TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / O segredo de uma transcrição bem realizada
2015-11-04
O segredo de uma transcrição bem feita na transcrição de áudio

Um dos segredos de fazer sucesso em transcrição do áudio é até muito elementar. Bastará seguir as dicas a seguir, como se fosse um ritual de trabalho. Assim, provavelmente você manterá seus clientes. Mantendo-os, a chance de seu serviço ser considerado bom aumenta. Nada substitui a propaganda boca a boca, aliás a mais velha arma do Marketing. O resto é conversa para discutir a morte do bezerro. Este é um artigo técnico, então quem não desejar um conteúdo sério, é melhor sair da página imediatamente.

Infraestrutura necessária

A infraestrutura que você dispõe é de fundamental importância. Sem ela também é possível funcionar, mas precariamente. Não querendo investir nada no começo já é uma boa infraestrutura psicológica. Mas não confunda psicologia com sovinice e sovinice com burrice. São coisas diferentes.

Internet 4 MB

O primeiro, uma internet veloz (pelo menos 4 MB) para não ficar esperando intermináveis horas e correr o risco de sair fora do ar, por estar muito tempo fazendo download. Certa feita uma empresa a quem prestava me enviou um arquivo de vídeo de uma reunião com oito pessoas, em uma sala com dimensão de sala de aula. Era em uma instituição escolar.

Havia um senhor que comandava a reunião, mas a voz dele era muitas vezes imperceptível. Havia pouca sobreposição de vozes, mas se eu fosse dar uma nota para o quesito qualidade de áudio, seria um sofrível conceito ‘D’.

O tamanho do arquivo era monstruoso, cerca de 10 GB. Naquela época eu trabalhava com internet de 1 MB e mesmo fazendo download a noite inteira, não consegui.

Softwares apropriados

Quatro são os softwares necessários para você se iniciar nessa carreira. O Express Scribe e o Inqscribe são ótimas pedidas. O Express Scribe apresenta diversos recursos interessantes, mas seu design é menos atualizado e a qualidade de som é ligeiramente inferior ao Inqscribe. Cá entre nós, prefiro o Express Scribe, ainda. Aprendi a contornar suas limitações.

Outro software importante é um que transforma qualquer tipo de áudio em .mp3 ou vídeo em .mp5. Softwares de conversão de som, recomendamos o Wavepad, do mesmo fabricante do Express Scribe.

O terceiro software que não pode faltar é o Format Factory. Ele é ótimo e tem funcionalidade muito bacana.

Word 2013 e Excel 2013 (versão proprietário) também não podem faltar no seu arsenal de softwares. O perfeito domínio dessas ferramentas irá lhe render soluções muitas vezes inesperadas quando estiver se especializando neles. Não recomendamos a versão online pela facilidade de reinstalar se der problema de bug na internet que pode estar instável.

Hardwares adequados

Um notebook pelo menos com as seguintes configurações: i5 com 3 GB de memória e 500 MB de HD. Preferencialmente marca HP. A Dell, pelo que experimentamos, tem um wifi não muito veloz.

Um fone de ouvido de excepcional qualidade, você pode encontrar com o intraauricular da Sony, que foi o melhor que encontrei em termos de custo-benefício.

Uma TV de tela grande, de pelo menos 24 polegadas, é mais do que interessante para quem passa horas a fio transcrevendo.

Finalmente, um aparelho que se conecta no notebook que lhe permita controlar os agudos e graves é altamente desejável. Para isso, o Behringer Xenix 302 USB é o equipamento ideal.

Para fone de ouvido, além do intraauricular Sony, tente também um bom headset da Microsoft ou Loghtech. Prefira os que apresentam entradas PS2 se você adquiriu o Xenyx, ou ainda um bom equipamento com entrada USB.

Importante adquirir um HD Externo para fazer seus backups, pois você verá que nem sempre sua internet estará disponível. Com o HD Externo, em alguma emergência você poderá trabalhar em algum outro micro até se resolver o seu problema com o notebook.

O segredo de uma transcrição bem feita

Acho que é isso. Como operar tudo isso? Quanto custa tudo isso? Como qualquer negócio, tendo esse mínimo de equipamentos, tenha certeza de que o que lhe diferenciará no mercado disputadíssimo é a qualidade de sua transcrição, que depende de força de vontade, esforço, esforço e esforço para entregar boas transcrições, com poucos ou nenhum erro por página. O resto é enganação.

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top