TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Gravador com transcrição de áudio Philips
2014-04-24
gravador com transcrição de áudio automático

Gravador com transcrição de áudio.

Gravador com transcrição de áudio, automático ainda? Pois é. Esse é um assunto que desperta muita curiosidade. “Lápis Azul Gravador de Voz com Transcrição de ÁudioGravador de voz que faz transcrição”,  “gravador de voz com transcrição”, “gravador com transcrição de voz em português”, “software com transcrição em português”…

A tempo…

Temos o gravador com transcrição de voz Philips Voice Tracer gravador digital LFH0625, transcrição com ClearVoice vem acompanhado de um transcritor automático. Não conheço o produto, mas o Dragon da Nuance foi a companhia que adquiriu o ViaVoice da IBM. Nas propagandas que vi sobre o produto o CD de instalação do Dragon (reconhecimento de voz) vinha sem a opção de transcrição em português. Tentei contato com a Nuance aqui no Brasil mas não obtive sucesso (atualização em nov-2014).

Atualização de 23/02/2016 – A Philips Clearvoice com Dragon Naturally Speech, gravador com transcrição (software de transcrição automática) ainda não está disponível em português, mas vale a pena uma visita ao site da Philips.

Nada mais do que isso.

Depois o seu transcritor pode retornar a gravação transcrita que é recebida e arquivada em alguma pasta de forma automática, tornando a tarefa repetitiva e monótona automatizada.

Portanto, muitas vezes esses gravadores de voz com transcrição de voz nada mais são do que virem equipados com talvez um cabo USB para transferir arquivos e eles serem encaminhados diretamente ao seu Transcription Office.

Acredito que muitas vezes as pessoas se deslumbram com o anúncio de um gravador para transcrição e essa confusão é muito comum.

Alguns programas podem até transcrever voz automaticamente. Isso existe. Mas a verdade é que isso acaba causando transtornos, pois diferentes pessoas podem falar ao mesmo tempo, ou ainda haver ruídos fortes ao fundo, ou ainda a pessoa falar com velocidade diferente.

Mesmo programas jornalisticos há falantes com dicção perfeita, mas ocorre que o programa não transcreve corretamente. Isso porque a notícia pode estar rolando em português mas os nomes são árabes, ou russos, ou franceses, ou japoneses, ou chineses…

E o software, coitado, está apenas preparado para reconhecer nomes genéricos como “Barack Obama”, “Angela Merkel” ou “Christina Kirschner”… – é assim que se escreve?

De qualquer forma, nada substitui o ouvido humano que separa música de ruído de fundo de voz, tudo ao mesmo tempo. Nesse sentido a informática com certeza pode chegar a fazer essas façanhas em pouco tempo, talvez 5 a 7 anos.

Dizem que o reconhecimento de voz poderá ser possível perto de 2040, portanto se eu não estiver aposentado, poderei ser um feliz transcritor-relíquia, personagem de museum.

Talvez nesse tempo algum neto ou bisneto meu diga “olha só, o vovô ainda transcrevia ditando para o computador, devia ser bem chato, isso”…

Sim, a boa notícia é que se você falar pausado, você pode fazer com que o robozinho do Google ou outro API do Android possa reconhecer a maior parte das suas falas.

Portanto você pode se desenvolver nessa área, OK? Essa técnica de ditar o que você ouve para transcrever se chama “re-speaking”. Mas fale pausadamente e com clareza.

Nos primeiros tempos reconhecimento será baixo, mas ele irá melhorando com o tempo. Por exemplo, minha dicção melhorou nesses dois últimos anos, pois fui me condicionar a falar de modo que o software reconhecesse melhor o que eu falava.

Mas é perigoso, isso. Você começa a ler como se fosse um robô, com micropausas entre as palavras. É engraçado se não fosse trágico. A coisa mais engraçada é que eu falo com pontuação quando leio alguma coisa. Vício tremendo, mesmo sem dispor de um gravador com transcrição.

Então, quando vou ler alguma coisa em voz alta – um discurso, por exemplo – acabo falando “Meus caros amigos e amigas vírgula…” e o vexame é certo. Mas daria certo em um gravador com transcrição, se o programa reconhecesse pontuação.

Se você é uma pessoa com boa vida privada, que não acaba se expondo a falar em público, a técnica do re-speaking é legal.

Importante lembrar: tire o escorpião do bolso e invista em uma mesa de som e um bom microfone, senão o tempo que você vai perder corrigindo o texto gerado pelo áudio é medonho. Não compensa economizar em coisas que valem a pena. É como tentar disputar a maratona de São Silvestre com seu sapato de casamento. OK?

De qualquer forma ficam os links legais sobre quem trabalha com transcrição por voz:

Link: www.voz.transcricoes.com.br – mostra o programa e tem um vídeo a respeito de tudo isso.

Link: www.nuance.com – site em inglês. NÃO TENTE www.nuance.com.br pois é um site bobo, alguém sacaneou esse nome.

Quem tiver mais paciência que eu, fique à vontade, o endereço do Brasil é o abaixo.
Brazil
Nuance Brazil (São Paulo)
Av. Maj. Sylvio Magalhães Padilha
5200, Ed. Quebec, Sala 109
São Paulo, SP 05703-010
+(55) 11 3444 7933

Link: www.voicetag.com.br – trabalha com reconhecimento de voz, legendagem e integração de recursos de reconhecimento de voz para desenvolvedores.

ATUALIZAÇÃO DE 23/08/2016 – tente o link http://www.software.transcricoes.com.br/Index.php. Temos tido sucesso com essa página.

ATUALIZAÇÃO DE 23/08/2016 – tente o link http://www.transcricoes.com.br/transcricoes/. Este tem tido muito sucesso também. Trata-se de um pontuador automático e gratuito. Assista ao vídeo explicativo que está no site e aproveite para transcrever áudio automaticamente pelo Google Docs. GRÁTIS.

Gravador de voz Android para Smartphones.

ATUALIZAÇÃO DE 23/08/2016 – tente o link http://transcricoes.com.br/gravador-de-voz-ranking-google-play/ para saber sobre APPs de gravação de voz no Google Play, para Android.

 

Por hoje é só, amigos.

Até a próxima postagem.

contato@transcricoes.com.br

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top