TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Transcrição de áudio Dilma Lula
2016-03-17
Transcrição de áudio do telefonema Dilma e Lula tchau querida

Transcrição de áudio Dilma Lula.

Transcrição de áudio Dilma Lula tem por objetivo mostrar a diferença de estilo entre diferentes empresas de transcrição. Como as transcrições da Rede Globo tem um cunho mais jornalístico, elas diferem da nossa apresentação.

Para tanto, apresentamos a extração do áudio da reportagem:

Reportagem que deu origem à Transcrição de áudio Dilma Lula, de 16/03/2016.

Leilane: E eu vou falar direto com a Cristiana Lobo, em Brasília. Cristiana, quando a gente pensa que nada mais vai acontecer, as notícias continuam.

Cristiana: Continuam. E uma suplantando a outra, né, Leilane. Porque a presidente Dilma deu uma entrevista hoje para anunciar aí a nomeação do ex-presidente Lula, notícia que havia sido vazada por parlamentares do PT – o líder do PT e o líder do governo – e agora vem essa notícia, que é gravíssima para a situação da… do presi… do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, porque há aí um objetivo, segundo os investigadores, de mostrar o ato de nomeação caso haja algum problema, ou seja, como disse o Marcelo Cosme, se houver algum problema, alguma ação, alguma fase da Polícia Federal de busca e apreensão ou de… de prisão temporária, no caso, neste caso de prisão temporária, ele teria esse argumento de dizer que ele não mais responde ao foro de Curitiba e sim ao foro do Supremo Tribunal Federal. Agora, a questão que está colocada neste momento é a seguinte, o foro privilegiado, ele existe a partir do momento da publicação no Diário Oficial da União desta nomeação. Então nós não sabemos agora se a publicação do Diário Oficial extra que estava prometido para hoje, essa publicação extra está prometida para hoje já foi feita ou não, e qual vai ser o encaminhamento porque mais cedo o próprio Marcelo Cosme apurou lá em Curitiba e nos informou que o juiz Sérgio Moro estava dando a ordem para os investigadores da 24a. Operação Lava Jato para que eles encerrassem, colocassem um ponto final nas investigações, caso eh… no momento em que fosse oficializada a nomeação do ex-presidente Lula. Então, os investigadores já estavam preparando caixas de documentos para remeter para cá para o Supremo Tribunal, para a Procuradoria-Geral da República e Supremo Tribunal Federal. Então agora esta é uma notícia realmente eh… bombástica e vamos ver como vai ser a reação do governo, e do próprio ex-presidente Lula, porque é um grampo, um grampo com…

Leilane: Cris…

Cristiana: … autorização judicial… hm?

Leilane: Cristiana, desculpa. Eu vou te interromper, porque nós vamos mostrar agora, exibir aqui na Globo News, é em primeira mão, o áudio dessa gravação que o Marcelo Cosme mostrou a transcrição. Agora nós vamos entrar, você vai ouvir exatamente esse diálogo que o Marcelo Cosme acabou de mostrar.

Transcrição de áudio Dilma Lula.

Participantes:

P: Presidente Dilma Rousseff

R: Ex-presidente Lula


  • P: Alô.
  • R: Alô.
  • P: Lula, deixa eu…
  • R: Fala, querida.
  • P: … te falar uma coisa?
  • R: Ahm.
  • P: Seguinte, eu estou mandando o Bessias, junto com o papel para a gente ter ele…
  • R: Ahm.
  • P: … e só use em caso de necessidade, que é o termo de posse.
  • R: Aham.
  • P: Tá?
  • R: Ah, tá bom. Tá bom.
  • P: Só isso.
  • R: Ao mesmo…
  • P: Você espera aí…
  • R: Ah, tá bom.
  • P: … que ele está indo aí.
  • R: Tá bom. Estou aqui. Fico aguardando.
  • P: Tá?
  • R: Tá bom.
  • P: Tchau.
  • R: Tchau, querida. ((silêncio)) Então é aquilo…

Leilane: Bom… Então você acaba de ouvir eh… o áudio gravado desse telefonema que foi trocado, que foi eh… gravado pela Polícia Federal. ((suspiro)) Vamos ouvir mais uma vez, é um telefonema gravado pela Polícia Federal, hoje pela manhã.

((repete o áudio do grampo telefônico))


Transcrição de áudio Dilma Lula versão Rede Globo:

Conversa com Dilma
Dilma: Alô
Lula: Alô
Dilma: Lula, deixa eu te falar uma coisa.
Lula: Fala, querida. Ahn
Dilma: Seguinte, eu tô mandando o ‘Bessias’ junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?!
Lula:  Uhum. Tá bom, tá bom.
Dilma: Só isso, você espera aí que ele tá indo aí.
Lula: Tá bom, eu tô aqui, fico aguardando.
Dilma: Tá?!
Lula: Tá bom.
Dilma: Tchau.
Lula: Tchau querida.


Leilane: Repetindo então, um diálogo entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva a respeito do papel com o termo de posse, gravação essa feita pela Polícia Federal que acaba de ser divulgada, porque o juiz Sérgio Moro acaba de derrubar o sigilo da Operação Lava Jato. Bom, Cristiana, é o que você diz. São informações surpreendentes que não param de surgir, e que colocam numa situação constrangedora – é o mínimo que a gente pode dizer –, toda essa decisão aí, tomada, de transformar o ex-presidente Lula em Ministro-chefe da Casa Civil.

Cristiana: Olha Leilane, me ocorre aqui nesse instante que essa pergunta, sobre o interessante de dar prerrogativa de foro ao ex-presidente, se não era um problema, um… uma questão eh… para a presidente Dilma Rousseff na entrevista que a gente vai falar dela daqui a pouco, e a presidente disse que “não, que isso era coisa da oposição, que a oposição que estava”… e ela fez até um questionamento dizendo, “Então a oposição acha que o… a Suprema Corte Brasileira não teria as condições de investigar, punir ou absolver?” – quer dizer, ela transformou isso numa… num ataque à oposição quando ela agora eh… mostra que à nomeação teve-se o interessante de… de se prevenir contra… uma ação da Polícia Federal que pudesse prender o ex-presidente Lula.

Leilane: É. Exatamente. O que está em questão não é a capacidade do Supremo, que todo mundo eh… reconhece e admira. É o tempo de ação, que no Supremo é diferente do tempo de ação da Lava Jato.

Leia mais sobre o assunto direto na fonte:

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/03/pf-libera-documento-que-mostra-ligacao-entre-lula-e-dilma.html

 

Nossa opinião sobre o Tchau Querida

Vi a bolsa subir, o dólar cair. Difícil entender se é porque desta vez o mercado entende que o governo Dilma afunde de vez ou se é porque a presença “dele” venha a emprestar sua descomunal força política e capacidade de articulação em prol da governabilidade de crise política sem precedentes.

O diálogo do telefonema revela um suspeitoso: “Seguinte, eu tô mandando o ‘Bessias’ junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?!”, mas esse seria um erro que foi habilmente usado pela oposição. Cabe informar a nossa versão, “Seguinte, eu estou mandando o Bessias, junto com o papel para a gente ter ele […] e só use em caso de necessidade, que é o termo de posse.”

A nossa observação fica no verbo usar, onde a Globo entendeu “usa“, enquanto nós entendemos “use“, ambos caracterizando sugestão. Um mero detalhe, mas que poderia ser importante. Discordamos também do uso de meia aspas para designar Bessias, mesmo que seja apelido de alguém.

Localize alguns erros que deixei na transcrição e ganhe um ponto conosco: contato@transcricoes.com.br

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.

3 thoughts on “Transcrição de áudio Dilma Lula

  1. Trata-se de uma conversa por telefone, informal. Mas a diferença é fundamental entre “use” e “usa”, devido à intenção do significado de uma pessoa que se sabe procura ser coerente na concordância: a transcrição “Seguinte, eu estou mandando o Bessias, junto com o papel para a gente ter ele […] e só use em caso de necessidade, que é o termo de posse.” justifica a defesa do Planalto, se reconstruirmos o trecho final da frase para:
    – “junto com o papel para que a gente tenha ele e só use em caso de necessidade”, ou seja, quem usaria seria o Palácio, não o Lula.

  2. Obrigado pela sua opinião. De fato percebemos possíveis interpretações. Preferimos deixar o nosso texto o mais neutro e objetivo possível, apenas apontando que entendemos “use”, que foi o que nos soou. O fato de o Lula não poder estar presente à posse e deixar o documento de posse assinado, é uma justificativa que faz sentido. Como também faz sentido as pessoas desconfiarem de busca de foro privilegiado. Penso eu que como Lula é raposo esperto, parece pouco provável que ele e sua equipe fariam uma bobagem dessas. Ele é muito inteligente.

  3. http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/2016/03/grampo-de-lula-163-13h32.html
    No link acima existe outra transcrição da Globo.
    Escutei atentamente e ainda continuo com a impressão de ter ouvido “use”. Convido outros supervisores da Rede a ouvirem a gravação.
    Agora, nesse artigo acima, fiquei surpreso com um detalhe. Se houve tom de chamada, e a voz da Sra. Maria Alice e da Sra. Presidenta estavam mais nítidas do que a voz do Presidente Lula, isso quer dizer que o Gabinete Presidencial estava com telefone grampeado? Não sei como funcionam os gravadores digitais de grampo telefônico. Se tiver alguém que saiba como funciona esse mecanismo, fica convidado a tirar minha dúvida: o telefone da nossa Presidência estaria sob grampo? Gente, não sou petista, mas isso é estranho.

Comments are closed.

Top