TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Transcrever áudio em texto
2016-04-26
transcrever áudio em texto

Quando o assunto é transcrever áudio em texto, a primeira impressão que temos é que se trata de uma atividade fácil. E é fácil se for um áudio considerado fácil, com falas pausadas e sem presença de falas sobrepostas, estando a gravação do áudio de boa qualidade, com falantes próximos uns dos outros.

Não, pode deixar que aqui está bom

Quando percebi que o professor-orientador daquela banca de qualificação estava oferecendo para deixar o gravador mais perto dos falantes (no caso eram 4 professores a arguir o estudante) e o candidato disse “não, pode deixar que aqui está bom”, percebi que a tarefa ia ser árdua. Escutar isso bem nos primeiros 10 segundos da gravação foi triste. Enfim, houve dificuldade em vários momentos de fazer a transcrição de áudio. E quais foram essas dificuldades?

As falas ficam meio embaralhadas e as vozes começam a se parecer. Nessa banca de qualificação em específico houve bastante interação entre todos os professores, o que atrapalhou bastante a sinalização dos falantes. Embora algumas vozes fossem bastante características, em vários momentos ficava em dúvida pois havia a questão da entonação que sofria bastantes oscilações.

Nesses momentos é necessário voltar várias vezes aquele trecho e revisar uma vez mais somente para o reconhecimento correto dos falantes, o que demanda um tempo considerável de trabalho a mais.

Quanto tempo se gasta para transcrever áudio

A depender do áudio, se tiver as seguintes características: áudio límpido e de boa qualidade, dois falantes (entrevistador-entrevistado), ambiente silencioso, sem eco e sem ar condicionado barulhento, gravador posicionado a uma distância de não mais que um metro de cada falantes, conseguimos transcrever para cada hora de áudio:

  1. 180-240 minutos na etapa de transcrição de áudio;
  2. 60-90 minutos na etapa de revisão; e
  3. 40-50 minutos na 2a revisão.

Transcrever áudio em texto

Transcrever áudio em texto depende também de vários softwares. Os policiais usam Audacity para transcrição, e apresentam na transcrição de interceptação telefônica (o famoso grampo) dois formatos de marcação de tempo: o (02:04) representando 2 minutos e 4 segundos e o tradicional [00:02:04] representando os mesmos 2 minutos e quatro segundos. Essa apresentação de tempo permite pular de um lugar para outro do som. Ainda não testei o Audacity, mas tenho colegas que usam ou fazem algum tratamento de som com ele.

Costumo usar o velho e confiável Express Scribe, que tem se mostrado bastante versátil e suficiente.

Outros softwares importantes utilizados para transcrever áudios são: Word (editor de textos), InqScribe (na hora de revisar áudios difíceis), Excel (para apresentar transcrição de áudio em forma de tabelas), e editores de som.

Na hora de fazer sua transcrição de áudio, prefira usar bons fones de ouvido e evite usar a caixinha de som. Um fio PS2-PS2 pode ser utilizado para plugar em uma boa fonte de som (um microsystem). Se seu aparelho for bom, parecerá que a entrevista está sendo realizada na sua frente. Parece uma máquina do tempo.

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top