, que está ali só de corpo presente fazendo as pesquisas, lendo só as perguntas. Aquilo lá não precisa descansar. Mas aquele moderador que está lá concentradíssimo atento para tudo, está com a cabeça funcionando? Está presente? De corpo e alma? Aqui ele vai precisar descansar, então, é isso. É estimulado o falante Ômega Eu não preparei nenhuma bebida para tomar aqui para amaciar a garganta. Mas enfim eh

o falante Ômega ele é estimulado a falar e o falante alfa, vão baixar um pouquinho a bola. Isso feito de forma muito gentil e sempre provocando mentalmente, provavelmente já tem crachá ali, Já tem crachá ali no grupo focal para o modelador não ficar gastando o seu fósforo. A sua mente, a sua cabeça tentando lembrar o nome de cada um. Apesar de que o bom moderador já grava o nome de primeira. Ele já está desde o primeiro momento concentrado em identificar o volante alfa e em gravar os nomes, Isso a gente consegue com a prática, não é ah, como é que é seu nome mesmo. Aquele moderador fraquinho, aí como é que é esse é o nome mesmo? Já?

já morreu moderador. Coitado, então tem que ser esperto, tem que estar de olho, tem que estar escutando atentamente. É isso que a gente percebe como transcritor, eu acho que essas são as características principais de um grupo focal de marketing, Pessoal, por que transcrições não tem muito, muita penetração nesse mercado, É porque como as pesquisas são produzidas em série e altamente produtivas, então, um moderador consegue fazer acho que 4 ou 5 grupos focais num dia de mais ou menos 1 hora e meia, duas horas cada, então são muitas horas de entrevista.

tá? E são muitas horas de entrevista e o prazo de execução é curto. O valor não é a gente que vai determinar, já vem determinado. Então você vê que a verba que é reservada para transcrição é baixa. É pouca e as empresas de pesquisa de marketing ainda não perceberam o valor que é uma boa transcrição que se escapou alguma coisa durante a transcrição pode se perder um dado importante, por exemplo, a identificação dos falantes, a correta transcrição de uma hesitação, alguma coisa assim, apesar de que são opiniões. Então, opinião cada um tem o seu tem o seu. Cada um tem a sua opinião e o falante alfa defende mesmo e na verdade eu acho que o grande objetivo do grupo focal é

como o falante alfa, Vai levar o grupo, então eu acho que o principal objetivo de um grupo focal me parece ser saber identificar rapidamente o falante alfa e o beta, que são os influenciadores que se falam na reunião todo mundo fala para todo mundo. O consumidor o ômega vai pegar o produto vai usar. Se gostou, não vai falar para ninguém. Se não gostou, vai reclamar para um ou outro. Agora, o falante alfa é o interessante para a pesquisa de grupo focal. Então, imagino eu que o objetivo de uma pesquisa de marketing é o quê? É a identificação do falante alfa e a tentativa de pescar a opinião de todos inclusive do Grupo Ômega.

tá? Do grupo de consumidores Ômega, então os influencers modernamente falando e os seguidores, que é o que a gente ouve falar no mundo da internet, Pessoal, então pelo prazo pelo preço e pela falta de valorização da qualidade da transcrição de áudio, pela pouca verba, que as empresas de pesquisa de marketing e os marqueteiros destinam a transcrição porque eles acham que a transcrição é um mero detalhe que tudo aquele aparato é importante eu fico pensando de que adianta pagar uma sala pagar ar condicionado, pagar salgadinho, pagar para os entrevistadores se na hora da transcrição ver uma transcrição?

repleta de erros ou omissões. Adiantou alguma coisa. Então é isso. Está feito o meu está A minha queixa aqui. Se você é dono de empresa de pesquisa, de marketing, dá uma pensada nisso. Para que adianta tudo isso aí se na hora de transcrever você passou por um transcritor picareta, que cobra barato e te entrega rápida. Mas um serviço que será que não pulou alguma palavra importante? Alguma situação importante? Se não deixou passar alguma coisa dentro do processo? Então agora finalmente o nosso jabazinho, nós fazemos transcrição de áudio por robô. Ah, mas o robô erra bastante. Fala OK. Mas o nosso robô foi preparado por transcritores.

Para a atividade de transcrição de áudio. E a gente sabe o que cada público precisa. E a gente tem robôs específicos para cada necessidade. Seja jurídica, seja literal ou seja essa levemente editada como é a transcrição de áudio, de grupos focais, Apesar de que para grupos focais eu particularmente preferiria o tipo 2, que é a transcrição literal em que você anota exatamente como foi falado porque aí você já vai ter uma ideia de tudo o que aconteceu conforme foi falado transcrição literal do tipo 2. A transcrição jurídica é muito mais chata de fazer, mas a transcrição literal do tipo 2 é a ideal para o grupo focal, então o nosso robô produz isso, ajuda você a produzir isso

e diminui o tempo de produção de uma transcrição literal, então se você está me assistindo você é dono de uma empresa de transcrição ou você é transcritor, nós temos uma solução para isso, Nosso robô já consegue produzir transcrição jurídica, transcrição literal, acadêmica, ou seja, essa que anota tudo, mas sem ser tão chato como a jurídica e a transcrição levemente editada, que a gente usa para as nossas pesquisas acadêmicas, então é isso aí, Pessoal, obrigado por ter ficado e se você ficou até agora, é porque você gostou. Então, dê um compartilhar, dê um curtir, inscreva-se. Só tem informação útil ou, pelo menos, o que eu acho útil, tá?

que é verdadeiro e que não é um youtuber que está fazendo, é um transcritor batendo um papo de transcritor com você que tem alguma simpatia para esse canal. Até a próxima. Próximo capítulo, grupo focal acadêmico. E depois nesta série, o próximo e último episódio da série Grupos Focais, grupos focais, na pandemia, Um abraço e até a próxima, tchau.

Olá, pessoal, tudo bem? Seja bem-vindo a mais um papo de transcritor, um bate-papo de transcritor profissional para você. Tem alguma simpatia por este canal. E se você tem alguma simpatia por este canal, e gosta do nosso conteúdo, dê o seu like, compartilhe e assine o sininho de notificação, sei lá, é assim que o youtuber fala. Então, vamos lá. É feito o básico. Pessoal, hoje eu fiquei de falar sobre grupo focal acadêmico, então vou contar alguns causos aqui de papo de transcritora aqui para que você tenha ideia do que fazer, porque eu vou falar o não fazer. Por favor, não faça isso, que deu muito trabalho, número de participantes.
Esse é um aspecto importante dentro do grupo focal, No máximo seis a oito pessoas. Eu acho que esse número de seis a oito pessoas especificamente vem da área de marketing nós falamos sobre o grupo focal de como são realizados os grupos focais de marketing no episódio passado. Vale a pena dar uma visitada. Eu fiz uma sessão só sobre isso, Vou fazer um playlist só sobre isso. Marketing, grupos focais, então vale a pena visitar, bom, oito pessoas no máximo. Já presenciei grupos com 16 pessoas, Cada um falou quase nada. E foi muito a interação foi muito ruim,
eh não houve a criação daquela empatia, daquela simpatia do moderador, o moderador se perdeu, ah, o Grupo Focal caminhou para algo desastroso e não sei o que é que pode se aproveitar de um grupo focal que foi feito naquelas condições, realmente acho que foi tempo perdido e dinheiro, porque a gente cobrou mais caro por ser mais pessoas tem que identificar as pessoas. Foi combinado, a gente cobrou mais e depois a pessoa acho que não gostou do serviço e não voltou mais, mas também não é nossa culpa. Eu aliás a culpa é minha, eu deveria ter recusado aquele grupo focal, pela qualidade da gravação, pelo número de pessoas. E enfim, vamos ver.
não nem lembro o nome do pesquisador, mas era um rapaz de outro estado, eu sou de São Paulo, Era um rapaz de outro estado. Bom, outro grupo focal problemático foi quando os alunos, isso, como estamos falando de acadêmicos, Algumas pesquisas ocorrem na própria sala de aula. Então, era um grupo de jovens, e aí o pessoal foi espalhando pela sala. E normalmente quando a sala está vazia ela tem eco. O problema foi que o rapaz que sentou lá no fundão a voz dele ficava mais ou menos assim. Eu vou afastar o microfone para você ter uma ideia, se é que este microfone ainda pega bem, mas imagina alguém que está mais distante do que isso que eu vou colocar o microfone.
eu vou lá. Agora afastando o microfone, afastando o microfone, afastando o microfone, afastando o microfone, afastando o microfone, afastando o microfone e mais um pouquinho ainda, afastando o microfone mais um pouquinho ainda, tem um de microfone aqui, microfone mais para perto, eu vou trazer o microfone mais para perto, eu vou trazer o microfone mais para perto, eu vou trazer o microfone para o lugar onde ele tem que estar, então é isso, o rapaz estava lá no fundo e ele falava baixo e às vezes ele falava alto e quando ele falava alto, como a sala de aula está vazia dava eco. Sabe aquele eco de casa nova que não tem móvel, não tem cortina? Sala de aula, sem aluno é que nem uma sala vazia, sem cortina, nem nada. Uma acústica péssima, você tem eco. OK
OK, e aí ah, ele além da voz ficar pouco nítida a gente não sabia bem o que estava falando ele não tinha uma dicção lá muito boa, e ah, falando alto ainda com eco e às vezes falava baixo e falava bastante, problema que esse era o falante alfa, e tinha uma outra moça que sentou perto, ela falava bem, falava devagar mas claramente existia uma discrepância entre a forma como ela falava e a forma como o resto da classe falava, ou seja, eram extratos diferentes, talvez extratos até sociais diferentes, econômicos, sociais, diferentes. Enfim, aquela moça era um peixe fora d’água. Então, a gente sentia até uma certa hostilidade, por parte dos demais.
tem tudo isso. Ah, outro grupo focal problemático foi quando o moderador se perdeu, ele perdeu o controle da situação? Um falava em cima do outro e acho que aí já era um grupo focal de professores, então um professor falava o outro, falava em cima Eu acho que para não se indispor com os colegas, o moderador também deixou meio quieto e não ficou muito bom o resultado. Então no episódio passado nós falamos como moderador ele se impõe através primeiro do seguinte, explicando os motivos técnicos pelas quais ele não pode permitir uma sobreposição de falas, ou seja, vai ser transcrito
por uma equipe de São Paulo que vai estar escutando a gravação. Coitadinho do pessoal se as pessoas falarem uma por cima das outras. Tá então só isso já causa um arrefecimento de ânimo opa, opa, opa, peraí, só um pouquinho, vamos lembrar do pessoal de São Paulo, Do Transki Coys, vamos lembrar do pessoal, vamos falar um pouquinho um não interrompeu o outro tal etc, bom, tudo isso foi falado no episódio passado, então você dá uma visitada lá que eu falei em detalhes o que acontece em uma sala de marketing de grupo focal de marketing, o que a gente está discutindo aqui é apresentando os problemas que eu tive com grupos focais de acadêmicos que foram mal conduzidos, tá?
Hã número de pessoas é muito importante por quê? Porque um especialista quando começa a falar ele fala em torno de 3 minutos. 3 a 5 minutos, e aí ele tem muita coisa para falar. Então, quando você reúne um grupo de especialistas, por exemplo, da área de saúde, que vai discutir alguma questão importante dentro do programa de saúde da família, por exemplo, ou algum algumas questões operacionais, as pessoas falam bastante. E nesse falar o bastante, o se você tiver muita gente, você só vai conseguir fazer poucas perguntas. E vamos lembrar Quando você convoca ou quando você convida as pessoas para um grupo focal, elas estão em horário de trabalho. Então aquele tempo com aquele número de falantes, o departamento
vai ficar sem esses profissionais e várias pessoas vão deixar de ser atendidas. Então, o tempo acaba se tornando crucial, aí fica uma corrida entre o tempo, primeiro item, disponível para fazer o grupo focal. Segundo, a vontade ou o conhecimento dos participantes em compartilhar aquilo. E terceiro número de falantes. Está a complexidade das perguntas, a complexidade das respostas e o número de falantes. E claro também a qualidade dos falantes. Tem gente que gosta de falar bastante e tem gente que gosta de ficar na miúda, quietinho, assistindo, e aí quando nós temos um falante alfa e beta e gama que normalmente 3 pessoas produzem 60% da fala de um grupo focal então você tem um problema.
Fuston nós temos um problema, Transclicóis nós temos um problema porque os falantes ômega, delta eles vão preferir ficar quieto porque é mais fácil não se manifestar do que se manifestar, então o número de falantes é um ponto importante. Eu acredito, eu acredito que a depender da complexidade das perguntas e das respostas que devem ser avaliadas pelo, o número 4 seja ideal. Primeiro porque você não para totalmente um departamento. Se for um PSF, você não vai empatar 4 pessoas para ouvirem resposta de várias pessoas e está o grupo focal tem a importância da interação, Mas
mas a opinião que vai predominar é do falante alfa e beta. É isso que vai acontecer. Estatisticamente pode anotar o que eu estou falando. Percebe isso nitidamente a gente percebe que o discurso dos falantes em determinado assunto vai mudando conforme o decorrer da pesquisa. Então os falantes alfa e beta são influenciadores da pesquisa. Eu acho que isso faz muito sentido em marketing porque você tem um grupo ideal para você identificar entre oito pelo menos um ou 2 falante alfa. E esses são os influenciadores que vão efetivamente vai conduzir uma conversa sobre um produto ou um serviço
a pessoa vai se manifestar, vai falar mais sobre aquele produto ou aquele serviço e, portanto, vai ser um boca a boca. É um influenciador. Agora, dentro da pesquisa acadêmica, nós não estamos preocupados com a opinião do influenciador. Então, o grupo focal, dentro de uma pesquisa acadêmica, deve também levar em conta essa parte do influenciador. Claro se for profissionais, se forem profissionais, vai prevalecer dentro de uma organização, talvez prevaleça também aí hierarquia. Tá do trabalho. Então eu não sei até que ponto o grupo focal é vantajoso ou não. Aí não sou eu que vou falar. Mas o que a gente percebe como transcritor é isso.
Eh o segundo e outro ponto importante eu acho é o posicionamento das cadeiras, as cadeiras devem ficar então em círculo em volta disto aqui, do dispositivo gravador. Esse aqui é o centro da tensão em um grupo focal. Não são só as perguntas, mas como vai ficar registrado. Então, coloque as pessoas em torno do gravador, e aí você vai ter um resultado, como resultado um som médio. Aí a gente vai saber mesmo quando tem sobreposição de vozes uma voz não vai sobrepor-se muito a outra ou se sobrepuser vai acontecer em determinadas condições que a gente tem mais condições de ouvir os
falando, Agora o ideal é ter 2 gravadores. Um mais perto de um grupo e outro mais perto de outro quando forem oito pessoas, mais ou menos um gravador para cada 4 pessoas, você faz a conta e você monta a sua estrutura de sala de gravação, com 2 celulares no mínimo. Uma recomendação importante que eu daria é que você tenha a segurança do que você está fazendo com o seu celular, e quando for para gravar muitas vezes o dispositivo gravador vai perguntar, com alta qualidade, média qualidade ou baixa qualidade? Aí vai estar escrito lá, economizar memória, baixa qualidade, não faça isso, tente no alto, alta qualidade, a mais alta qualidade possível, tá?
porque tá vai usar um pouquinho mais de memória? Vai, mas vai valer a pena porque normalmente você pede para gravar em MP 3 É um formato que a maioria dos gravadores tem, mas OGG é um formato, que é a gravação do WhatsApp, em boa qualidade, é uma boa gravação. M4A também é um bom formato. WMA ele já aí já é meio pesado, Aí ele é muito pesado. Eu acho que é melhor para voz MP 3 e M4A é mais do que suficiente gente. OGG também. Desde que desde que, em alta qualidade. Olha
um WMA ou um WAV que são formatos normais eles são para música, e ocupam dez vezes mais memória do que um MP 3 de alta qualidade o MP 3 justamente é a compressão de um WAV ele elimina frequências que o ouvido não entende. Então ele já é dez vezes menor Você quer economizar alguma coisa que já está te economizando dez vezes o formato do som original? Não é necessário. Então gravem em alta qualidade. Essa é a recomendação que a gente dá para você não perder palestra, palavras da entrevista, porque você teve todo o trabalho de colocar as cadeiras em volta, colocar 2 gravadores, aí vai economizar justo
na qualidade técnica do som? Não. Não economize. Prefira limpar alguns filmes que você tem 1 hora de filme equivale a 10 horas ou mais de gravação de áudio, 1 hora de filme com baixa qualidade, equivale a 10 horas ou mais de áudio de boa qualidade, em questão de memória, então é isso. Sobre grupos focais, distância do microfone, do gravador, mais ou menos equidistante. O formato de mesa redonda, ou seja, as cadeiras em volta do gravador se tiver condições de colocar 2 coloque e se você tiver condições de gravar com boa qualidade, É preferível,
teste os microfones antes, e peça para as pessoas. Ah, uma recomendação muito importante para facilitar a identificação dos falantes, Leve crachás. Crachás e com uma caneta, sei lá, grossa. Essas canetinhas aí de piloto que custa baratinho na papelaria, para anotar o nome bem grande. Para você não ficar com aquele estresse. De anotar mentalmente o nome das pessoas e não passar aquele ou esqueci o seu nome. Qual é, como é que é seu nome, que eu tenho esse problema, eu sou muito distraído. Então, essas são as acho que as recomendações, sei lá, é o que eu observei. De grupos focais acadêmicos que me causaram problema como transcritor. OK?
eh se tens problema de sigilo de nome seja cuidadoso na hora de redigir a entrevista e tire os nomes das pessoas. Eu não sei. Ah, você fulana vai ser a pérola. Ah, você fulana vai ser o número 1, número 2, número 3. Chamar por número é muito antipático eu acho. E chamar por pedra preciosa é colocar um complicador, chame pelo nome. E depois na hora de redigir a entrevista troque o nome por uma pérola pérola Jade diamante, ouro, prata, sei lá. Falante um, falante 2, paciente um, paciente 2, mas isso só na
só na hora de transcrever. A gente vai transcrever com nome, mas aí você vai lá e ah, tudo que for Jane substitua por pérola, aí você faz uma substituição em massa? Isso pode ser feito pelo Word. O Word pode substituir todas as palavras com nome Jane por uma pedra preciosa. Então editar o comando é editar substituir, substituir tudo, Substituir isso por isso. Você pode procurar no YouTube, no Google, Como fazer substituições em massa no Word Aí você pode trocar o nome da pessoa, por pedra preciosa, nome de flor, nome de rocha, é pirita. Fulano de tal é pirita.
o ouro dos tolos. Fulano de tal é Asbesto, o outro é granito, o outro é basaltico. Basaltico Brum, e coisa parecida. É outra recomendação é o tempo. Grupos focais longos costumam cansar, mas isso é história para outro dia. A gente vai falar sobre grupos focais em tempos de pandemia, Tá o número de pessoas, o espaço e Etc, nós fazemos também a transcrição por robô, agora é hora do nosso jabá, o transcrição por robô ajuda você. Nós cobramos um pouquinho caro porque o nosso robô transcreve um pouquinho melhor do que a concorrência. E a diferença entre uma boa transcrição
uma excelente transcrição e uma péssima transcrição está na casa de meio% se a gente erra meio% o cliente fala assim é com alguns problemas mas nada grave deu para, deu para trabalhar. Uma transcrição com 99% de acertos. Olha, estava cheio de probleminha, viu? Ah, mas deu. Uma transcrição com menos de 99%. De acertos. 98. Ah, veio cheio de erro. Ô, louco, que transcrição ruim. É isso que eu vou e transcrição para o robô costuma errar entre 25 e 35%, a gente deu um jeitinho do nosso robô
estar errando entre 15 e 25%. É significativo dez pontos percentuais em transcrição de áudio é significativo, porque uma transcrição de áudio apresenta mais ou menos nove mil a dez mil palavras por hora. Para escrita, então isso quer dizer que dez pontos percentuais a gente está falando de mil erros, então nosso robozinho comete mil erros a menos por hora entre mil e mil e 500 erros por hora transcrita. É bastante, é bastante. Quem corrigiu uma telescrição com mil erros, sabe que é exaustivo, mas esse é o serviço da revisão humana. É por isso que transcrição para o robô é bem mais barato, então esse foi mais um Papo de Transcritor, um bate-papo de transcritor profissional para você que tem alguma simpatia por esse canal. Se você chegou até aqui,
compartilhe, curta e deixe o seu comentário e acione o sininho de notificação, como dizem os youtubers, aqui você vai encontrar só conteúdo de profissionais em relação a transcrição de áudio. Este é um canal só voltado a transcrição de áudio, então, um abraço e até a próxima. A gente se vê no próximo episódio que vai falar sobre grupos focais em tempos de pandemia. Não perca. Tchau.


Transcricoes

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.