TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Comparativo de velocidade de digitação e ditado
2016-03-26
comparativo de velocidade de digitação e ditado

Comparativo de velocidade de digitação e ditado é uma postagem que mediu sob determinadas condições o tempo que se levou para produzir um texto através da digitação, do ditado demonstra as vantagens e as desvantagens de quem digita bem e o que se pode ganhar pela digitação automática do áudio de um vídeo no Youtube.

Comparativo de velocidade de digitação e ditado usou um filme.

O filme adotado foi o da série de TV paga, O Universo. O áudio se refere ao minuto 30, quando começa a parte de sons que as luas de Júpiter emite. Segue link para o vídeo que originou o áudio que originou este post que foi originado há 13.5 bilhões de anos com o advento do Big Bang. Prova portanto que podemos ter uma transcrição de áudio e vídeo de forma relativamente automatizada. https://youtu.be/lYEM-GoZMGs?t=29m3s.

Medição de tempo para digitação humana.

O Express Scribe foi calibrado a 70 por causa de velocidade e a cada dúvida do texto paramos para corrigir o erro. O trabalho começou no tempo 20 segundos e terminou no tempo 2 minutos e 37 segundos. Levou 2 minutos e 17 segundos de digitação.

Digitação por voz a 100 por cento de velocidade.

O Express Scribe foi calibrado para rodar à velocidade normal do filme. Previa-se pela experiência que haveriam erros, como pôde se apreender do texto produzido. Tempo de início 2 minutos e 44 segundos. Tempo de término, 3 minutos e 24 segundos. Tempo de de produção do texto foi de 40 segundos.

Digitação por voz a 70 por cento de velocidade.

O Expressão Scribe Foi calibrado para rodar à velocidade de 70 por cento do filme. Conforme o esperado, houve diminuição de erros. Iniciada a transcrição em 3 minutos e 31 segundos, o término ocorreu em 4 minutos e 21 segundos.

Técnica do papagaio (leitura ditando pontuação pausadamente).

A Técnica do Papagaio da TRANSCRICOES.com.br consiste em ditar lentamente declarando a pontuação. Depois você entra em nossa página no link www.transcricoes.com.br/transcricoes/ e cola o texto na caixa de input, aperta o botão processar e sai o texto pontuado.

O trabalho se iniciou aos 5 minutos e 28 segundos e levou 1 minuto e 38 segundos.

Revisão pela leitura e revisão pela escuta.

A simples revisão visual de uma transcrição sem ouvir o áudio deixa erros passarem, normalmente erros imperceptíveis no contexto geral, mas é uma revisão ouvindo o áudio que garante melhor ní8vel de acertos, e por obrigação deve ser adotado pelo transcritor que quer se destacar no mercado de trabalho.

Revisão de texto produzido por digitação – Iniciada em 8 minutos e 23 segundos, terminou em 8 minutos e 49 segundos, totalizado 26 segundos.

Revisão do texto produzido automaticamente a 100 por cento – Iniciada em 9 minutos e 4 segundos e terminou aos 10 minutos e 7 segundos, levou 1 minuto e 3 segundos.

Revisão do texto produzido automaticamente a 70 por cento – Iniciada em 10 minutos e 14 segundos, terminou aos 11 minutos e 0 segundos, levando 46 segundos.

Revisão do texto produzido pela Técnica do Papagaio – Iniciou aos 11 minutos e 7 segundos e terminou aos 11 minutos e 47 segundos. Levou 40 segundos para ser revisado.

Tabela 1 – Comparativo de velocidade de digitação e ditado em segundos.

Fases do trabalho Digitação Manual Autom. 100 por cento Autom. 70 por cento Técnica do Papagaio
Produção de transcrição 137 40 60 98
Revisão da transcrição 26 63 46 40
Tempo total 163 103 106 138

Tabela 2 – Comparativo de velocidade de digitação e ditado, considerando índice 100 por cento a digitação.

Fases do trabalho Digitação Manual Autom. 100 por cento Autom. 70 por cento Técnica do Papagaio
Produção de transcrição 100.0 29.2 43.8 71.5
Revisão da transcrição 100.0 242.3 176.9 153.8
Tempo total 100.0 63.2 65.0 84.7

Conclusões baseadas nesta abordagem.

Se levarmos em conta o tempo de produção por digitação como 100.0 para cada uma das fases e média, os dados indicam que a melhor opção seria a transcrição automática a 100 por cento de velocidade. O que não é verdadeiro, necessariamente.

Trata-se de fragmento de áudio com fala boa, gravação boa, e principalmente, palavras relativamente fáceis. São vozes de profissionais com excelente dicção. Minha própria dicção não é excelente, mas com o passar do tempo percebi alguns truques para que o Google Docs reconhecesse melhor a minha fala.

Outro ponto a ser levado em consideração, a velocidade de digitação pode variar de profissional para profissional. Jovens costumam ter grande velocidade enquanto pessoas com mais idade digitam mais lentamente. Procurei reproduzir um digitador médio em ação. Mas chego pessoalmente à conclusão de que fazer um comparativo de velocidade de digitação e de ditado tem suas próprias limitações.

A Técnica do Papagaio também não foi utilizada como deveria. Apenas fizemos a leitura, caso contrário esta postagem ficaria muito grande. Mas, quando ouvimos o áudio, não conseguimos falar repetindo na mesma velocidade que os falantes, principalmente quando temos duas pessoas interagindo, onde ocorrem sobreposição de falas.

De qualquer jeito, a Técnica do Papagaio desenvolvida pela TRANSCRICOES.com.br pode ser muito boa para pessoas de todas as idades. Desde crianças que estão aprendendo a ler e a escrever, repetindo historinhas, até profissionais que podem estar em apuros por ter se acidentado e estar com um braço enfaixado.

Com a Técnica do Papagaio, pode se digitar até mesmo deitado, prestando atenção apenas na dicção. É também uma forma de trabalho que pode ser executada por qualquer pessoa que não possa sair da cama e estiver deitada permanentemente na cama. Os benefícios da laborterapia são bastante visíveis se a pessoa for apaixonada por algum assunto e queira publicar como blogueiro na internet.

Futurologia.

Estamos caminhando a largos passos para a automatização de diversas tarefas. A transcrição de áudio também está passando por esse processo de adaptação. As empresas querem custos baixos e rapidez. Já existe legendagem automática.

Mas, nada substitui a sensibilidade humana, a experiência e a boa vontade de trabalhar. Para aqueles que se dedicam à arte de transcrever, a transcrição por voz pode se apresentar como oportunidade e não como ameaça, como tudo na vida. Né.

Isso porque que comunicação é essencialmente uma condição da vida em sociedade.

Uma nova esperança.

E mesmo quem está adoecido, impossibilitado de movimentar as mãos, anime-se. Mesmo sendo tetraplégico, sem movimentar as mãos, você vai depender menos das pessoas se tornando um escritor sem escrever. Basta apenas exercitar sua inteligência. Raros são os casos em que uma pessoa fica sem poder falar, a não ser por doenças graves ou ainda condição de deficiência física.

Outro dia vi no noticiário um rapaz sem dois braços – nasceu sem os dois braços – que digitava e estudava e fazia seus trabalhos com um lápis na boca… Com a boca ele tecla letra por letra até completar o texto. Que tipo de revolução não faria a digitação por voz na vida de uma pessoa?

Ou ainda para aquele moço que apareceu muito triste na TV por estar tetraplégico, onde deu um depoimento emocionado para o repórter. Seria um ótimo meio de ele partilhar suas dores e sua experiência, sem depender de alguém do lado, bastando para tanto ditar para uma máquina. Que mundo louco. Obrigado, Google, por disponibilizar ferramentas assim, e de forma gratuita.

Por hoje é só. Até a próxima e Feliz Páscoa, lembrando ontem que Jesus foi martirizado e o continua sendo até mesmo hoje, com nosso descaso e falta de reflexão.

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top