TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Como fazer uma transcrição de áudio atitude
2016-02-10
como fazer uma transcrição

Como fazer uma transcrição de áudio? Transcrever um áudio é mais complicado do que parece. Isso porque a gente não consegue digitar na velocidade que a pessoa fala. Talvez o único profissional que consiga fazer isso é o estenotipista. Ninguém consegue, fora ele, produzir texto tão rápido quanto a fala, a não ser a transcrição automática.

Como fazer uma transcrição de áudio.

Por que é que é complicado fazer uma transcrição de áudio? Se você pegar o áudio de um Jornal Nacional, por exemplo, um programa de jornalismo, enfim, ou ainda um programa de TV que fale sobre história (algum assunto que você goste), talvez não seja muito complicado.

A velocidade da fala.

Uma transcrição de entrevista típica apresenta entre 120 a 180 palavras proferidas por minuto. Para que se tenha uma ideia da dificuldade que é transcrever entrevista, o máximo que digitamos é cerca de 60 palavras por minuto. Um exímio digitador pode digitar até 80 palavras por minuto sem muitos erros. Esse é o primeiro obstáculo.

O cérebro divaga.

Alertamos para o fato de o cérebro ser muito rápido. Muitas vezes digitamos o que entendemos, não o que ouvimos. E esta é a razão pela qual palavras saem invertidas ou ainda há corte de palavras e até mesmo perda de informação no momento da transcrição.

O software de ouvir áudio inadequado.

Ao ouvirmos um áudio, ele tem que ser tocado em um software apropriado. Tome por exemplo o Windows Media Player que ouço muito transcritor tarimbado dizer que usa. “Outros softwares são complicados”, ou “só sei mexer nesse” são justificativas comuns que ouço de vez em quando, quando procuro conversar.

Como fazer uma transcrição de áudio?

Para você fazer uma transcrição de áudio, do que é que você vai precisar?

Passo 1: Com um software adequado (recomendamos Express Scribe, saiba porque), que permita que você controle a velocidade do áudio, assim como volte alguns segundos (entre 1,5 e 2,0 segundos) a cada parada, que “Flutue”, ou seja, você use o Word ou outro editor e tenha comandos na faixa das teclas F1-F12 é o primeiro passo.

Passo 2: Uma boa dose de paciência. Muitas pessoas querem fazer transcrição de alguma palestra espírita ou homilia católica ou pregação muslim, querem fazer um trabalho voluntário e se espantam com a velocidade da transcrição. Realmente, da primeira vez que tentei transcrever sem fazer o download do Software Express Scribe em espanhol, levei 12 horas para fazer uma hora de transcrição, ainda assim com muitos erros.

Passo 3: Preparar alguns atalhos no word (saiba como criar atalhos no Word 2007) para que a cada vez você não precise digitar “P:” e “R:”.

Passo 4: Revisar o seu trabalho ouvindo o áudio a 80% de velocidade.

Passo 5: Revisar o seu trabalho ouvindo o áudio a 130% de velocidade.

Passo 6: Revisar o seu trabalho ouvindo o áudio a 180% de velocidade.

Como fazer uma transcrição de áudio bem feita?

Prestando atenção ao conteúdo, procurar termos desconhecidos na internet, revisar uma, duas, três vezes. Esse é o segredo de uma boa transcrição, e nada mais.

Por hoje é só. Boa semana para todos.

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top