O que faltou na gravação da JBS

transcrição de áudio e degravação

O que faltou na gravação da JBS: cuidado com a gravação para transcrição de áudio

Olá, tudo bem?

Deixa eu pegar uma bexiga. Esse aqui faça de conta que é o nosso pulmão e ele ficou cheio de ar. E isso aqui é a nossa garganta. Na nossa garganta tem uma estrutura chamada corda vocal, que provoca atrito entre ele e o ar, então sai o quê? Sai a voz, sai o são. Então é mais ou menos assim: ((nhéee))

Ok? Agora, quando eu falo alguma coisa o som se espalha dessa forma, de forma bastante ampla tridimensionalmente, a uma velocidade de 340 metros por segundo.

Agora veja, a partir do momento que eu estou a uma determinada distância do microfone, a captação cai, a captação sonora. E da mesma forma isso acontece com o seu celular, quando você vai gravar, fazer uma gravação escondida.

O icônico caso da transcrição da conversa entre a JBA e o Presidente

Uma clássica gravação escondida que deu errada tecnicamente é a gravação da JBS. Veja, nós notamos claramente que a pessoa foi recebida por alguém, foi pedido que entrasse, fechou-se a porta, nós ouvimos a pessoa andar – tinha uma leve fricção do aparelho gravador com algum tecido – então estava provavelmente no bolso escondido e depois tinha mais algum terno, provavelmente foi terno se o Executivo estava lá conversando com o Presidente, possivelmente um terno, uma jaqueta, alguma coisa assim. Não se vai à presença de uma autoridade sem estar devidamente vestido.

Ou então é o uniforme padrão dos executivos um bom terno, ok? E aí eles se sentaram. Bom. Aí o gravador estava no terno, e provavelmente devia ter uma mesa e depois o outro alvo – a gente chama de alvo – alguém que parecia ser o Presidente, que se concluiu que era o presidente, e a gente ouvia muito pouco do que ele falava porque ele falava naturalmente, é uma conversa informal, ele nem imaginava que estava sendo gravado.

Então às vezes ele entornava a voz, ele se virava, a gente consegue… olha como a coisa, a captação muda de acordo com a nossa posição.

A barreira física à vibração do ar atrapalha uma gravação

E como o som propaga-se tridimensionalmente, às vezes se você tem uma barreira, a captação do microfone também sofre essa influência dessa barreira. Às vezes pode ser um tecido, ou às vezes pode ser o próprio corpo.

Dicas para fazer uma gravação oculta

Então eu vou passar algumas dicas de como preparar o seu celular para gravar uma conversa oculta.

Então vamos lá? O seu app aqui do celular, primeiro ele vai perguntar o seguinte: “qual é a qualidade que você quer gravar?”, aí você fala: “Olha, eu quero gravar normal”.

Escolha MP3, “eu quero gravar em arquivo MP3”. Acabou, ele vai te economizar memória, aí você pode gravar tranquilamente em qualidade alta quando oferece três alternativas de gravação: qualidade alta, média e baixa, ele vai por definição estar na qualidade média. Já coloque em alta.

A questão da memória: 60 minutos de áudio ocupam 120 MB, 10 minutos de vídeo ocupam 1 GB

Se ele tiver cinco, ele já vai estar em média, então coloque na segunda mais alta se você tiver dúvida. Se você colocar na qualidade mais alta também não vai ter tanta diferença a ocupar a memória.

Mas então você também tem que ver se tem bastante memória. 1 gigabyte de memória, 500 megabytes de memória é mais do que suficiente para você gravar algumas horas de áudio, ok? Agora, se for vídeo, aí não. Aí o vídeo ocupa bem mais, 10 minutos ocupam um gigabyte, vamos dizer assim. Então não vale a pena gravações em vídeo, é realmente gravação de áudio mesmo.

E aí você tem que descobrir se a sua tela está travada, se de repente se você tocar, ele não vai desativar o seu app. Ok?

Então São essas as configurações básicas.

Microfone frontal ou traseiro? Qual ativar?

Agora, o seu app também vai perguntar se é para usar o microfone frontal aqui, que o do telefone, ou o microfone traseiro. O microfone traseiro é esse aqui, da parte de trás do celular.

Então de repente você fala: “não, eu quero que seja no microfone traseiro “.

Aí você coloca no seu bolso, o seu microfone traseiro está grudado no seu corpo, e aí você põe um terno ou alguma coisa assim para disfarçar o celular, pronto. Você entendeu?

Aí a vibração que a minha voz está produzindo não vai chegar no microfone, porque o meu microfone, Além de estar do lado contrário, tem o meu corpo atrapalhando e tem alguma coisa por cima que está pressionando o meu celular contra o meu corpo.

Então se você vai fazer uma gravação, o microfone tem que estar o quê? O mais livre possível, para captar o quê? A vibração do ar.

E isso é o som, vibração do ar. Isso é gravação. O microfone captar a vibração do ar. Se você impede de alguma forma física, por exemplo guarda dentro da bolsa – as mulheres – guardam dentro da e aí está andando de braço dado com o inimigo entre aspas, o alvo entre aspas, às vezes certo andando de braço dado e aí a bolsa fica do outro lado.

Você Percebe? A distância também influencia.

Não é à toa que quando a gente vai usar o selfie, a gente faz assim, 80 cm mais ou menos tem o comprimento do seu braço. Então você está fazendo uma selfie, ele está usando o quê? O microfone frontal. Se você está acompanhando um avião, a decolagem de um avião, ele está usando o quê? O microfone traseiro.

Tudo isso tem que ser definido na App, na hora que iniciar a gravação, está ok?

Claro, aí a gente recomenda o quê? Você treinar bastante antes de você começar a gravação. E é isso que faltou naquela gravação da JBS. O executivo estava tão preocupado com o bilhões, que se esqueceu de cuidar de um pequeno detalhe técnico, que era o que? Qual que é a qualidade do som. Ele testou? Provavelmente não testou, não teve tempo.

E aí a Polícia Federal levou semanas para tentar entender alguma coisa. Fez tratamento de som, fez não sei o quê, eu acho que eles usam um software chamado Forge, FORGE ((enfatizou)). Eu acho que era isso, é da Sony, que custa caro, não é baratinho não.

E a gente, como transcritor de áudio, não tem todos os recursos e nem o tempo que a Polícia Federal tem para fazer a degravação de várias coisas. Ou degravação ou transcrição de áudio.

Os cuidados mínimos devem ser tomados na gravação oculta

então, quando você for fazer uma escuta clandestina, uma gravação clandestina, tome no mínimo esses cuidados.

E se você vai andar com alguém do lado, e você está querendo gravar, se você vai usar o microfone posterior, faz assim de ponta-cabeça, porque senão o cara vai ficar intrigado: abrir espaços, por que é andando desse jeito?”, ele vai ver a câmerazinha e atrás da câmera tem o microfone, então vai deixá-lo intrigado. Então, bota de ponta-cabeça.

Isso não vai afetar na qualidade da gravação.

Tente isolar a tela do smartphone do seu corpo para não desligar acidentalmente o APP gravador

Tenha também certeza de que você tem alguma coisa impedindo que isso aqui entre em contato com o seu corpo, alguma coisa de porta documento de plástico ou, ou coisa parecida. Ou então por dentro também uma camiseta, qualquer coisa.

Ou então você pega e grava com o frontal para não ter perigo, ok? Mas aí também tenha o cuidado, porque às vezes está funcionando, o que é que acontece? A luzinha fica acesa, e a luzinha também é denunciadora. Aqui, olha. De repente você faz algum movimento, aí o cara fala: “Opa”, se a pessoa estiver… se o seu alvo estiver esperto, ele vai estar te observando, não é bobo.

Não coloque o gravador na bolsa para fazer a escuta

E de repente você vai colocar na bolsa, a bolsa é o pior lugar porque está cheio de… de repente tem carteira, tem batom, tem o estojinho de maquiagem, tem algum remedinho ou lencinho, álcool, que mais que mulher carrega na bolsa? É bastante coisa, não é? ((acha graça))

Então fica aquele monte de coisa e o celular fica dançando lá dentro da bolsa, às vezes tapa e às vezes não. E se você está andando, tudo aquilo lá também cria atrito dentro da bolsa, e isso é registrado por que ele está pertinho, é como se a gente estivesse lá dentro da bolsa escutando a conversa de vocês. E aí, como a bolsa está fechada, a gente fica no ambiente abafado e a gente não escuta quase nada. E ainda você põe a sua bolsa aqui desse lado, aí está aqui o gravador. E você vai dar… você vai estar de braço dado com o alvo, aí olha só a distância daqui até alvo, já dá mais de 80 cm. Com tudo abafado – tudo abafado – aí não vai ter gravação que preste.

E normalmente você vai estar andando aonde? Em local silencioso? Se você está andando, você está na rua, e aí tem todo o barulho da rua também.

Está ok? Basicamente eram essas as dicas para leigos com relação a gravação com celular

Conclusão sobre gravação oculta para transcrever

E veja, você não tem obrigação de saber disso. Ou seja, o moço lá da JBS é um executivo riquíssimo, espertíssimo e inteligente. Eu não estou xingando ninguém de burro não, eu estou falando assim, que ele ignorava as boas práticas de gravação no celular, porque não tinha nem um vídeo que nem esse aqui na internet explicando essas coisas, ok?

E para a gente que é transcritor, o que interessa é o quê? O som Limpo para a gente poder trabalhar.

Para poder trabalhar e cobrar o preço justo, se estiver muito difícil, a gente vai procurar um pouco mais caro sim, porque às vezes se leva, como a polícia federal levou quase um mês, eu acho, para fazer a transcrição daquela gravação, a gente não tem um mês para gastar numa gravação de 20 minutos, a gente tem no máximo uma tarde, e numa tarde não dá para fazer muita coisa, tá bom?

Então é isso aí, pessoal. Até a próxima.

 

Links referentes à série curso de transcrição de áudio

Saiba mais sobre as Regras de Transcrição de Áudio

www.transcricoes.com.br

www.transcritores.com.br

01 Como fazer uma transcrição de áudio

de qualidade

02 Quais são os tipos de transcrição de áudio

03 Medindo a sua produtividade em transcrição de áudio

04 Processo seletivo para transcritor de áudio

05 Software de transcrição por ditado

06 O que faltou na gravação da JBS << você está aqui

07 Uso de… em transcrição de áudio

08 Os comentários do transcritor em uma transcrição de áudio

09 Como apresentar uma incompreensão em transcrição de áudio