TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Gravador Sony ideal para entrevistas
2016-08-11

Gravador Sony ideal para entrevistas

Recomendação Gravador Sony modelo PX-240 USB para gravação de entrevistas

Posted in: Gravador de voz, Sony, Transcrição de áudio para texto Comments are off for this post.

O gravador Sony, aliás Mini Gravador Digital de Voz Sony ICD-PX 240 é o nome oficial dele, é um aparelho com dimensões de 11 cm de altura, 4 cm de largura e 2 cm de espessura. Mas apesar de mini, faz serviço de gente grande.

Sempre desconfio de matérias na internet que falam de “5 melhores opções de gravador digital” ou “10 melhores programas de gravação” e não sei o quê. As informações normalmente são superficiais. Nós não estamos preocupado em apresentar várias opções. Mostramos o que foi exaustivamente testado e  comprovado.

Aqui testamos o equipamento para indicar e buscamos mais informações sobre o assunto na internet. Em nosso laboratório que também serve de escritório, fazemos os testes necessários para recomendar a você um produto.

Gravador Sony ideal para entrevistas

Metodologia do teste. Captamos o áudio da vinheta do programa do Jô Soares. Depois colocamos o aparelho Smartphone Motorola G modelo XT-1033 (já desatualizado mas Dual com 16 GB) ao lado do Gravador Sony ICD-PX 240. Gravações foram feitas em três distâncias, ao tempo em que a vinheta tocava. Depois tiramos três fotos das ondas sonoras que foram geradas. A regulagem foi a mesma para as três situações através da mesa de som Xenyx 302 USB. O software utilizado para a análise do espectro sonoro foi o WavePad da NCH.

Vinheta original do programa do Jô

Existem duas gravações nesta lista de reprodução de áudio. O primeiro apresenta o som original. A vinheta 2 apresenta o som captado com o Smartphone tocado três vezes. A vinheta 3 apresenta o som captado pelo Gravador Sony PX 240. Os dois gravaram simultaneamente, um do lado do outro à distância de 0,5 metro, 1,5 metros e 2,5 metros. CUIDADO ao tocar a vinheta 3. Ela não sofreu nenhum tratamento mas gravou com som ampliado, que é a principal característica do Gravador Sony testado.

Análise visual da vinheta

Apresentamos a análise visual da vinheta em três momentos. A gravação original, a gravação captada pelo celular e a gravação captada pelo gravador Sony.

Vinheta do Programa do Jo

Vinheta do programa do Jô captado por celular com Aplicativo Audio Recorder

Vinheta do programa do Jô captado por celular com Aplicativo Audio Recorder

Comparando visualmente, nas três distâncias o espectro sonoro do Gravador Sony apresentou nítida superioridade de captação. A parte central destacada é a captação de 1,5 metros enquanto à da direita é de 2,5 metros. Em ambos os casos quase não houve variação, enquanto por Smartphone (acima) houve perda de nível de gravação.

Vinheta do Jo Gravador Sony
Espectro Vinheta do Jõ gravado com Sony (houve poca perda de som). Diferentes distâncias.

Por essa razão, recomendamos o Gravador Sony para captar suas entrevistas. Veja um teste de laboratório feito com um radialista que entende de gravação mais do que nós. A nossa dica é tocar este vídeo com 1,5 vezes de velocidade pois o tempo é longo. Mas vale a pena.

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top