TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Transcrição automática de músicas
2016-01-08

A transcrição automática de músicas deve ser um assunto recorrente entre os músicos tanto quanto a transcrição automática de áudios. Mas em ambos a dificuldade é a mesma, a sobreposição de vozes. É possível entretanto cantarolar e o aplicativo reconhecer notas. Eu testei e gostei. Recomendo.

Como sou desafinado, as notas saíram erradas, mas ao tocar uma flauta doce e um violão (minha filha toca) o software reconheceu as notas e seus tempos. Depois é só trabalhar na partitura eletronicamente.

Software de transcrição automática de músicas e os de reconhecimento de fala, uma comparação.

Volta e meia recebo pedidos de transcrição de músicas. Mas não as letras, e sim, a partitura de uma música. São atividades semelhantes, requerem ouvido bom, às vezes musical, muito bem treinado. Na maioria dos contatos que tenho feito, as pessoas esperam que o software de transcrição de áudio ou de música faça exatamente o que o ouvido humano fez com inteligência. Ocorre que a transcrição automática de música já existe.

O que o ouvido humano faz?

Ele capta os sons do ambiente. O cérebro decodifica esse som que tem uma mensagem. Identifica as vozes, seus timbres, procura separar palavras quando há sobreposição de vozes, separa termos estrangeiros e estrangeirismos e até mesmo está pronto para interpretar neologismos. Falar “ap”, pode ser “up”, “app” ou “ap”, mesmo. Então, de acordo com o contexto, transcreve-se o que se julgou ouvir. É um julgamento que ocorre em frações de segundos.

Reconhecemos sotaques, reconhecemos que sobrenomes estrangeiros podem ter semelhança fonética com palavras em português, e essas características muito ricas da comunicação humana são intrínsecas às dezenas de milhares de horas que passamos ouvindo, registrando e internalizando nossa língua materna, desde que nascemos até o dia presente.

Uma banda de rock é equivalente a um grupo focal.

Imagino como é o processo de transcrição musical. Primeiro, define-se qual instrumento se quer ter a notação transcrita, e o ouvido começa a selecionar aquela determinada voz de um instrumento, por exemplo, o contrabaixo. Depois, vem a separação de uma guitarra, por exemplo. E, finalmente, o vocal e a bateria, às vezes o teclado. E está aí o processo de transcrição de músicas.

APP de notação musical.

Esses dias, vi a dúvida de um leitor de nosso blog, que perguntou se existia um programa que transcreve músicas. Isso porque ela acessou um vídeo falando sobre software de transcrição automática de fala. Era uma pergunta interessante e vejam o vídeo que encontrei.

Um software de transcrição musical bem interessante que permite o registro em partitura de uma música que pode estar sendo cantada ou assoviada, já está disponível. Esse aplicativo de transcrições musicais chama-se ScoreCleaner Notes, que faz do seu iPhone um gravador de músicas que transcreve o som em partitura.

Confiram o vídeo, é muito, muito interessante. Mais ou menos ele diz que inspiração não tem hora, e alguém começa a cantar no chuveiro. Liga o aplicativo de transcrição musical e pronto.

Avaliação do aplicativo que faz transcrição automática do que se canta ou toca.

Não espere que ele transcreva o que a sua banda de rock preferida tocou, porque não se trata de magia, mas ele registra uma voz de cada vez. Outros recursos são disponibilizados. O ScoreCloud Studio é um ótimo software para você fazer um download e criar partituras ou cantarolando no microfone (tem que ser afinado) ou tocando um teclado ligado ao USB, ou ainda tocando no seu próprio teclado de computador. Divertido. Descobri que canto mal, pois muitos tons ele entendeu como semi-tons.

A transcrição automática de músicas, assim como a transcrever automaticamente a fala só funciona quando existe um falante de boa dicção e/ou uma gravação com qualidade cristalina.

Links sobre transcrição automática de música.

Aplicativo de transcrição de música iPhone por nem um dólar.

Aplicativo de transcrição musical para PC

Por hoje é só, até a próxima.

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top