TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Software de autopreencimento e atalho
2015-11-27

Software de autopreencimento e atalho

Posted in: Transcrição de áudio para texto Comments are off for this post.

2015-11-27
Software de autopreenchimento

Um fato interessante é que 90 por cento das pessoas que conheci na vida, deixam de aproveitar as facilidades oferecidas por um bom editor de textos para gente que escreve muito. Na verdade hoje existem vários recursos de edição de texto que existem em celulares, o autocompletar, que existe há décadas no Word. E é disso que vamos falar hoje, dos recursos de autopreenchimento, que ajuda no nosso dia a dia. Acompanhe. Veja que existem também um software de autopreenchimento e atalho interessante.

O que é autopreenchimento?

Pelo menos entendo que é o mesmo que autocompletar é o recurso em que várias sugestões de escrita surgem enquanto você nem completou a digitação completa da palavra. Por exemplo, ao digitar “transcr” no seu smartphone apareceria por exemplo “transcrição” ou “transcrever”. Se você acrescentasse uma letra “i”, apareceria transcrito. Ou “transcre” apareceria “transcrever” e “transcreve”.

O que é autocorreção?

Já a autocorreção é um recurso mais sofisticado, em que o editor de texto (estou falando do Word) reconhece duas maiúsculas e corrige para uma, como por exemplo, ao pressionar a tecla SHIFT e a letra maiúscula, sem querer você digitou DUas letras maiúsculas. A autocorreção ativada, permite esse recurso.

Opções de autocorreção

Você pode acessar a autocorreção no Word 2013 clicando em: Arquivo/Opções/Revisão de Texto/Autocorreção. Ali você encontrará uma caixa de diálogo em que estarão disponíveis as seguintes opções, autoexplicativas:

transcricoes
transcricoes.com.br 11-29952482 WhatsApp 11-94844-3344
  • Corrigir DUas INiciais MAiúsculas
  • Colocar a primeira letra da frase em maiúscula
  • Colocar a primeira letra da célula em maiúscula
  • Colocar nome dos dias em maiúsculas
  • Corrigir o uso acidental da tecla cAPS lOCK
  • Substituir ao digitar

O melhor de todos é o Substituir ao digitar, que permite deixar ativado as palavras do verificador ortográfico (atualizado ou não com o último Acordo Ortográfico) automaticamente. Mas acima de tudo, o melhor vem a seguir.

SUBSTITUIR TEXTO AO DIGITAR

É possível programar o Word para substituir certos textos digitados. E é onde criamos atalhos. Por exemplo, ao digitar “tcb” surge a palavra “Transcricoes.Com.Br”, já com letra maiúscula e tudo.

Atalhos para digitação

Ao estudar um pouco o corpus da língua portuguesa observadas nas transcrições, notei que poderia ganhar tempo cadastrando alguns atalhos como segue.

  • q = que
  • dq = de que
  • d = de

Mas o interessante é que por exemplo, uso atalhos para não tirar meus dedos do teclado do computador. Assim, palavras com acentuação como por exemplo “vocês” pode ser “vs”. Assim, criei alguns atalhos:

  • v = você
  • vs = vocês
  • vc = você (repeti, pois esquecia que havia configurado este atalho)
  • vcs = vocês

Outros úteis são: qqr (qualquer), oqqv (o que é que você), ms (mas), e outros tantos. Acabei com o tempo colecionando em três anos mais de 15 mil atalhos, sendo um tesouro que guardo comigo, pois me permite digitar bem menos, sem tanto estresse sobre os pulsos e as mãos. Com isso cubro 95% de tudo o que digito.

Hoje, acredito que economizo 35-40% de teclas pressionadas, o que no fim do dia dá uma diferença respeitável.

Text expanders

Existem programas que são chamados de Text Expanders. Eles funcionam se sobrepondo ao programa em execução. Por exemplo, pode tanto funcionar sobre o Word, como sobre o InqScribe ou Express Scribe.

Isso passa a ser importante, principalmente no InqScribe, que requer trabalhar na área de digitação só dele. Do meu ponto de vista, isso se consiste na principal desvantagem do InqScribe.

Então, saiba o software de autopreenchimento que escolhi há dois anos atras. Hoje uso Word, mas sofro um pouco ainda.

Testes realizados com text expanders

Phrase Expander – caro, mas bom.

Text Expander – caro, mas bom.

Breevy – o mais barato, mas também bom. (ESCOLHI ESTE)

Conclusão

Cada um deles apresenta vantagens e desvantagens. O que apresentou mais facilidade para mim foi o Breevy, pelo preço (34 dólares) e pela facilidade de manuseio. Estável, cumpre o que promete. Testei os demais, mas são mais caros, na faixa de 90 dólares. Tendo experimentado, entre os três o Breevy é o melhor custo-benefício.

A principal vantagem do Breevy é que consigo compartilhar em vários computadores, pois ele sobe os atalhos criados diretamente para o Dropbox, e outras pessoas do meu círculo de transcritores podem compartilhar desse recurso e usufruir de 15.506 atalhos criados em 3 anos de trabalho.

Mas o melhor ainda é o Word. Só uso o Breevy quando o áudio é difícil e o Express Scribe não me atende no quesito qualidade, então trabalho com InqScribe, que espero um dia fazer um comparativo recurso a recurso com o nosso velho Express.

Enfim, agora basta você escolher o seu software de autopreenchimento. Ou continuar com Word. Ou se matar de digitar.

Links internos

Programas e Softwares para Transcritores

Turbinando um Teclado para Transcrição de Áudio

Artigo sobre Digitação por Atalho para Transcritores

Por hoje é só.

CURTA E COMPARTILHE no Facebook e Google+ se você gostou.

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top