5 dicas de como economizar com transcrição de áudio
Estas são as 5 dicas de como economizar com transcrição de áudio que podem realmente ajudar você a economizar dinheiro.
Dica 1 – Como economizar com uma transcrição de áudio tendo uma boa gravação
Uma boa gravação traz para o transcritor profissional melhor produtividade, ele é capaz de produzir 1 hora de áudio em 6-8 horas de trabalho (a cada são geradas 10 mil palavras). Ao ouvir claramente as falas do entrevistado e do pesquisador, o índice de acertos das palavras transcritas fica maior e você terá menos trabalho para conferir a transcrição de áudio.
Dica 2 – Use um bom gravador
Seu celular pode ser um bom gravador, desde que esteja perto o suficiente do entrevistado e do pesquisador. A distância ideal é de um braço esticado no máximo (cerca de 80 centímetros). Se estiver em uma mesa de restaurante, posicione exatamente no centro dos falantes (já tive casos de 5 a 6 pessoas estarem à mesa e quem estava na outra ponta teve a captação de fala bem prejudicada). Uma boa ideia também é ter dois celulares gravando para que possamos receber as duas gravações. Podemos usar o segundo para conferir as falas que eram mais distantes no outro. Você não sabe como isso facilita o nosso trabalho.
Pesquisadores mais experientes chegam a usar quatro gravadores, para ter certeza de que a entrevista sairá boa, e tenho recebido sempre as melhores gravações. Para esses casos, consigo aplicar o menor valor de nossa tabela.
Aliás, ter dois gravadores atuando é bom, já ouvi falar de casos em que um gravador falhou em uma entrevista importante, internacional, onde se aproveitou uma viagem aos EUA para se conseguir uma audiência. O gravador estava com defeito e uma semana depois ou pouco mais, o entrevistado faleceu.
Dica 3 – Gravador mais perto do entrevistado, por favor
Tenha em mente que o que interessa em sua entrevista é a fala do entrevistado e não a sua própria. Portanto, o gravador deve estar mais perto do entrevistado do que perto de você, pois suas perguntas são de seu conhecimento, a resposta do entrevistado, pode ser que não. Então, se o transcritor não conseguir captar algo de sua pergunta, você poderá inferir o que foi perdido. Isso é importante.
Dica 4 – Bata um papo leve antes, mas grave o essencial
Outro dia estava fazendo uma transcrição, e havia um bate-papo inicial entre pesquisador e entrevistado. O papo levou 20 minutos (transcrevi tudo e cobrei) pois o assunto pegou fogo, e achei que foi um gasto desnecessário.
Dicas 5 – Pesquise, peça amostra ou compare os trabalhos, experimente diferentes empresas ou transcritores
Economizar em valor ou economizar o tempo que você leva para revisar um trabalho de transcrição?
Acho legal quando você tem um conjunto de dez entrevistas, pegar as menores e enviar para diferentes empresas. Pelo menos duas ou três. Assim você terá disponível três visões diferentes de três profissionais diferentes.
Muito importante: confira os trabalhos ouvindo o áudio, para ter certeza de que a transcrição está de acordo com áudio. Como revisei centenas e centenas de horas de transcrição, sei que tem transcritores que se dedicam à qualidade e outros nem tanto.
Desconfie de prazos ráidos na entrega, pois é fácil fazer rápido sem revisar. O difícil é entregar um trabalho bem feito. É mais ou menos a diferença entre a sua cunhada cantar e a Elis Regina cantar.
Confira ouvindo o áudio e verifique o trabalho de cada empresa, para depois entregar o restante. Você terá mais elementos para decidir.
Solicite mais dicas respondendo a este e-mail. Caso não desejar receber mais, me informe para que possa retirar seu endereço de nosso cadastro. Se deseja receber outras dicas, envie um e-mail para contato@transcricoes.com.br