TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Adaptador 2 P2 Stereo x P2 Stereo
2015-10-08

Adaptador 2 P2 Stereo x P2 Stereo

Posted in: Acessórios Comments are off for this post.

2015-10-08
adaptador 2 p2 stereo x p2 stereo

O que é isso? Por que estamos falando de um Adaptador 2 P2 Stereo x P2? E para que serve isso, ou por que se colocou isso? Por que uma peça de eletrônica de poucos reais tem destaque tamanho que passou a ser merecedor de um post inteiro sobre ele? Calma, saiba mais a seguir. Está nervoso? Vai pescar.

Um simpático contato

Hoje entrou em contato um simpático professor lá do Rio de Janeiro. Ele me enviou dois áudios de duas horas de duração mas estava com dificuldade de enviar o vídeo para transcrição. Pedi a ele mais detalhes do projeto.

Detalhes do projeto

Trata-se de um grupo focal grande com mais de 9 pessoas. A gravação foi feita em dois gravadores de mesma marca e modelo e a sala foi disposta em ‘U’, sendo um gravador colocado na frente e outro atrás dos alunos.

“Muito esperto”, pensei eu. Tomou toda as precauções necessárias. Preparou um recurso backup. Soube já de casos de pesquisadores que perderam a entrevista porque o entrevistado sem querer derramou café em cima do gravador e o áudio ficou irrecuperável.

E o mais grave, amigos, ele perdeu TODAS as entrevistas do gravador. Se fosse coca-cola entenderia, mas café fazer um estrago desses… nunca pensei, mas deveria ser o pesadelo de todo pesquisador, assim andariam com dois gravadores, deixando um em cada canto da mesa.

Desafios do Projeto

Gostei do approach do professor e recepcionei os dois áudios. Mas a gravação apresentava problemas pela acústica da sala, e mais, pelos ventiladores ligados que causavam poluição.

Um agravante, como se tratava de um grupo focal para transcrever, havia a partir de certo momento, sobreposição de falas em excesso. Mais ainda, como estavam muito à vontade para falar do assunto da pesquisa, falavam alto, encobrindo os que falavam baixo.

Duas gravações

Liguei a um velho conhecido que trabalha em estúdio de som. Expus a situação, e ele me fez o favor de fundir os dois áudios, de tal forma que eles se tornassem um só. Mesmo assim, não consegui captar muita coisa.

Resultado

Emergi recentemente de um projeto de transcrição que me causou exaustão de transcritor. A exaustão decorreu exatamente da tentativa não tão bem sucedida de transcrever também um áudio problemático. Sem coragem para enfrentar, informei ao meu cliente que não conseguiria repetir essa proeza, lamentando que nenhuma pessoa da rede aceitaria fazer esse trabalho pois o resultado poderia prejudicar a pesquisa dele.

Seria arriscado ele tirar conclusões em cima da produção de uma transcrição com problemas técnicos insuperáveis, os dados e informações não seriam confiáveis, mesmo que o transcritor se esforçasse ao máximo.

Onde entra o adaptador?

Plug adaptador Stereo 2 P2 x P2
Adaptador Stereo 2 P2 x P2

Este plug adaptador funciona como o benjamim, aquela gabiarrinha que fazemos quando queremos espetar a TV e o Play Station 3 em uma mesma tomada.

Ao você usar três unidades dessa pecinha, você consegue compor 4 saídas para microfones baratinhos. Cada microfone vem com 1,5 de fio e custa baratíssimo.

Ao posicionar os microfones para perto dos entrevistados do grupo focal, amplia o campo de captação de som, aumentando exponencialmente a clareza e a nitidez da captação, portanto da gravação e do arquivo de áudio, tornando muito mais fácil e um pouco mais barata a transcrição.

Agora evitamos pegar áudios ruins, pois além de muito trabalhoso, o cliente ficará frustrado com o resultado. E, principalmente, eu ficaria chateado.

Então, perguntei se haveria outro grupo focal. E como ele disse que sim, perguntei se aceitaria uma sugestão, e ele adorou, pois em certo momento pensou comprar um microfone especial de sala de reunião com viva voz, e tá-tá-tá… que há tempos atrás vi por mais de 1000 reais.

Com três peças desse adaptador (no máximo R$ 5 cada) e mais 4 microfones simples de mesa, de PC, o gravador ganha um raio de captação de pelo menos 3 metros, ao invés dos limitados 1,5 metros do microfone único. O microfone de mesa é o abaixo, custa perto de R$ 25 cada. Somente esse artifício aumenta a área de captação do gravador de 7.0 metros quadrados, para quase 30 metros quadrados oferecendo uma boa cobertura e qualidade.

Microfone para PC
Microfone para PC de mesa

Novos negócios

O professor adorou a solução. Recomendei a ele que experimentasse e simulasse a solução à exaustão até estar seguro do manuseio, montagem e alcance dessa engenhoca. Afinal de contas, acabaria saindo bem mais em conta do que comprar um microfone tridireconal. Acho que ele economiza 1000 reais no equipamento e que ganhará desconto quando vier transcrever com a gente com uma boa gravação.

Conclusão

Os vendedores de equipamentos eletrônicos são ideais para você conversar sobre gravação de áudio. Desde que você dê a sorte de encontrar alguém que esteja presente de corpo e alma em sua profissão. Essas dicas peguei há muito tempo, quando tive um problema semelhante, onde o cliente estava para gastar 1000 reais. A coleta de dados através de captação sonora deve ser feita após exaustivos testes em diversas condições, de forma a conhecer o que o dispositivo tem a oferecer e as suas limitações e, finalmente, as possíveis soluções.

 

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top