TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Transcrição fonética 13
2014-04-22
Transcrição fonética download de normas

Transcrição fonética.

Transcrição fonética, que bicho é esse? Foi um contato interessante que tive com transcrição fonética, quando um cliente em potencial me abordou se nós saberíamos dizer como se escreveria desiderativo. Estou neste momento revisando todos os artigos sobre transcrição de áudio que temos, e esta matéria continua atualizada (23/02/2016).

Desiderativo.

Lápis Azul Transcrição FonéticaQuando recebemos uma consulta via Skype sobre como é a transcrição fonética da palavra “desiderativo”, fiquei perdido. Primeiro, o que é desiderativo? E, segundo, o que é Transcrição Fonética? Felizmente havia lido algo a respeito de fonética no livro de Regina Célia Pagliuchi da Silveira, Estudos de Fonética do Idioma Português, da Editora Cortez. Fui “curiar” um pouco e gostei do que vi.

O que é transcrição fonética? 

As diferenças de pronúncia em cada língua, ou ainda na língua portuguesa, em macrorregiões como Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Macau (China), Goa (Índia), entre outros locais onde o português é falado como segunda língua, faz da transcrição fonética um desafio.

A forma diferente até mesmo regionalistas, em diferentes Estados e diferentes regiões, enfim, os sotaques assim como as diferentes formas como proferimos os fonemas referentes aos diferentes alfabetos levou à criação do Alfabeto Fonético Internacional (AFI).

O AFI foi criado pela Associação Internacional de Fonética em 1888. A última atualização de que temos notícia, segundo o Instituto Camões, foi em 1996.

Mesmo no Brasil, a fonética apresenta diferenças entre Estados e, mais ainda, diferenças dentro dos próprios Estados. Às vezes ocorre um “erre” mais afastado, ou a supressão de ‘S’, como no caso dos paulistas ou ainda um ‘S’ mais puxado para ‘CH’ no Rio de Janeiro.

Prosseguindo as pesquisas, porque fiquei interessado no assunto, pensei que comercialmente pudesse nos trazer um diferencial no mercado de transcrição de áudio. Além de ser um público-alvo muito específico e limitado, seríamos o menos especializado de todos os sites sobre o assunto.

O assunto se mostrou tão complexo que eu desisti, porque o que eu transcrevesse foneticamente só valeria para a microrregião de São Paulo, capital e proximidades. Não valeria sequer para Ribeirão Preto ou Rio de Janeiro ou Brasília ou Salvador, seria uma transcrição muito específica e peculiar.

Abaixo deixo dois links bem bacanas para quem estuda o assunto.

Instituto Camões – Trata-se de um site muito bacana. O único porém é que a pronúncia é de Portugal.

Link: http://cvc.instituto-camoes.pt/ (clique ou copie no seu browser)

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., abreviadamente designado por Camões, I. P., é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio, que prossegue atribuições do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) sob superintendência e tutela do respetivo ministro.

Portal da Língua Portuguesa – Tem um dicionário fonético fantástico que leva em conta algumas regiões.

O Portal da Língua Portuguesa é um repositório organizado de recursos linguísticos. Pretende ser orientado tanto para o público em geral como para a comunidade científica, servindo de apoio a quem trabalha com a língua portuguesa e a todos os que têm interesse ou dúvidas sobre o seu funcionamento. Todo o conteúdo do Portal é de livre acesso e está em constante desenvolvimento.

Link: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/  (clique ou copie no seu browser)

A tempo, segundo o dicionário, a palavra desiderativo se representa foneticamente como? Assim: de.z’i.de.tʃˈi.vʊ

E o significado? Ainda não pesquisei. Deixo isso para o amado leitor.

ATUALIZAÇÃO DE 22/11/2014

Segue um link para baixar um documento sobre transcrição fonética que achei muito interessante. Normas para transcrição fonética

Por hoje é só, amigos.

Até a próxima postagem.

contato@transcricoes.com.br

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top