transcrição de áudio e degravação

Olá, pessoal tudo bem? Este é mais um par bonito escritor, de transcritor profissional para você, que se identifica com algumas coisas que não ventilamos aqui no canal acerca do assunto transcrição de áudio a, e principalmente ao público transcricional, vamos dizer assim.

Hoje nós vamos falar sobre inteligência artificial.

 o que está acontecendo hoje? Em termos de ortografia, o Google está transcrevendo melhor do que muitos transcritores que eu já conheci. O Google está acertando mais do que muito transcritor, acertando as palavras. Isso é muito grave, porque daqui a pouco o Google vai começar a querer fazer a pontuação sozinho também.

E isso eu digo pelo seguinte, eu andei lendo algum material e a semana retrasada o jornal El país, da Espanha, informou que o Google está mandando transcrever mais ou menos 0,2% de tudo aquilo que o Google grava quando alguém fala “ok Google fechar”.

E aí se fala por exemplo “Abra a garagem”, ou Abrir” Acenda a Luz”, ou “procure o filme tal”, seja esse filme de qualquer natureza.

Então, quando nós estamos com o aparelho celular ligado, o Google está escutando o que nós estamos falando e uma pequena parte disso vai para transcrição de áudio. Então o Google, hoje, provavelmente deve ser o maior empregador dor de transcritores de audio do mundo.

 e por que isso é importante? Veja, a máquina de reconhecimento de fala do Google, ele precisa ser alimentado, e nada melhor do que os vários linguísticas e transcritores estarem trabalhando e validando os comandos do Google, como é que as pessoas pedem o que, e de que forma.

Então, é necessário um estudo aprofundado tanto em linguística como através da transcrição de áudio ou transcritor de certa forma, ensinar o Google a reconhecer as palavras, os sotaques principalmente, e a forma como nós conversamos quando nós falamos com o computador. E Através disso, somente através da interação com o transcritor e o linguiça é que o Google vai aprender como o brasileiro fala desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte até Pernambuco. Então Passando por São Paulo, Brasília Goiás, Minas Gerais, cada um com o seu sotaque.

 então, tudo isso necessita dessa quebra de sigilo, vamos dizer assim, entre o Google e seus usuários. Na verdade essa quebra de sigilo é assim dois pontos de certa forma sem essa forma de sigilo a coisa não anda. A Apple também admitiu que transcreve uma parte das conversas das gravações realizadas pelo sistema Siri. Então existe aí um certo escândalo em torno do assunto, mas tecnicamente o Google e Apple estão corretíssimos e provavelmente a Microsoft também, ela não se manifestou, mas ela deve estar aí tentando reconhecer a fala dos seus clientes através do cortana, que é o seu mecanismo, seu dispositivo para estar interagindo por voz com o usuário.

O problema é o seguinte, é quando a máquina começar a pontuar, a usar corretamente a pontuação. Então esse momento já está acontecendo, nós não sabemos quando vai acontecer, mas Possivelmente já já está próximo.

Outro dia eu fiquei impressionado porque existe um software, eu não me lembro do nome desse programa, mas quando você toca por exemplo uma música de Laura Pausini, uma cantora Italiana, que fez sucesso no Brasil. Vamos supor que se toque uma das músicas de Laura Pausini, esse software é capaz de tirar a voz da Laura Pausini da gravação e deixando a voz dela bem baixinho, e fica tocando apenas a versão da orquestra. O vocal quase desaparece, e aí o usuário consegue usar aquela gravação para fazer um karaokê com a orquestra original.

Então, a capacidade da Inteligência Artificial e a capacidade computacional do software estão evoluindo de forma exponencial. Então isso pode significar no futuro, para os transcritores, ou desemprego da grande maioria. Uma minoria que está voltada para a qualidade, e não para a produção em massa, deve continuar poder trabalhando em transcrição de áudio atuando como revisor, mas como transcritor os dias estão contados.

Eu não sei quantos dias faltam, mais dia a dia está se aproximando esse momento. Eu não sei se esse evento vai ocorrer daqui a três anos, cinco anos ou 10 anos, mas é apenas uma questão de tempo, tudo o que é Tecnologia em Informática está avançando muito rapidamente e está acontecendo agora neste momento esse desenvolvimento.

Então imagine, pessoal, se um computador consegue tirar o vocal de uma música e deixar aquela orquestra que gravou para o cantor na versão original, e você é capaz de brincar de cantar no karaokê em cima daquela música orquestrada, então você imagine também o impacto que isso tem no mercado de trabalho musical para os músicos.

Tudo o que está ligada ao ser humano, se a pessoa não for extremamente profissional e competente dentro da sua área, a pessoa vai sofrer. E aí, vamos ter um sub emprego dessa pessoa, apenas em tarefas que um robô não seria capaz de fazer, e a maioria das coisas o robô está aprendendo.

Os Robôs estão pelo menos em muitos casos escrevendo melhor do que transcritor humano, acertando as palavras. Então nós estamos chegando em uma Encruzilhada, em que o transcritor que não for capaz de revisar e enfrentar áudios difíceis, terão tempos difíceis também em transcrição de áudio, pois um ser humano não conseguirá competir em velocidade com um robô. Você sabe quando o computador não vai conseguir se dar melhor do que nós, transcritores humanos? É quando nós tivermos a gravação de uma briga, ou então o áudio está ruim, existem ruídos. Nesses casos o robô talvez ainda não consiga transcrever, Principalmente quando tem muita gente falando, muita gente gritando um contra o outro, talvez o robô não consiga transcrever. Então vai sobrar áudios difíceis para o transcritor, áudios fáceis do tipo mamão com açúcar, como o transcritor se refere a áudios fáceis, desaparecer entregue para robôs.

Então, este é o prognóstico que eu deixo para você e este é o recado que eu deixo para você.

E aos jovens que estão entrando no segundo grau, o que nós te amamos de primeiro ano, segundo ano e terceiro ano do ensino médio eu gostaria de deixar um lembrete para os senhores pais, madrinha e madrinhas, tios e tias enfim responsáveis, talvez parentes que chamem os jovens para que estimulem a leitura de seus filhos, estimulem o estudo o espírito investigativo independente. Estimulem também o respeito ao professor em sala de aula. A educação começa em casa, é o pai e a mãe começarem a conscientizar os filhos de que os filhos devem respeitar o professor, devem respeitar o policial, devem respeitar a segurança da escola de, devem respeitar o servente e devem respeitar o inspetor de alunos, enfim nós precisamos começar a criar essa capacidade de relacionamento das Crianças com os adultos e principalmente com a figura da autoridade. Se não ocorrer isso, nós vamos cada vez mais degringolar para uma sociedade em que imagine a seguinte situação:

imagine uma fábrica que só tem robôs trabalhando, e aí tem um ser humano trabalhando e um cachorro. Qual é a função do ser humano? Exclusivamente alimentar o cachorro, para o cachorro vigiar e não deixar nenhum humano invadir a fábrica. E qual é do cachorro? Além de fazer tudo isso se ele não for substituído por um cachorro mecânico, é morder o homem se ele se atrever a tocar em algum botão. Esse é o futuro da automatização proveniente da Inteligência Artificial. Então quem não for muito dedicado ao estudo da sua língua Pátria, ao estudo da Matemática, aos estudos em geral, essa pessoa está lá e ligada ao subemprego.

Então, o que está acontecendo é muito grave.

Você sabe por que é que o McP2: ‘s tem que se preocupar com a inteligência artificial? É porque daqui a pouco vai ter drones entregando os sanduíches na casa do Consumidor. Uma pessoa pode pedir ir no conforto da sua casa para o Google um sanduíche, e aí daqui a pouco tem um drone entregando o sanduíche na residência da pessoa.

Quando o Drone chega na porta da minha casa com a minha encomenda, a minha conta bancária terá sido debitada simplesmente apenas porque eu pedi o sanduíche ao Google por voz, falando alto para o meu celular.

Esse Drone e robótica podem substituir os seres humanos em tarefas como dirigir automóveis, que já está acontecendo, ou ainda fazer entregas por exemplo de pizzas. Então a McP2: ‘s pode estar mudando a sua estratégia de distribuição para sair de pontos comerciais caríssimos, complementando com pontos mais baratos sem a necessidade de drive-thru nessas pequenas unidades.

Um robô poderá substituir então essas pequenas entregas, pequenos drones poderão estar automaticamente entregando mercadorias, sendo que a inteligência artificial poderá cuidar dos pagamentos bancários referentes aos serviços e produtos que são adquiridos em determinados fornecedores já preparados, eliminando o ser humano dessa cadeia produtiva, o que pode se tornar um problema, embora as empresas tenham um maior lucro com relação a contratação de seres humanos.

A Automatização da sociedade também precisa ser olhada com bastante cuidado, pois quando o ser humano se tornar desnecessário, desemprego.

Então as pessoas devem valorizar o seu trabalho, assim como os empresários devem valorizar os seus colaboradores. Na verdade os robôs devem servir aos seres humanos, e devemos estar sempre na Vanguarda do conhecimento para que nós não sejamos superados pela Inteligência Artificial.

Nós, da www.TRANSCRICOES.com.br somos uma organização empresarial com viés socialista, em que valorizamos o associativismo e o cooperativismo que enxergamos como uma alternativa para valorização do trabalhador, que assim pode se organizar em um mecanismo de economia solidária. Portanto este mecanismo é um modo mais suave de conduzir negócios na questão de relacionamento entre uma organização e seus trabalhadores, então somos nós trabalhadores que deveremos nos organizar em um mundo que cada vez mais a tecnologia estará tomando conta, e nós não podemos perder essa batalha para as máquinas.