TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / O que é o Express Scribe versão gratuita
2016-07-03
O que é o Express Scribe

O que é o Express ScribeÉ o principal software de transcrição de áudio que nós utilizamos. Em que consiste o Express Scribe? Ele é um software que processa áudios, isto é, serve para ouvir um arquivo de som ou vídeo (versão licenciada). A versão gratuita não permite execução de vídeos e está limitada a algumas transcrições.

Atenção: A versão gratuita toca os principais formatos de som mas não todos. Tampouco toca um vídeo. Caso desse jeito essa funcionalidade, procure a versão paga, ou então capture apenas o som do vídeo. Na internet existem vários programas que fazem isso. Para a conversão de vídeos e diversos formatos, recomendamos o Format Factory.

Existem várias funcionalidades no Express Scribe que o tornam a melhor ferramenta disponível no mercado de softwares de transcrição manual que existem, muitos dos quais não trataremos aqui pois este é um guia prático voltado à iniciação na operação básica deste software.

Redução de velocidade do áudio

Entre esses recursos está a regulagem da velocidade, ou seja, você pode ouvir o seu áudio com uma velocidade menor.

Isso permite com que não nos percamos ao digitar, pois uma menor velocidade de fala nos permite uma escuta mais atenta.

Dado que é praticamente impossível alguém digitar na velocidade que uma pessoa fala, o recurso de reduzir para 50 por cento da velocidade tem sido usado por alguns transcritores.

Nós mesmos já tentamos transcrever dessa forma e realmente funciona com bons áudios, mas depende muito da dicção e da fluidez da fala, do fluir agradável do discurso.

A vantagem que a redução de velocidade proporciona

Entretanto, muitas vezes isso não acontece, então experimentalmente, recomendamos uma velocidade entre 70-80 por cento, com repetição. Isso faz com que a velocidade da transcrição ocorra de forma consistente, equilibrando a produção com a precisão, minimizando os erros a serem corrigidos na primeira e segunda revisão.

O hardware chamado cérebro

O dispositivo chamado ‘cérebro’ frequentemente nos engana quando ouvimos o discurso de alguém.

Frequentemente nós acabamos por digitar o que entendemos e não o que escutamos. Existe uma interpretação quase imediata da mensagem, uma decodificação do que julgamos escutar.

A inversão da ordem de palavras, por exemplo, ou ainda a troca de palavras são bastante comuns na hora de uma transcrição.

Como ajudar o cérebro a transcrever

A velocidade menor para audição que o Express Scribe proporciona pode fazer com que as ocorrências esse tipo de intervenção do nosso intelecto, que atribuo à ação do inconsciente, sejam minimizados.

Um prático botão STOP

Através do teclado, por exemplo, é possível programar o software para que volte quantos segundos for necessário. Por fábrica, ele vem programado para voltar 2 segundos (o equivalente a 4 palavras).

Entretanto, isso pode ser reprogramado para voltar cinco segundos ou três segundos ou aquilo que nós determinarmos, de acordo com cada JOB específico.

Retorno automático de áudio ajuda o transcritor

Nesse sentido, o programa conta com um recurso chamado PLAY (WITH PAUSING), que a cada cinco segundos volta dois, ou seja, automaticamente permite a você conferir as 4-5 últimas palavras que você pode ter perdido durante a digitação. É no mínimo tedioso e lento quando há momentos de silêncio.

Isso torna a transcrição mais morosa, mas ganha-se tempo na revisão. Mais uma vez, a revisão é o ponto alto de uma transcrição, a primeira audição nada mais é do que a preparação da matéria prima que será utilizada na revisão. É ela que dará o diferencial ao seu trabalho, que se destacará dos trabalhos feitos por demais profissionais.

A regulagem do retorno de áudio no Express Scribe

O tempo de retorno do arquivo de áudio pode ser personalizado no Express Scribe. Os comandos podem ser atribuídos a determinadas teclas. Para tanto, a fábrica já traz certos comandos padronizados para cada funcionalidade. Mas os comandos podem ser mudados, o que faz do programa personalizável às suas necessidades.

Teclas de regulagem do Express Scribe F1-F12

Onde estão localizadas as teclas? Onde não se atrapalha em nada a digitação de um texto normal. As teclas que não interferem na digitação são aquele conjunto de teclas entre F1 e F12.

Pode-se configurar outras teclas, mas o ideal é que todos os comandos estejam localizados entre F1 e F12. Isso irá facilitar o trabalho de transcrição de áudio.

Ganhar produtividade na transcrição de áudio

Sob determinadas condições favoráveis na qualidade de áudio (áudio sem compressão), na interação entre os falantes (entrevistador e entrevistado), assim como a velocidade de fala, dicção dos participantes e fluidez do discurso, é possível transcrevemos até 30 minutos com apenas uma hora de trabalho.

Nosso recorde pessoal tem sido em torno de 22-24 minutos transcritos por hora de trabalho, mas tenho relatos de transcritores que conseguiram fazer até 40 minutos.

Transcrever 40 minutos em apenas uma hora requer condições extremamente favoráveis, uma boa dose de concentração e dedos bem jovens. Normalmente, depois dos 40 anos, as articulações estão mais desgastadas, assim como o corpo.

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top