TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Transcrever áudio em texto automaticamente
2016-01-14

Transcrever áudio em texto automaticamente

Transcrever áudio em texto automaticamente, fico imaginando o que a pessoa está querendo dizer com isso. A primeira vez que li essa frase, imaginei que iria tipo que informar ao software o nome do áudio, seja o arquivo em .mp3, ou outro formato, um filme, e pronto. Saía o texto prontinho depois de alguns minutos. Parece magia.

Desinformação e mistificação

Existem algumas pessoas mal informadas que, tentando se passar por especialistas, dão dicas escandalosamente inadequadas a respeito do assunto. Fico acanhado em apontar erros de sites que se candidatam ao Prêmio Ignóbil sobre o assunto transcrição por voz. Posso estar sendo duro com os charlatães de plantão.

Usando legendagem do Youtube para transcrever (!)

A proposta mais descabida que encontrei foi o de usar a legendagem gratuita do Youtube para transcrever áudio. O terror de qualquer pesquisador sério é que o áudio de sua entrevista possa cair em domínio público. Mas a maioria das pessoas pode nem sequer imaginar que pode-se usar um vídeo de modo privado. Porém, pela legendagem automática que o Youtube oferece, ainda está com resultados desalentadores.

Dificuldades do reconhecimento da fala

O reconhecimento de fala de uma pessoa, por si só, já é um grande desafio. Falamos ora rápido, ora devagar, não existe um padrão constante em nossa voz. Transcrições de áudio, por exemplo, podem se apresentar com sobreposição de vozes. Às vezes há também termos estrangeiros que usamos naturalmente, como alguma palavra famosa em inglês que tenha som parecido em português. O computador ainda não reconhece línguas. Outro fator importante é a dicção e o sotaque, e finalmente, a qualidade da gravação.

Como transcrever áudio em texto usando o Google

Esse título é de um artigo que li recentemente e que aparece no top das marcações sobre como fazer uma transcrição e dá algumas dicas sobre como configurar o Web API Speech do Google. O interessante é que muitos softwares de transcrição por voz já estão disponíveis e funcionam somente sob a plataforma estável oferecida pelo Google Chrome.

Transcrição automática com Dictanote

O dictanote.co é, por enquanto, um dos melhores softwares de transcrição automática. Com ele conseguimos configurar a pontuação e algumas palavras-chaves. Por exemplo, uma palavra-chave pode significar uma frase especial. Por exemplo, “que as bênçãos celestiais ao senhor” era resultado de “abençoar homem”, e “que as bençãos celestiais à senhora” era resultado de “abençoar mulher”. Parece coisa de outro mundo, não é?

Speechnotes é um software de transcrição automática

Talvez o melhor software de transcrição de audio, que não também precisa baixar programa, é o Speechnotes. Ele permite, aproveitando o API Speech Recognition do Google como mecanismo de transcrição por fala, ou transcrição por voz,  Fiz um vídeo sobre o assunto, que é esse que está em destaque.

Técnica Parrot de transcrição de áudio

Ocorre que o áudio deve vir perfeito, ou quase, para se submeter ao programa de transcrição automática. A maioria das entrevistas que vêm para transcrição de áudio, não tem nível de gravação ótima, e nem a dicção dos entrevistados e entrevistadores é suficientemente boa, e nem as condições de gravação estão perfeitas, com ruídos de fundo.

O único jeito que encontrei de fazer funcionar um software de transcrição por fala é a técnica parrot, ou seja, a repetição palavra por palavra da entrevista. Coloco depois as vírgulas, corrijo os erros, e pronto. Transcrever áudio em texto automaticamente normalmente requer três revisões sobre o material. A fase de pontuação e correção dos erros de maiúsculas, as consideramos como parte da produção de degravação. Dependendo da prática do transcritor por voz, pode empatar no tempo total.

Mas, gente, mais uma vez, cuidado. Se transcrever áudio em texto automaticamente fosse digitada precisaria de duas revisões, a transcrição por voz precisa de três revisões. Portanto, a não ser que você seja uma pessoa com sérios problemas nas mãos (desde artrite até o caso extremo de não ter uma delas, ou as duas), não recomendo o uso para transcrição profissional, pois a parte mais desgastante é apresentar uma revisão decente. Ouvir três vezes o mesmo áudio é irritante. Ouvir a quarta vez, é de “matar”.

Links referentes a download de programas de transcrição por voz

Link para dictanote.co que é software gratuito de transcrição automática

Link para speechnotes.co, programa que transcreve automaticamente

Ao acessar esses dois links, não se esqueça de configurar para Português do Brasil. Senão, você corre um sério risco de aparecerem palavras e frases engraçadíssimas, sujeito a engasgos e ataques de riso, seguido de risco de morte por asfixia, se estiver comendo alguma coisa enquanto trabalha, um hábito que não recomendo.

Link para transcrição de áudio com digitação por atalhos, economiza 40% da digitação

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top