TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Transcrição de audio dá dinheiro?

Transcrição de audio dá dinheiro?

O segredo de ganhar dinheiro com transcrição é escrever o que ouviu

transcrição de audio dá dinheiro?

Transcrição de audio dá dinheiro? Como está o mercado? Muitas pessoas perguntam isso quando vem fazer o curso de transcrição de audio que oferecemos. Nesse caso, o aluno está atrás de dinheiro ou de conhecimento? Se for dinheiro, certamente tem atividade mais rentável.

Transcrição de audio, o que é?

O que você sabe sobre transcrever audio ou vídeo? Sem delongas, dizem que é fácil transcrever, se tornar transcritor. Mas, ouça este vídeo (é um vídeo sem imagem, para que você ouça e não perca tempo em assisti-lo, basta ouvir). O audio resume nossa experiência de três anos e meio de atividade nesse ramo, e pode ser muito útil a você.

O que é transcrição de audio?

Transcrição de audio é o processo de passar para um meio legível alguma coisa que nós ouvimos em um arquivo de audio ou um arquivo de vídeo.

Assista ao vídeo e leia a transcrição dela. Serve de exemplo de como produzimos uma transcrição tipo JORNAL. Desejando, faça o exclusivo Curso de Transcrição de audio conosco, que somos especialistas em transcrição de audio.

Transcrição de audio é importante por que?

E qual é a importância da transcrição de audio, de nós passarmos conteúdo do audio para o meio escrito? A importância é que nossos olhos estão muito acostumados à leitura e nós conseguimos ler 5 vezes mais rápido do que nós conseguimos falar. Apesar de que eu sei que tem gente que fala muito rápido, de forma impressionante. Mas, o registro em papel facilita muito a localização de uma determinada fala que pode ser importante, por exemplo, para um processo judicial.

Transcrição de audio é útil para quem?

A transcrição de audio também pode ser muito útil para pesquisadores de marketing, para pesquisadores acadêmicos, ou até mesmo para pessoas que estão analisando a entrevista, como por exemplo, os trabalhadores em empresas de pesquisa de marketing.para cada público que você for trabalhar, existe uma determinada forma de apresentar a transcrição.

O que é transcrição de audio Ipsis Litteris

Por exemplo, normalmente, para tribunais, é necessário apresentar uma transcrição que nós chamamos de ‘ipsis litteris’, ou seja você deve necessariamente registrar todas as ocorrências de fala. E o que são ocorrências de fala? Note que nós falamos diferente de quando escrevemos. Por exemplo, quando nós estamos falando existe ocorrência de algumas coisas como micropausas, ou ainda a ocorrência de ‘né’, ‘tá’, ‘será?’… ‘entendeu?’, ‘viu?’…

Todas essas ocorrências devem ser adotadas, assim como as frases incompletas proferidas pelos falantes. É muito importante a seguinte observação, que isso é válido para as transcrições ‘ipsis litteris’, ou seja nós precisamos anotar tudo porque o cliente tem necessidade disso.

Agora, transcrições mais ‘comerciais’, não tem necessidade anotar tudo, não. É possível fazer algumas edições ou deixar de transcrever algumas ocorrências de fala, mas não todas.

Transcrição de audio e seus segredos

Então, o segredo só vem com a experiência e a orientação de um bom revisor. Nesse sentido, é necessário tomar bastante cuidado por que? Nomes, substantivos, vírgulas, adjetivos… nós temos que conhecer toda a estrutura da Língua Portuguesa, ou pelo menos uma boa parte delas são, ou pelo menos ter um bom desempenho na interpretação da fala para que o que nós escrevamos possa não prejudicar o próximo.

Ou seja, dependendo da sua transcrição, por exemplo, pode ocorrer a libertação de alguém indevidamente, ou ainda a prisão de alguém. Isso quando há uma transcrição errada que é apresentada para o juiz em algum julgamento.

Transcritor e sua responsabilidade

Então, a responsabilidade de um transcritor é de apresentar um trabalho superdecente, revisado, sem erros, sem inversão de palavras e com a pontuação correta principalmente. A grafia é muito importante. O uso do verbo haver, ouso incorreto da crase, por exemplo, é uma ocorrência comum que nós temos muito trabalho para a consertar. O corte de trechos inteiros ou então palavras difíceis que seria necessário que fosse pesquisado na internet para saber como é que se escreve.

Por exemplo, a confusão entre termos parecidos, palavras parecidas ou uma confusão como, por exemplo, o ‘através’ e o ‘a través’, é relativamente comum. Ou às vezes, “ora diz isso, ora diz aquilo”, deveria ser escrito sem ‘H’. Então o que é que acontece? É necessário, sim, realmente, você ter perfeito domínio, ou então um bom domínio sobre gramática.

Se você não tiver domínio sobre gramática, se você não estiver acostumado, acostumado a escrever, acostumado a ler, acostumado a usar de forma correta a pontuação, por exemplo, o uso de ‘vírgula’, ‘ponto e vírgula’, ‘dois pontos’, ‘aspas’, ‘meia aspas’ ou ainda o ‘ponto de interrogação’, saber que você não pode usar o ‘ponto de exclamação’, por exemplo, isso é muito importante.

Transcrição de audio tem sinalizações específicas

E mais, saber quais são as ocorrências de fala e como é que elas podem ser sinalizadas, como eu posso sinalizar que eu não entendi alguma coisa? Simplesmente coloco lá “não entendi”? Não, não é assim que se transcreve. Então, a transcrição também tem regras a serem aprendidas. Por exemplo, como se escreve dez para as seis? Por exemplo, como se escreve o endereço completo de alguém?

O segredo do transcritor é pesquisar termos

Ou por exemplo, como se escreve alguma coisa que pode vir a ser importante, uma palavra, com por exemplo “Bohm-Bawerk”, são palavras que nós muitas vezes não somos conhecedores. E daí, a necessidade de você ter domínio sobre os mecanismos de pesquisa como o Google.

Transcrição de audio dá dinheiro?

Então, concluindo: O que é transcrição de audio? Simplesmente, é você escrever o que você ouviu. Agora, o que você ouviu deve estar de acordo com o que a pessoa quis dizer. E, nesse sentido, transcrição de audio é uma produção intelectual e você deve estar preparado necessariamente para entrar nesse mercado.

Conclusão

Agora, transcrição de audio dá dinheiro? Dinheiro, dá. O quanto dá depende só de quem faz.

Saiba mais

Qual a diferença entre transcrição de audio e vídeo e algumas formas de apresentar.

Top