TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / O que é transcrição de áudio e Chico Bento
2014-05-01
o que é transcrição de áudio e de vídeo

O que é transcrição de áudio é um post que tenta responder a várias perguntas que nos foram feitas durante os quatro anos. Ela foi baseada nas palavras-chave que os navegadores nos informam que são as demandas dos usuários da internet. Esperamos que seja útil. Este artigo sofreu uma atualização geral em 13/07/2016 devido à sua relevância.

O que é transcrição de áudio?

Lápis Azul O que é transcrição de áudioO que é transcrição de áudio, e que bicho é esse? Responder a essa pergunta requer cuidados. Devemos contextualizar a pergunta de forma a obtermos o melhor resultado possível na compreensão do que a atividade comercial de transcrição de áudio pode significar.

Transcrever uma fala de áudio ou vídeo, em geral significa transpor para um software editor de texto o que determinada pessoa entendeu do conteúdo de um arquivo de áudio (.mp3, .wav, etc.) ou vídeo (.mp4, .vob, etc.). Nesse sentido, são duas atividades diferentes.

O que é transcrição de áudio.

No áudio, basta prestar o máximo de atenção e transcrever o que se julgou escutar. Transcrição de audio, hoje falando, é transcrever o conteúdo do audio armazenado em um meio físico (discos de vinil, fitas cassete) ou digital (mp3, mp4 e outros formatos de armazenamento de audio ou vídeo em arquivo já digitalizado).

O que é transcrição de vídeo.

No caso de vídeo, pode ser que seja necessário confrontar o áudio com o conteúdo do vídeo. No caso de desencontro de informações, o conteúdo visual deve sobrepor o conteúdo do áudio. Pode haver também a necessidade de descrever as ações vistas no vídeo concomitantemente com as falas.

Caso: Certa feita o presidente de uma associação teve que improvisar a apresentação dos resultados fiscais da entidade em convenção nacional. Essa apresentação caberia ao representante do Conselho Fiscal, mas este teve que se ausentar nesse exato momento. O Presidente, colhido de surpresa e não familiarizado com termos técnicos contábeis e financeiros, acabou cometendo equívocos, cabendo à transcrição levar em consideração os dados presentes no relatório apresentado na tela.

Portanto, não basta ouvir o conteúdo, mas é necessário compreensão do que está sendo dito de forma bastante aproximada. É necessário escutar verdadeiramente.

O que é transcrição de áudio, ouvir e escutar?

Existe diferença entre o verbo ouvir e escutar. Ouvir vem do latim audire enquanto escutar vem de auscutare. Respectivamente tem a ver com o ouvido e o sentido de audição, enquanto a auscuta é mais atenciosa: por exemplo, o médico auscuta o coração do paciente para determinar se há alguma anomalia.

Nesse sentido, além da intuição de ouvido, é necessário ao transcritor desenvolver sua “intuição de escuta”. Isso acontece porque há diferença na colocação de vírgulas e pontuação. A transcrição de áudio implica auscuta da intenção do falante, portanto é retextualização de mensagem para posterior decodificação. Essa nova decodificação pode provocar novo entendimento, que sofre ação do novo decodificador.

Deve-se portanto ficar claro ao transcritor que ele estará limitado na atividade basicamente pela sua cultura geral e sua capacidade de entender o que está sendo dito e sobre o que está sendo dito.

O que é transcrição de áudio para gerações diferentes?

Para muitos transcritores nomes como Mappin, Mesbla, Varig, Bee Gees, The Platters, podem não ser rapidamente interpretáveis, pois podem não conhecer o nome. É algo como falar sobre os discursos registrados de José Antonio Páez, o primeiro presidente da Venezuela, por exemplo.

A execução do trabalho vai depender entre outros fatores: da idade do transcritor, do seu envolvimento com a atividade, sua formação e cultura geral, entre outros aspectos como o estado de espírito e a disposição de atenção à atividade. Distúrbios como déficit de atenção ou mesmo quadro de leve depressão afetam sobremaneira a qualidade do conteúdo produzido. Pessoas com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) pela perfeição podem levar uma eternidade para fazer uma transcrição fiel.

A transcrição de áudio e a correção gramatical.

A correção gramatical da apresentação final também passa a ser fundamental, pois uma mudança na pontuação pode acarretar mudança de sentido de uma mensagem.

Por hoje é só. Até a próxima.

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top