TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Valor da transcrição de áudio
2015-12-07

Valor da transcrição de áudio

Posted in: Transcrição de áudio para texto Comments are off for this post.

2015-12-07
Valor da Transcrição de Áudio

Qual é o valor da transcrição de áudio? “Vale quanto pesa”, diriam nos anos 1950. Para o pessoal que queria o Lula e a Dilma fora do poder, “aquela” transcrição de áudio do “Bessias” levando um certo documento valeu ouro.

Quem é o transcritor?

O transcritor de áudio apresenta algumas características importantes que não devem passar desapercebidas: bons conhecimentos gerais, ter domínio da gramática e rapidamente compreender o conteúdo do discurso que está sendo produzido. Isso quer dizer que não existem transcritores especializados em todas as áreas, isso é improvável.

Diferentes situações como desgravações telefônicas (existe um padrão específico para as gravações telefônicas investigativas da Polícia), desgravações de audiências públicas ou judiciárias, tratar de saúde pública ou educação ou sociologia ou música ou administração de empresas ou economia ou sociologia em trabalhos de transcrição de textos do português arcaico apresentam características específicas e exigências específicas.

Um transcritor de alta produtividade produz entre 40-60 minutos de áudio transcrito por dia, a depender da qualidade do áudio (esse parâmetro inclui distância do gravador, número de entrevistados, ambiente em que ocorre a gravação, sotaque, prosórdia e tantos outros).

Uma pessoa não treinada pode produzir 15-20 minutos por dia de trabalho.

A depender da dificuldade apresentada pelo áudio, pode-se levar um dia inteiro para transcrever 10 minutos (áudios de gravadores ocultos normalmente apresentam péssima qualidade, por exemplo áudios de câmeras de elevador ou de segurança em corredores). 

Qualidade dos áudios

De modo geral, a qualidade do áudio influencia enormemente no tempo necessário à transcrição de uma entrevista. Cada hora-áudio de uma gravação com boa qualidade requer 6-8 horas de trabalho; média qualidade 10-12 horas e baixa qualidade dependendo pode precisar de 36 horas de trabalho. Assim, procuramos cobrar a partir de uma diária de transcritor por hora-áudio (a diária do transcritor é de 8 horas de trabalho).

Muitos sites dizem cobrar menos, mas provavelmente entregarão transcrições com menor qualidade (acerto de palavras) pois é necessário tempo, calma e paciência para se obter um bom trabalho de transcrição, além de capricho na digitação e na sinalização. Assim, calculamos a diária do profissional. Constatamos que alta produtividade em número de horas-dia reduz o nível de qualidade do material produzido, decorrente do desgaste de horas de audição contínua.

Áudios de baixa qualidade requerem voltar repetidas vezes do mesmo trecho para compreensão, o quantas vezes for necessário para apresentar uma boa hipótese de escuta.

 

Ótima/boa qualidade Média qualidade Baixa qualidade
Ambiente Sala de escritório ou residência Sala de aula Lanchonete / café / refeitório
Ruídos Ausente Ventiladores / ar-condicionado Ruído de pedreiro trabalhando / máquinas / passagem de motocicletas / passagem de autos
Falantes (inclui pesquisador) 2-3 pessoas 4-5 pessoas Acima de 5 pessoas
Distância do aparelho do falante Menos de 1 metros Entre 1 a 2 metros Acima de 2 metros
Palavras produzidas 8-9 mil / hora-áudio 9-10 mil / hora-áudio 10 mil + / hora-áudio
Tipo de entrevista Estruturada / semiestruturada Semiestruturada / fala mais livre Sala de aula / grupo / discussões em grupo
Sobreposição de vozes Baixa Moderada Alta

O valor da transcrição de áudio

O exemplo abaixo e um orçamento com um áudio de boa qualidade, um áudio de média e um áudio de baixa qualidade, dentro do que é possível se executar.

 

Identificação do Áudio (para rastreio)  Taxa Adm Valor p/ hora  Minutos  Valor R$
999901 Audio ótima/boa qualidade (60 min)  3,50 1 diária 60,0 Consulte
999902 Audio média qualidade (60 min)  3,50 1,5 diárias 60,0 Consulte
999903 Áudio baixa qualidade (60 min)  3,50 2-4 diárias 60,0 Consulte
Total Geral  10,50 180,0

O exemplo acima apresenta as diárias de um transcritor para uma média de 60 minutos de áudio, portanto o áudio de boa qualidade é cobrado uma diária; o de média qualidade 1,5 diária; e de baixa qualidade 2-4 diárias. Não existe milagre nesse trabalho, abaixo disso se torna proibitivo trabalhar com seriedade.

Nosso principal benefício é uma transcrição correta em pelo menos 99% das palavras.

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top