TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Melhorar o Som do Express Scribe
2015-12-11
Melhorar o Som do Express Scribe

Melhorar o som do Express Scribe

Melhorar o som do Express Scribe é possível? Outro dia postei aqui que um dos poucos pontos fracos do Express Scribe em relação ao InqScribe era a qualidade de som, que ele perdia para o Inqscribe nesse quesito e de maneira sensível. Mas, desde que me propus a entender melhor esse software para transcritores, cada vez mais fico admirado como ele foi desenvolvido. Há sabedoria de transcritor macaco velho por trás do bicho.

transcricoes
transcricoes.com.br 11-29952482 WhatsApp 11-94844-3344

Se ao transcrever um áudio eu achava que o InqScribe tinha melhor som para revisar, hoje acho que o Express Scribe está praticamente equivalente em termos de qualidade de som. Isso porque, ao me propor a estudar um pouquinho por dia uma diferente funcionalidade do Express Scribe, fui descobrindo coisas interessantes.

O inglês me assustou um pouco, nem sei bem o que estou fazendo ao testar o software, às vezes. Mas, sem dúvida, a curiosidade me ajuda muito nessa hora, e ficar testando e escarafunchando o manual do Express Scribe (disponível online), e é onde fico sabendo de alguns recursos que jamais imaginara que existissem.

E foi com grata satisfação que no quesito de qualidade de som, o Express Scribe não perde feio para o InqScribe como acreditava. Isso porque, na verdade, o truque é fazer o seguinte, segue receita que enviei para os membros de nossa pequena rede. E por que deste post? É justamente pela seguinte lógica, “se o software é para transcritor, não faz sentido que o pessoal tenha se descuidado desse quesito superbásico e tão importante”.

Queixa sobre a qualidade de som do Express Scribe no fórum do fabricante

Na verdade, mesmo no site da www.nch.com.au existem queixas na área de fórum de usuários queixosos dessa funcionalidade. As queixas são que a qualidade cai sensivelmente. Curiosamente, vários insatisfeitos pedem mudanças no software, pedem providências. Mas o recurso está lá, ele melhora o som e está disponível.

Então eis o segredo da qualidade de som melhorada para a sua transcrição de áudio sair boa. Transcrever áudio com Express Scribe é uma mão na roda.

Como melhorar o som do Express Scribe

Assim, soltei um e-mail que dizia mais ou menos assim:

“Confirmem para mim, se conseguem melhorar o SOM do Express Scribe.

Testei a OPTIONS e fui em FILE TYPES. Pressionei dois botões.

Set default RAW settings e configurei para 192.000 Stereo
Set default VOX settings e configurei para 192.000 Stereo

Mantive o Dialogic APDCM nos dois casos (configuração de fábrica)

Parece que o som melhorou um pouco, chega perto do Windows Media Player. Vejam se estou errado ou não, mas acho que melhorou a qualidade.

Confirmem para mim, se conseguem melhorar o SOM do Express Scribe”.
Não estou certo se funciona na versão gratuita. Mas na versão paga funciona muito bem. E, cá entre nós, transcritor profissional deveria sim adquirir um software com TODOS os recursos disponíveis, pois não é à toa que alguém paga uma fortuna por um tênis profissional de corrida. O Express Scribe é barato comparado ao InqScribe. O Inq custa o triplo do Express. Eu comprei e tenho os dois, mas quase não uso o Inq por ter descoberto vantagens no uso do Express. Só em casos excepcionais.
Uma das nossas revisoras usa o Inq para fazer a segunda revisão. Ela disse que o Inq ainda tem um som levemente melhor. Perfeito! Acho que nada melhor do que usar o que cada um tem de melhor. Prometo experimentar um dia e fazer uma postagem sobre isso.
Segue o passo a passo abaixo para melhorar o som do seu Express Scribe.
ES-melhorando-som-1
Tela 1 – Acessando Options
ES-melhorando-som-2
Tela 2 – File Types
Do pessoal que testou, obtive a confirmação de que realmente o som melhorou. Então fica a dica para curtir melhor o seu Express Scribe, ele vale cada centavo gasto em sua aquisição. Na versão gratuita também o som melhorou, segundo a nossa amiga Luciana. (24/08/2016)

Conclusão

Quem tem a versão gratuita, lembre-se de que um profissional toma atitude profissional e recompensa aos que lhe dão soluções tão boas e eficientes como o idealizador do software desenhou. A lógica está perfeita, basta explorar um pouco.

Saiba mais sobre o Express Scribe no livro O que é Express Scribe, um e-book imperdível que mostra como operar o software.

Curso sobre Express Scribe no Transcricoes.com.br.

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top