TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Digitação por voz e transcrição de áudio
2016-03-03
digitação por voz e transcrição de áudio

Digitação por voz e transcrição de áudio.

Digitação por voz e transcrição de áudio? Exatamente. Para isso, basta fazer uma transcrição, calibrar a velocidade de reprodução do Express Scribe e depois ir ditando palavra a palavra falando os elementos de pontuação como “vírgula”, “ponto final”, etc. Descobrimos que o Google Docs disponibiliza a Ferramenta de digitação por voz. Como ela é da Google, ela só funciona com o Chrome.

Alguns erros na digitação por voz.

O recurso de digitação por voz possui em inglês as palavras-chaves para pontuação, o que é uma ótima notícia para professores de inglês ou transcritores que fazem transcrição em inglês. Mas em português não funciona.

A gramática inglesa é respeitada pelo Google e por conta daquelas regras gramaticais, dias da semana, nome de meses, assim como nomes consagrados (obras famosas, alguns nomes de cidades, obra de arte, artistas etc.) acabam aparecendo com letras maiúsculas.

Mesmo assim, para pessoas com severa limitação de movimento nas mãos (seja por tendinite ou até mesmo atrofia muscular e braço enfaixado) esse recurso pode ser extremamente útil.

Outro dia vi uma reportagem na televisão sobre um rapaz que nasceu sem os braços e digitava com uma caneta segurando-a com a boca para teclar.

Também para pessoas com tendinite, essa é uma boa notícia. Pessoas que digitam muito, como escritores, jornalistas, escreventes e outros tantos profissionais poderiam se beneficiar dessa ferramenta.

Digitação por voz e transcrição de áudio.

Isso também possibilita a transcrição por ditado. Outro dia fiquei acamado. Levei o notebook para a cama e continuei trabalhando em uma transcrição sob as cobertas enquanto aguardava a febre passar. Rendeu até bem. Para isso é necessário um bom headphone com um bom microfone e só. Sugerimos a Logitech ou a Microsoft (entrada USB) para fazer os ditados.

Correção automática.

O grande problema na digitação por voz e transcrição de áudio era a pontuação, então criamos um corretor automático e disponibilizamos gratuitamente. Quando você diz ponto final, a palavra que vem após o sinal fica maiúscula (fala-se capitulada). Ponto de interrogação, ponto de exclamação e dois pontos sofrem capitulação na palavra seguinte.

Após reticências, se desejar capitular a palavra seguinte é necessário dizer ‘letra maiúscula’ que a palavra seguinte será maiúscula. Suponha por exemplo que a frase abaixo seja o esperado em um ditado:

Então disseram para mim, “a Sapataria do seu josé é próspera.”

Dite desta forma: “abrir aspas a letra maiúscula sapataria do seu José é próspera ponto final fechar aspas”.

Caso necessite que o artigo “a” seja maiúsculo, dite da seguinte forma: “abrir aspas letra maiúscula a letra maiúscula sapataria do seu José é próspera ponto final fechar aspas”.

Agora e só treinar. Assista ao vídeo abaixo e divirta-se. Leia as instruções da página direcionada.

Segue o link para testar a Digitação por voz do Google Docs.

Segue o link para testar o pontuador automático TRANSCRICOES.Com.Br.

Por hoje é só. Até a próxima, pessoal.

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top