Transcrição de áudio para pós-graduação

Transcrição de áudio para pós-graduação, mantendo foco no público acadêmico. Essa é a nossa especialidade e nos orgulhamos disso.

Transcrição de áudio para pós-graduação

O grande mercado da transcrição de áudio é o Governo (assembleias, câmaras municipais e tribunais) seguido do empresarial (pesquisas de marketing e convenções), o jurídico (advogados particulares) e o acadêmico. Este último é segmentado em diversas demandas institucionais (fundações) ou particulares (acadêmicos que conseguiram o não um financiamento à sua pesquisa). Finalmente, temos os particulares. Pelo menos é essa a ordem de grandeza que temos atendido clientes em nosso site.

Transcrição de áudio para cada público tem características determinadas. O jurídico tem um jargão próprio que pode ser assimilado com a repetição. Todos os outros têm as suas especificidades, mas a transcrição acadêmica tem um desafio peculiar. É a falta de familiaridade do transcritor com palavras mais difíceis ou situações um pouco mais desafiadoras, pois os acadêmicos às vezes não tem técnica apurada de gravação de áudio, comprimindo os arquivos em excesso ou ainda sem se valer da distância adequada entre o(s) falante(s) e o gravador(es).

O desafio se torna maior quando entra a parte técnica. Palavras mais difíceis, ou técnicas mesmo, que exigem um conhecimento maior de quem está transcrevendo. A gramática e a ortografia corretas também se tornam mais necessariamente mais presentes.

Muitas vezes pode parecer simples passar para a tela do computador o que foi falado, mas isso depende basicamente da qualidade do áudio (sem ruídos) assim como da dinâmica da entrevista (se há muita sobreposição nas falas) e se há presentes mais que duas pessoas.

Em trabalhos que envolvem entrevistas grupais, a identificação dos falantes muitas vezes não é feita como deveria e exige-se que se coloquem nomes. Enquanto são até quatro participantes, ainda é possível identificar com tranquilidade. Mas quando são mais de quatro, todos do mesmo sexo, em diferentes distâncias do gravador, a operação se torna mais complicada.

Enfim, são os ossos do ofício de quem escolhe trabalhar especificamente com esse público, mas há recompensas se houver interesse pelos assuntos tratados em cada pesquisa. Isso exige um perfil especial de profissional, alguém que se diferencia justamente por ser generalista.