TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Transcrições da Rede Globo
2014-11-08

Transcrições da Rede Globo

Posted in: Globo, Transcrição de áudio para texto Comments are off for this post.

Transcrições da Rede Globo como fazer transcrição de áudio

Como são feitas as transcrições da Rede Globo?

Como a Rede Globo Faz Transcrições
Transcrição de telefonemas

Esta foi uma pergunta que me fizeram outro dia em um e-mail pois a pessoa queria trabalhar dessa forma e imaginou que existia um programa que fizesse isso.

Casualmente, duas semanas antes do ocorrido, havia entrado em contato comigo um pessoal de uma emissora de TV. Eles também estavam procurando um programa que fizesse transcrição automática.

Descobri que para programas produzidos de acordo com a Lei 10.098 (veja link).

Produção de legendagem automática

Existem duas formas de produção. A produção de legendas automáticas como o que o Youtube tem.

Outra forma é utilizar software de transcrição de áudio em que os repórteres tem suas vozes gravadas e o vocabulário do software é aumentado catalogando-se as palavras desconhecidas. Assim, com o passar do tempo, o software “aprende” o vocabulário e as características de fala de cada um. Desta forma podem ser produzidas legendas com grau satisfatório de acertos. Os softwares específicos para isso são caros.

Treinar software, o que significa? É ler uma série de textos que o software tem arquivado. O software vai reconhecendo a dicção e a voz da pessoa. Essa fase é manual e leva no mínimo duas horas.

Essa forma de trabalho só vale para pessoas que falam muito dentro da emissora. Falam de acordo com determinada gramática, têm dicção perfeita e o software já devidamente treinado.

Produção de transcrição de áudio

Tudo o que descrevemos acima leva em conta uma estrutura formal bem característica, a estrutura editorial de um jornal. Dicção perfeita, estruturada, sem sobreposição de fala, com áudio de qualidade impecável, cristalina e clara.

Produção de transcrições da Rede Globo

Já um telefonema, uma interceptação telefônica – o popularmente conhecido grampo telefônico – contém normalmente gravações com baixa qualidade, pessoas falando de forma desestruturada. O que acontece?

Não é viável treinar o software por duas horas com a pessoa para produzir poucos segundos de reportagem, como, por exemplo, um criminoso (normalmente são interceptações da polícia ou alguma denúncia).

Aí não tem jeito, será necessário entrar um transcritor esforçado que produza as transcrições da Rede Globo.

Produzidas as transcrições de áudio (normalmente trechos são escolhidos antes), o material e editado e publicado.

É assim que se produzem as transcrições da Rede Globo e a maioria das emissoras de TV hoje no Brasil.

Top