Converter áudio para texto grátis com Google Docs Transcrição por Ditado

O trabalho de converter áudio para texto é transformar o som de uma gravação em texto. E isso é conhecido em nosso campo de trabalho como transcrição de áudio ou degravação de áudio, que consiste em uma escuta atenta das falas contidas em um áudio ou vídeo e transcrevê-las de forma que possam ser lidas em mídia impressa, seja ela papel ou tela de dispositivos digitais como celulares e computadores. O texto gerado nas transcrições também podem ser lidas por softwares de leitura de tela ou captadas por OCR, facilitando a edição de textos.

converter áudio para texto é o ato de transcrever ou degravar

A conversão de áudio para texto é útil para advogados (degravação) que utilizam os textos em seus processos judiciais; serviços de inteligência (transcrição automática) para instituições que lidam com grandes volumes de gravações e de dados como call centers; e diversos (transcrição manual ou semi-automática) para acadêmicos e profissionais de transcrição de áudio.

Existem 3 formas de converter áudio para texto: (1) transcrição por digitação; (2) transcrição automática; e (3) transcrição por ditado.

Diferença entre transcrição e degravação

Toda degravação é uma transcrição de áudio, mas nem toda transcrição é degravação. Degravação é um termo mais específico, cujo texto produzido no processo de escuta tem por finalidade a Justiça. Essa forma de transcrição de áudio é mais literal, ou seja, tenta preservar ao máximo os elementos da oralidade, onde se anota tudo o que foi falado da forma como foi falado, sem se preocupar com concordâncias nominais ou verbais, nem com a ortografia oficial. Esse processo é chamado de transcrição ipsis verbis ou transcrição ipsis litteris.

Já a transcrição de áudio pode ser editada, cortando-se gaguejos, hesitações e outras ocorrências da fala, assim como há edição de texto para publicação, onde se ajustam erros gramaticais, de modo a permitir sua publicação sem gerar desconforto na leitura.

Como converter áudio para texto (transcrição por digitação)

A primeira vez que fiz um trabalho de converter áudio para texto fiz o que qualquer iniciante no ramo de transcrição de áudio faria: comecei a transcrever alternando o editor de textos (Word, no caso) com o tocador de áudio (Windows Media Player). Escutava um trecho do áudio, dava ALT+TAB para alternar para Word, digitava e voltava ao tocador do player, clicando com o mouse os botões play (tocar), pause (pausa) e rewind (voltar). Essa foi a minha estreia no mundo da transcrição de áudio profissional em 2012, onde produzi menos de  3 minutos por hora de  trabalho. Mesmo hoje ainda recebo currículos de candidatos a transcritor que recebe um questionário. E se pergunto se conhecem algum software de transcrição de áudio, eles dizem que usam algum tocador de áudio e Word para transcrever. Isso não é produtivo.

Você pode transcrever mais fácil se tiver instalado em seu computador softwares de transcrição de áudio como o Express Scribe e o InqScribe.

Converter áudio para texto por digitação usando o software Express Scribe

Você pode instalar o Express Scribe que vai facilitar muito a sua vida de transcritor, pois esse software foi desenvolvido para converter áudio para texto através da digitação.

Usando certas técnicas adequadas, você pode chegar a transcrever áudios velozmente produzindo entre 10 e 20 minutos de áudio por hora de trabalho. É claro que isso vai depender da sua familiaridade com o software, a familiaridade com o assunto tratado no áudio e as características da gravação (áudios de boa qualidade). Conheço transcritores profissionais que declaram digitar o conteúdo de 30 minutos em apenas 1 hora de trabalho. Eu, particularmente, digito palavras contidas em 12 minutos de gravação a cada 40 minutos trabalhados na hora de converter áudio para texto.

Download do Express Scribe

Fazer download do software de transcrição de áudio Express Scribe

Assista ao vídeo como usar o Express Scribe para converter áudio para texto

Converter áudio para texto por digitação usando o software InqScribe

O InqScribe também é um excelente software para transcrever áudio, tornando a conversão de áudio em texto mais fácil. Ele também é um tocador de áudio que permite manusear o texto enquanto se controla o tocador através de hot-keys como o Express Scribe. Entretanto, as hot-keys que controlam a operação de ouvir a gravação somente funcionam dentro da plataforma de digitação do InqScribe, enquanto que no Express Scribe as hot-keys funcionam mesmo usando o Word, o que facilita bastante o trabalho de converter áudio para texto.

Download do IInqScribe

Fazer dwnload do Software de Transcrição de Áudio InqScribe

Assista ao vídeo como usar o InqScribe para converter áudio para texto

Como converter áudio para texto automaticamente usando o Google Docs

Você pode converter áudio para texto automaticamente usando o Google Docs. Para tanto basta instalar o Google Docs, acessar a aba Ferramentas e usar a opção Digitação por Voz. Você pode então tocar o áudio e acionar o microfone que o texto falado vai começar a aparecer automaticamente digitado.

Veja vídeo converter áudio para texto automaticamente e grátis com Google

Se você tiver dificuldade de acessar o microfone, vá para as configurações de microfone no seu Painel de Controle do Windows e ajuste sua placa de som para pegar o som do sistema, não somente do microfone de seu dispositivo. Assim, tudo o que toca no seu PC será “ouvido” pelo microfone.

O microfone do seu computador vem regulado apenas para capturar o som da sua voz e isso é muito útil para falar pelo Skype, por exemplo, ou para conversar com amigos enquanto se joga em time num joguinho de tiro, por exemplo.

Então, você precisa configurar o seu computador para que o microfone comece também a pegar além de sua voz o som do sistema. O vídeo abaixo vai mostrar isso.

Como configurar o microfone para o Google Docs converter áudio para texto

Assim você pode ter resultados surpreendentes como o vídeo abaixo, que mostra como converter áudio para texto tocando um vídeo no YouTube

Como converter áudio para texto por ditado usando o Google Docs

Desde dezembro de 2019, o Google Docs passou a reconhecer a pontuação em língua portuguesa em sua Ferramenta Digitação por Voz.

Confira no vídeo abaixo como converter áudio para texto através de ditado usando o recurso Digitação por Voz disponível em Ferramentas no Editor de Textos do Google Docs

Vídeo Ficou Mais Fácil transcrever com Google Docs

Conclusão

Nunca tivemos tantos recursos para converter áudio para texto como hoje em dia. Todos os recursos apresentados são amplamente utilizados por nós que exercemos o ofício de transcritor, fazendo conversão de áudio para texto profissionalmente. São ferramentas que funcionam efetivamente. Ao trabalhar profissionalmente com softwares de  transcrição de áudio adequados, você pode converter áudio para texto em diversas velocidades: desde 18 minutos por hora de trabalho até 60 minutos por hora de trabalho. Apenas se certifique de que consegue manejar bem cada recurso apresentado, de forma a atingir o máximo de proveito de nossas dicas, nunca se esquecendo de revisar bem o seu trabalho antes de ser entregue.

E revisar bem quer dizer revisar até que os erros encontrados ao serem contados não passem de 3%. A cada revisão você elimina entre 70-80% dos erros, portanto revisar apenas 1 vez não vai resultar em um trabalho profissional, principalmente se você for um transcritor novo iniciante. Cuidado com a qualidade, ela faz milagres quando se trabalha transcrevendo ao converter áudio para texto.

Outros softwares de transcrição de áudio

É importante que você saiba que os aplicativos APPs que dizem funcionar como softwares que fazem transcrição de áudio automática, mas que só funcionam no Google, usam o motor Google de reconhecimento de fala, pois ela deixou sua API disponível gratuitamente para outras empresas usarem a seu modo.. Você pode conferir a API clicando no link abaixo: Bastará permitir ao Google ter acesso ao microfone de seu note-book após selecionar a língua desejada. A API reconhece diversas línguas, desde português do Brasil até árabe e alemão ou chinês e japonês.

Link para o API Google de reconhecimento de fala

Baseado no API surgiram vários APPs que tem suas potencialidades. A permissão é necessária pois senão não há como reconhecer as palavras que surgirem.

Todas elas necessitarão do acesso ao seu microfone. Recentemente (julho-agosto de 2019) as gigantes Google, Apple, Microsoft e Facebook foram surpreendidas com ações que as obrigaram a parar a atividade de transcrição de áudio de parte desses sons captados, que eram enviados para terceiros e linguistas estudavam seu conteúdo para “ensinar” os robôs de reconhecimento a entenderem melhor as palavras, o contexto em que elas ocorrem, tudo isso para melhorar a inteligência artificial por trás desses aplicativos. Caso você queira saber mais, você pode clicar em alguns links de artigos pinçados desses dois meses no Radar www.TRANSCRICOES.com.br em nossa página principal. Veja alguns artigos que estão no Radar aqui.

Skype e Xbox também gravam e transcrevem conversa de usuários (novo)

Transcritores são mal remunerados, diz especialista

Facebook transcrevia conversas de usuários

0,2% das conversas com Google Assistent são transcritas

Software de transcrição automática Voice Note II

O Voice Note II é um software de reconhecimento de fala baseado no Google (https://voicenote.in/live/). Você pode testá-lo, é bem interessante, foi um dos que mais gostei.

Software de transcrição automática Dictanote

Outro software de reconhecimento de fala é o Dictanote. Você poderá baixar no Google Store o APP gratuitamente. Mais uma vez é necessário dar acesso ao microfone, ok?

Você pode também ir direto para o site da Dictanote, acho que vale uma visita.

Software de reconhecimento de fala Speechnote

Outro que me chamou muito a atenção foi o Speechnote. No vídeo abaixo mostro uma versão de 2016 do Speechnote.

Amazon Transcribe – transcrição automática da Amazon com separação de falantes e mais

O Amazon Transcribe é um recurso moderno que usa a intelilgência artificial (machine learning) para reconhecer a fala, as palavras proferidas em uma gravação de áudio como entrevistas, atendimentos telefônicos, streamings e vídeos. Ele separa os falantes, separa os canais de áudio e até mesmo entrega transcrições de diferentes pessoas em arquivos de txto diferentes.

Amazon Transcribe – saiba mais

Outros links interessantes:

Regras de transcrição de áudio

Teste grátis de transcrição automática de áudio Ambersoft

Teste transcrição automática de áudio grátis na Retextoar

 – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Somos o maior blog do Brasil em transcrição de áudio

www.transcricoes.com.br

Facebook https://www.Facebook.com/redetranscricoes/

#transcrição¨ #degravação #sucesso

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Marcações: