TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Converter áudio em texto com programas
Converter audio em texto

O sonho de 10 em 10 transcritores é submeter um arquivo de som qualquer. Fazer um tratamento de som, e de repente sai o texto pronto, com pontuação e tudo. Estamos acertando? Ok. Confira abaixo como isso é possível com algumas limitações e adaptações. Não estamos longe disso, converter audio em texto.

Via Vice da IBM

Há tempos atrás, uns 20 anos se passaram, existia um programa chamado Via Voice da IBM. Em termos de reconhecimento de voz, em idos da década de 1990 era o máximo. Experimentando-o na versão 9.0, fico ainda impressionado.

A desvantagem desse fabuloso software é que ele foi descontinuado e portanto não existem bibliotecas disponíveis com as recentes revisões ortográficas da Língua Portuguesa. Isso por si já o torna deficiente, mas nesse caso nada que uma boa revisão no Word não resolva. Assim, ainda é possível usar o programa para converter audio em texto.

Dragon Nuance

A Nuance comprou o Via Voice e muito de sua tecnologia foi incorporada e testada. Hoje se alardeia que o Nuance Dragon Speech Recognition (reconhecimento de fala) chegue perto dos 99,8% de acertos.

Disponível em inglês, espanhol, chines, japonês, alemão e francês, não existe notícias sobre a intenção da Nuance em lançar o Dragon que reconheça o português brasileiro. E nem o de Portugal. Embora exista já uma versão para celular. Pelo menos no momento desta atualização (20/07/2016) não havia versão do Dragon Speech em português do Brasil, mas parece fazer a conversão de audio em texto muito bem.

Adobe Premiere CS6 e CS7

Movido por pura curiosidade, andei pesquisando o recurso de reconhecimento de fala da ADOBE, que teoricamente seria utilizado em uma legendagem.

Esse recurso não aparece mais na versão atual da ADOBE PREMIERE, pois tantas eram as correções necessárias, que houve-se por bem retirar o recurso. Quem quiser experimentar, só é reconhecido até a versão 7.

O grande problema continua sendo o reconhecimento estruturado da Língua Portuguesa.

Converter audio em texto sugestão de visita

Dos sites que permitem você transcrever por voz destacamos:

http://www.software.transcricoes.com.br – neste site publicamos o API Speech Recognition da Google.

http://www.degravacoes.com.br – reúne endereços em um lugar e você poderá fazer comparações. Existem outros, mas reunimos os que consideramos os mais versáteis.

Dificuldades com reconhecimento

O principal empecilho para uma transcrição automática funcionar é a contextualização e a pontuação.

Fora esse pequeno detalhe, outros importantes aspectos são:

Globalização: as palavras estrangeiras aparecem cada vez mais. Assim, palavras com som semelhante podem ter grafias diferentes.

Sotaque regional: talvez a grande dificuldade seja reconhecer os diferentes sotaques em uma língua. Mesmo os transcritores portugueses têm dificuldade de reconhecer a fala de brasileiros, sejam eles do Rio Grande do Sul, do Amazonas, do Rio de Janeiro, São Paulo ou Paraíba.

Essa dificuldade pode ser sentida pela própria Microsoft, cuja versão do Windows 10 ainda não incluiu o português em seu recurso de reconhecimento de fala.

Poluição sonora: uma gravação em ambiente desfavorável afeta severamente o entendimento da fala por máquinas. A qualidade das gravações é crucial.

Ocorrências na fala: quando há falas simultâneas, ou carregadas de emoção, ou ainda sussurros ou neologismos, a máquina se perde.

Futuro da profissão de transcritor

Vemos com bons olhos os novos recursos de reconhecimento de fala surgindo. Em especial o Google Chrome tem se mostrado a principal plataforma para quem deseja trabalhar com transcrição.

Imagino que os transcritores do futuro serão pessoas altamente especializadas em gramática, com boa dicção, porque a técnica de refalar o áudio para que a transcrição seja feita, já é realizada em muitos momentos.

No final, os testes que temos feito funcionam muito bem para discursos ou perguntas e respostas, sem muita interação entre as pessoas.

Por hoje é só, amigos.

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top