Áudio complexo para transcrever: barreiras individuais, situacionais e estruturais
Publicado por Transcricoes em
Áudio complexo para transcrever: barreiras individuais, situacionais e estruturais
O que torna um áudio complexo para transcrever? Desde 2013 transcrevendo, interagindo com clientes e supervisionando e me encantando com o trabalho de outros transcritores, alguns extremamente talentosos, estava pensando em como comunicar ao cliente que devemos cobrar a mais por um áudio mais complexo.
Andei pensando bastante sobre a complexidade do áudio e resolvi encarar o desafio de estruturar meu pensamento.
Talvez você, guerreiro transcritor, possa não concordar comigo da forma como apresentarei o que chamo de barreiras que dificultam a transcrição.
Segue um apanhado de o que pensei.
Origens do áudio complexo para transcrição
A fase de gravação do áudio vai determinar se o material recebido pelo transcritor será um áudio complexo para transcrever ou não.
E dentro da etapa de gravação, o que conspira contra o transcritor? No momento da gravação identifiquei três grupos de barreiras:
1) Barreiras individuais;
2) Barreiras situacionais; e
3) Barreiras estruturais.
Barreiras individuais que influenciam na complexidade do áudio
Estamos tratando da etapa da gravação de um áudio a ser transcrito. Essa é a intenção de quem está gravando um áudio. O cliente tem um alvo específico, é o nome que os policiais usam quando se referem ao investigado em alguma ação.
E as características individuais vao fazer com que uma gravação seja mais fácil ou mais difícil para transcrever.
Características do falante como idade, estado emocional, boa ou má dicção, sotaque estrangeiro, estado de saúde, tudo isso influi na clareza das palavras proferidas. Devido à pandemia do Covid-19 temos recebido audiências para transcrever em que os presentes usavam máscaras, o que dificultou um pouco a transcrição.
Barreiras situacionais que influem na complexidade do áudio
A clareza da fala depende também do consentimento do falante alvo. Quando se trata de gravação oculta a fala é mais relaxada, não existe a preocupação do falante alvo em ser entendido, há domínio de certa informalidade, causando uma fala produzida de acordo com a emoção do momento.
Em gravações consentidas, que chamamos de entrevistas, se ocorrido presencialmente, há a preocupação dos interlocutores em se comunicarem mais perfeitamente possível. Isso favorece a transcrição de áudio.
Em gravações ocultas o falante alvo não pode saber que está sendo gravado. Então a dicção e a emoção (pode ser situação de choro, zanga, briga) faz com que haja sobreposição de falas de forma mais intensa, dicção fica prejudicada.
Barreiras estruturais que influem na complexidade do áudio
Chamo de barreiras estruturais todo evento que torna um áudio complexo. Por exemplo tomemos entrevista feita com gravador defeituoso, isso ocorre em várias gravações de audiências de tribunal. Defeitos de transmissão com truncamentos por mau sinal na internet, ruído, fonte de som, distância inadequada do gravador em relação ao alvo, grupos focais, latidos, ruídos de obras internas ou externas, tráfego pesado, restaurante lotado, barulho de máquina de moedr café ou liquidificadores, tudo conspira para que a fala do alvo seja mais difícil de ser ouvido pelo transcritor. Choro de criança também pode estar incluído em tempos de home office.
Ruídos diversos podem interferir na captação da fala pelo microfone do dispositivo que está gravando. Esses ruídos podem ser latidos insistentes, instabilidades de sinal, tráfego pesado, aeroportos, tudo o que se pensar pode ocorrer em uma entrevista. Até mesmo explosão de bomas ou louça quebrando e bailes funk no vizinho