TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Teste de APP para Android de gravação de voz para Moto G com Pato Donald e Jô Soares
2015-12-20
Gravação da voz do Pato Donald

Este teste de APP para Android de gravação de voz para Moto G com Pato Donald e Jô Soares veio a provar que cada ferramenta eletrônica tem sua função específica pra a qual foi projetado.

Gravador de voz

Cada ferramenta deve ser usada adequadamente para a finalidade para que foi projetada. Gravador de voz, em geral, tem um bom desempenho e custa barato, em torno de 200 reais, como o Sony…

Mas algo incomoda as fabricantes de câmeras fotográficas, filmadoras e gravadores de bolso de voz, e esse algo tem sido os smartphones, com suas inúmeras APP’s de gravação de voz, vídeo, etc.

Nosso ramo é transcrição de áudio

Quac quac quac quac
Quac quac quac!

Por que estamos falando de APP’s de gravação de voz para smartphones? Bem, somos diretamente interessados em receber um áudio de boa qualidade, e então resolvemos pesquisar e experimentar alguns desses no Google Play.

Nós testamos com um Motorola ‘G’ modelo XT1033, de 16GB de memória interna, sem cartão. Não tenho ideia quanto à qualidade do microfone, mas tenho notado que as gravações que recebo de iPhones com formato.4ma tem sido ótimas.

Steve Jobs é coisa fina, né. Nada como um Apple para resolver a qualidade de áudio em gravação de entrevista. Recomendo.

Programa do Jô na íntegra

Abaixo segue na íntegra o Programa do Jô, quando ele entrevistou Cláudio Galvão, dublador do Pato Donald no Brasil, de onde extraímos um trecho do áudio.

Metodologia do teste de gravação

O áudio foi gravado por softwares próprios para gravação e tratamento e edição de som. O software utilizado foi o WavePad da NCH Software que produziu o Express Scribe. Esse áudio foi recortado e editado, mas não sofreu tratamento para melhoria de qualidade.

O vídeo abaixo traz o resultado da gravação de áudio para avaliação de qualidade em mesmas condições de volume e distância, produzindo um resultado comparável e reproduzível pelo leitor.

O arquivo de áudio foi tocado várias vezes, sendo que a cada vez a uma distância de 30 cm e a outra a 1 metro da caixa acústica de um minisystem da Panasonic que tem qualidade excepcional de saída de som. Nenhuma equalização foi feita, assim como nenhum tratamento de agudos, graves ou ganho de nível.

Cada software de gravação de voz foi testado nas mesmas condições, às distâncias já descritas. Os áudios totalizaram 20 segundos, sendo repetição das mesmas frases.

Avaliação do Easy Voice Recorder

Avaliamos a versão free, que veio com uma irritante propaganda que fica alardeando que meu Moto ‘G’ pegou vírus e necessita de um antivírus.

O tamanho do arquivo resultante foi de 800KB.

Ele criou uma pasta EasyVoiceRecorder e foi possível localizar rapidamente os áudios.

Avaliação do Smart Voice Recorder

A propaganda irritante na versão free veio, fica piscando um aviso de vírus.

O tamanho do arquivo resultante foi de 600KB.

A pasta SmartVoiceRecorder foi criada.

Avaliação do HD Audio Recorder

Para a minha surpresa, não veio a propaganda irritante com aviso de vírus.

O tamanho do arquivo resultante foi 1.000KB.

Não foi criada uma pasta indicando onde está o áudio, mas tem foi fácil e intuitivo enviar os áudios pelo Gmail, WhatsApp e Skype.

Este software vem com o adicional de economia de espaço com gravação em formato.acc que ocupou em míseros 54KB.

O formato.acc é o pior arquivo que um transcritor pode receber pois pela compressão extrema, acaba por deixar a voz metalizada, e a 1 metro de distância a nitidez sonora cai sensivelmente.

Conclusão

Sem dúvida, entre os três, recomendamos o HD Audio Recorder Pro. :-)) Apesar de não sabermos onde ele acaba guardando seus áudios (não localizei a pasta), a qualidade nos pareceu um pouco superior aos demais.

Apenas recomendamos que quando estiverem gravando, não utilizem o formato.acc com o intuito de economizar espaço, se vocês pensarem em mandar alguém transcrever esse áudio em texto.

Por hoje é só, amigos.

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top