TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Express Scribe aula gratuita 2 comandos
2015-12-03
Express Scribe 2 Converter áudio em texto

Express Scribe 2 Converter Áudio em Texto

Express Scribe 2 Converter áudio em texto para fazer transcrição de áudio para texto fica mais fácil. Comandos básicos: como operar o software? Vídeo com aula grátis.

Aqui apresentamos a tela do Express Scribe. Didaticamente dividimos o Express Scribe em quatro grandes áreas visuais.

Área 1 – Comandos

Nesta aula Express Scribe 2 Converter áudio em texto, dividimos em 4 áreas com várias sub-áreas. A primeira área contém os comandos do Express Scribe, dividida em duas partes.

A primeira parte é apresentada como se fossem comandos do Word. Aí nós temos o comando File que quer dizer arquivo; o comando Control que quer dizer controle; o comando View que quer dizer visão; o comando Notes que quer dizer notas; Bookmark que quer dizer marcação; Options que quer dizer opções; e Tools que quer dizer ferramentas.

Mais abaixo nós temos alguns ícones que vão nos ajudar a controlar o Express Scribe. Nós temos o ícone Sync que quer dizer sincronização; Load que quer dizer carregar arquivos; Dock que também significa carregar arquivos só que de dispositivos móveis; o ícone Dispatch que quer dizer despachar ou seja enviar esse trabalho; o Done que quer dizer que você conseguiu terminar o seu trabalho; Scribe Mini que apresenta de forma reduzida o Express Scribe e aqui o ícone Options, ou seja opções, que nos trará todas as ferramentas necessárias para configurar o Express Scribe, de modo a conseguir o melhor retorno possível de seus recursos.

Área 2 – Arquivos (área zebrada)

A segunda grande área é a área onde estão presentes os nomes dos arquivos, assim como os demais detalhes de cada um deles. Alguns detalhes são importantes, como a data de entrada do arquivo (Date); a hora de entrada do arquivo (Time – tempo); a duração do arquivo (Duration); e a prioridade de que nós designamos para cada um deles (Priority). Finalmente, nós podemos colocar um Dead Line, ou seja uma data limite para o término da transcrição.

Esses recursos são bastante úteis no controle do fluxo de nosso trabalho.

Área 3 – Notes (área branca grande)

Podemos notar um grande campo em branco dessa segunda área que nós desejamos de área zebrada. É a área das notas (ou seja Notes), ou seja, anotações que nós faremos com relação a cada arquivo. Essas anotações são feitas na terceira área que É essa grande área branca. A grande área branca se destina a digitação dos textos.

A partir do momento que os textos são digitados, elas acabam por surgir na coluna Notes da parte de cima, e no campo de cima nós podemos ver que na coluna Notes, a última coluna direita, essas mesmas primeiras palavras vão surgindo.

Vamos digitar agora a palavra “exemplo”. Você pode notar que surge na coluna Notes, à direita na parte de cima as mesmas palavras que nós digitamos na parte branca.

Área 4 – Botões de controle

Vamos apresentar agora os botões que operacionalizam o Express Scribe tocando áudio da forma que nós necessitamos.

Botão Play

Primeiramente vamos apresentar o botão Play. Posicionando-se o cursor do mouse sobre o botão Play podemos notar que ele adquire uma coloração azulada. Ao clicarmos este botão, o áudio começa a tocar.

Barra de Progresso do Áudio

Nesse instante em que o áudio começa a tocar, o que acontece? Este botão (móvel na barra de progresso), ele começa a se deslocar para direita indicando que o áudio está em operação.

Barra de Nível do Áudio

E logo acima do botão Play nós vemos uma barra colorida surgindo. Isso é indicativo de que o áudio está tocando normalmente pelo software. Verifique se você está ouvindo o áudio corretamente.

Barra de Controle de Volume

Caso não esteja, é possível que o botão de volume esteja desligado ou seja com volume “0”. Verifique isso, o botão volume deve estar com uma área esquerda esverdeada.

Painel de Controle (no Windows)

Neste momento, se você não estiver ouvindo nada quando estiver tocando o áudio, neste caso será necessário acessar o painel de controle para configurar o áudio a ser tocado. O acesso ao painel de controle depende do seu sistema operacional.

Botão Stop

Parando o áudio, nós vamos ver que o botão azul fica destacado. É o botão Stop. Acompanhando essa barra para direita nós vemos a marcação de tempo ocorrendo.

Controle Manual do Tempo Decorrido

Repare que se você manusear o botão dentro dessa barra, nós podemos voltar ou avançar conforme a necessidade que nós percebamos, facilitando bastante a operação de voltar ou avançar parcialmente.

Botão Go to Start (voltar tudo)

Vamos agora o botão voltar tudo. Este é o botão voltar tudo que leva o áudio até o seu início.

Botões Rewind (voltar) e Foward (avançar)

Logo do lado direito, nessa flecha dupla, nós temos um voltar parcial. Mais à direita nós temos um avançar parcialmente. Tanto o botão voltar parcialmente como avançar parcialmente, elas podem ser reguladas. Ou seja, a velocidade de retrocesso ou de avanço parcial podem ser programadas.

Botão Go to End (avançar tudo)

Finalmente, este é o botão que nos leva até o final do áudio.

Controles Volume e Speed (velocidade)

Logo após nós temos mais à direita no canto inferior o controle de volume e o controle de velocidade do áudio.

Recurso Channel (canais)

Aqui em cima à direita nós temos o recurso Channel. A palavra quer dizer canal, ou seja você consegue regular o som, o volume do som que sai de cada canal, o canal direito ou esquerdo do seu áudio. Ele é muito útil quando nós temos uma gravação com canais desbalanceados.

Tocando um Vídeo (versão paga do Express Scribe)

Quando nós recuperamos um arquivo de áudio tudo ocorre normalmente. Quando nós formos transcrever um arquivo de vídeo, pode ser necessário anotar algumas coisas que estão sendo mostradas em uma tela, como por exemplo algum texto ou alguma situação.

Nesse caso nós podemos posicionar o cursor do mouse e regular o tamanho do campo Notes, o que automaticamente regula o tamanho do vídeo.

Rodando o Express Scribe em Segundo Plano (Atalhos dos Botões)

Se posicionarmos agora o cursor do mouse sobre cada um dos botões, nós vamos perceber que aparecem algumas letras.

No botão Play aparece a tecla F9; no botão Stop aparece a tecla F4; ao posicionaremos o mouse sobre o botão Voltar até o começo, nós vemos o Control+Home; para voltar F7; para avançar um pouco F8; e para ir até o final Control+End.

Word e Express Scribe

Com estes quatro botões (F4, F7, F8, F9) você pode começar a se divertir transcrevendo o seu áudio nas teclas do seu teclado. Você poderá comandar o Express Scribe, pois ele funciona em segundo plano.

F4 – STOP

F7 – VOLTAR

F8 – AVANÇAR

F9 – PLAY (toca na velocidade definida na barra de Speed)

Você pode usar o Word e através desses botões controlar o Play (F9), Stop (F4), Voltar (F7), Avançar (F8), ir para o Começo ou ir para o Final do vídeo.

Com isso nós terminamos nosso primeiro tutorial para o Express Scribe. Aguarde nosso tutorial intermediário.

Saiba Curso de transcrição de áudio (com aula sobre Express Scribe).

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top