TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Digitação por voz Google Docs (ferramenta)
2016-02-28
digitação por voz e transcricao de audio

Digitação por voz Google Docs.

Digitação por voz Google Docs? O que vem a ser isso? Já faz algum tempo que descobrimos que o Google Docs tem o recurso de digitação por voz. Isso se deve a uma API Speech Recognition desenvolvido pelo Google que funciona só em Chrome. Apesar de ser uma ótima ferramenta, ele apresenta alguns erros.

Falta pontuação e há capitulação indevida (letras maiúsculas indevidas).

O Digitação por Voz não possui pontuação disponível em português. Esse recurso está somente disponível apenas em inglês. Algumas palavras também acabam sendo colocadas em maiúsculo, como dias da semana e o nome de meses (regras da gramática inglesa) ou nome de obras famosas (quadros, filmes, livros etc.). E por essas e outras ocorrências, pode se levar muito tempo para corrigir e revisar um texto.

Veja como digitar por voz e fazer sua transcrição de áudio usando o Google Docs.

Entretanto, para pessoas com tendinite, essa é uma boa notícia. Pessoas com limitação de movimentos na mão podem se beneficiar imensamente, assim como jornalistas e pessoas que falem bem e tenham boa dicção. Com paciência podem ganhar produtividade.

O maior atrativo do Google Docs é a Transcrição por Ditado.

Sem dúvida é a vantagem de reconhecimento da voz pelo celular. Estando em uma fila de algum serviço público, por exemplo, é possível ir falando em voz baixa um texto enquanto espera.

Para isso é necessário um bom microfone e só.

Correção automática.

Fale devagar no Google Docs (você acha o recurso de digitação por voz em ferramentas). Lenta e pausadamente como se estivesse ditando para uma criança. E fale “vírgula”, “ponto final”, “ponto de exclamação”, “ponto de interrogação”, “travessão”, “abrir aspas” e “fechar aspas”, “abrir meia aspas” e “fechar meia aspas”.

Copie e cole na parte superior o texto produzido e pressione o botão azul “Processar”.

Então, cadastre-se. Os textos processados serão entregues no e-mail que você cadastrou.

Versão “Professional”.

A versão PRO disponibilizará comandos para você aprimorar seus comandos de pontuação. É personalizado e permitirá criar um banco de dados pessoal para programar suas substituições, assim como localizar e corrigir pontualmente os erros, formando um dicionário próprio. Essa versão está em construção.

Esta versão também contará com um cadastro de erros cometidos pelo Google, o que fará com que os erros, à medida que forem detectados, possam ser corrigidos durante o processamento. Espera-se que essa fase esteja operacional em poucos meses.

Experimente colar o texto abaixo para testar a pontuação automática.

Olá vírgula tudo bem ponto de interrogação hoje estou muito feliz por estar lançando este recurso dois pontos ele pode ajudar pessoas a digitar menos vírgula e portanto prevenir a tendinite ponto final Pode ajudar também pessoas com dificuldade de digitação por ter severas limitações de mobilidade nas mãos ponto de exclamação Experimente e compartilhe ponto final detalhe importante vírgula abrir aspas treine bastante e fale lenta e pausadamente com fala e dicção clara ponto final fechar aspas letra maiúscula isso ajuda muito ponto final

Segue link para fazer a pontuação automática após finalizar a digitação por voz no Google Docs.

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top