TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Quanto custa o serviço de transcrição de áudio?
Preço de transcrição. Quanto custa o serviço de transcrição de áudio

Quanto custa o serviço de transcrição de áudio? Na verdade,  fazendo engenharia reversa, da solução oferecida sai a pergunta. E a pergunta completa seria assim: “Qual é o preço que se cobra por se transcrever um áudio bom (gravado em qualidade alta) participando duas pessoas (falando na língua portuguesa do Brasil), em ambiente tranquilo (sem ruídos de fundo), com os falantes posicionados adequadamente dentro do raio de alcance do microfone de um gravador de áudio de boa qualidade, cujo projeto contém tantas horas de duração e é para ser entregue em tantos dias, a contar do dia útil seguinte?”

Respondendo: “Quanto custa uma transcrição?”

Caso esteja procurando uma resposta pirlimpimpim, o formulário de pré-orçamento responde agora, já e de imediato à sua necessidade de informação de quanto custa o serviço de transcrição de áudio. Depois se você desejar, pode ler o resto. Espero que goste ao ponto de ler o resto.

Preço de transcrição de um áudio bom

Isso significa áudio de alta qualidade, sem compressão (que procura economizar espaço na memória do gravador), produto de um gravador de qualidade (não aquelas canetas James Bond ou outros microgravadores), com qualidade igual ou superior ao formato de gravação em CD.

Preço de transcrição de duas pessoas ou mais

O número de pessoas é importante para nós, transcritores. A tendência é que quando uma pessoa começa a falar com outra, normalmente se termina de perguntar e a outra responde. Mesmo assim, tem gente que fala se sobrepondo à fala do outro interlocutor. Isso piora exponencialmente de acordo com o número adicional de falantes. Até três pessoas é possível (dependendo da dinâmica da conversa) se cobrar o mesmo que duas pessoas, desde que a participação seja bem dosada. A partir da quarta pessoa, é necessário se cobrar mais, pois o número de palavras cresce.

Preço de transcrição do português brasileiro e português de Portugal

Existe uma diferença entre o português falado do Brasil e de Portugal que dificulta muitas vezes a audição do arquivo, nos forçando a voltar várias vezes o mesmo trecho. Portanto, a tendência é que cobremos um pouquinho a mais para transcrever em português europeu. As poucas demandas recebidas da África também não são animadoras.

Imagine que um português teria que transcrever a conversa entre um paraibano, um carioca, um goiano e um paulista. São sotaques muito peculiares, cada um com sua beleza, mas também com sua dificuldade. Para transcrição de português europeu, recomendamos procurar transcritores portugueses. Cada macaco no seu galho.

Preço de transcrição em inglês e outras línguas (francês, espanhol)

Quantos transcritores você conhece? Provavelmente poucos. Eu mesmo fiz a primeira transcrição de áudio de minha vida em 1993. Depois esporadicamente fiz outras, mas passei a pegar firme em 2012. Assim, desde então tem sido esse pequeno mundo. E garanto que transcritores que entendem e transcrevem muito bem em inglês e francês e outras línguas, necessariamente devem ter residido fora do Brasil, ou sejam nativos. Assim, é bem mais caro.

Preço de transcrição de áudio depende de ambiente

Muitas gravações são feitas em condições adversas, como ambiente de escola de educação infantil e ensinos fundamental e médio, ou ainda em faculdades com ar-condicionado ruidoso, ou residências com ventiladores jogando vento no gravador, causando um ruído característico de vento. Todas essas variáveis dependem do ambiente que está sendo feita a entrevista.

Em escolas de ensino fundamental, por exemplo, muitas transcrições ficam difíceis de se fazer quando entra a hora do intervalo, ou então as crianças e jovens são pegas em grupos, com professores bem familiarizados. A presença de um pesquisador de fora parece inibir um pouco, mas quando o professor é “da casa”, o ruído do ambiente cresce em vários decibéis, dificultando entendimento das falas, muitas vezes sobrepostas.

Preço de transcrição em áudios com microfones bem posicionados

Isso ocorre principalmente em grupos focais em repartições públicas, salas de aula de escolas ou faculdades, onde cada participante fica a uma certa distância do gravador. Ao fazermos um teste com o gravador a várias distâncias constatamos que a distância ideal é de até 1 metro (um braço esticado e mais metade do peito). Assim, é possível diversos microfones serem posicionados por um plug que custa no máximo 5 reais e pode triplicar a área de alcance do microfone. Enfim, técnicas adequadas são necessárias quando vai se gravar um grupo focal.

Preço de transcrição de acordo com o volume

Um projeto grande é o sonho de muitos transcritores. Mas, o desafio é grande se houver um prazo pequeno para entrega. Calculo 80 minutos o máximo que um profissional consegue fazer em um dia totalmente dedicado à atividade, com material bem revisado e índice de 98 por cento de acertos. Assim, não sobrecarregar a equipe é importante, pois sempre que um novo transcritor adentra na equipe, a principal dificuldade é o esforço da padronização.

Quanto custa uma hora de transcrição?

A resposta é, “depende”. Depende de tudo isso que foi muito resumidamente abordado. Cada item daria um post com o dobro do tamanho deste, que já está grande.

Preço de transcrição por lauda

Uma lauda normalmente é definida como uma página com 30 a 32 linhas e 70 toques por linha. Toque vale cada letra, vírgula, ponto e etc., além do espaço que é acionado quando digitamos no computador, sem contar a ação de tecla enter. Assim, normalmente seriam 2100 toques, ou 420 palavras, em média.

Preço de transcrição por hora

Muitos transcritores procuram cobrar por hora transcrita, outros por minutos transcritos. Considerando que uma pessoa fala normalmente entre 2-3 palavras por segundo, por minuto são 120 a 180 palavras. Isso significa que uma lauda seria alcançada em pouco mais de 2 minutos, e cada hora produz aproximadamente 8 a 10 mil palavras, não raro 11-12 mil palavras por hora.

Preço de transcrição por palavra

Provavelmente seria uma boa solução. O transcritor perderia se fosse uma fala lenta, de 8000 palavras por hora, ou sairia ganhando se fosse uma hora de transcrição que produzisse 12000 palavras. Mas seria fração de centavos por palavra. Pelo que se cobra de tradutores na tabela Sintra, que não contempla mais transcritores, se fosse 15 ou 20 centavos por palavra, um transcritor ficaria rico.

Preço pelo trabalho que dá transcrever e pela especialização

O ponto de equilíbrio está em verificar quantas horas de trabalho se leva para transcrever um áudio. Alguns são bem trabalhosos, outros são só trabalhosos. Em média gasta-se 8 horas para transcrever um bom áudio produzindo um texto com acertos de 99 por cento ou mais. Assim, tudo depende da qualidade entregue que requer tempo dedicado para o trabalho, além da experiência do revisor que deve conhecer diversos assuntos. Por isso é praticamente improvável alguém se dizer especialista em trabalhos acadêmicos, atas, assembleias, reuniões, transcrição jurídica e tudo o mais.

Links sobre valor de serviço da transcrição de áudio

Faça seu orçamento de transcrição de áudio.

Saiba mais sobre preço de transcrição de áudio.

Por hoje é só pessoal, obrigado. Boa semana.

Top