TRANSCRICOES.com.br - WhatsApp ou Telegram (11) 94844-3344 - contato@transcricoes.com.br

Transcricoes
Transcricoes

Você está aqui: / Como transcrever um áudio rapidamente
2015-11-28
Transcrever um áudio rapidamente

Já informamos em posts passados, assim como na homepage, as dificuldades de se transcrever um áudio. Recente levantamento na Rede (junho/2016) nos mostrou que um transcritor experimentado para um áudio fácil (som cristalino e duas pessoas) produz entre 7-8 minutos por hora, enquanto um iniciante produz entre 3-4 minutos. Mas podemos oferecer algumas dicas para transcrever um áudio rapidamente, na medida do possível.

O que se precisa para fazer uma transcrição de áudio?

Um teclado, um mouse, Windows Media Player e Word ou Wordpad. Só isso. Nada mais? Nada mais. É o suficiente para fazer pequenas transcrições. Desde que você tenha bastante tempo.

A mente nos engana

A mente é um computador sem fim. Ela carrega o consciente e o inconsciente, e os dois entram em conflito, pois o que entendemos nem sempre corresponde ao que foi falado. Um exemplo, são as palavras parecidas ou ainda inversão de palavras ou o uso de palavras com o mesmo sentido.

Como transcrever um áudio rapidamente?

De qualquer maneira, uma forma bem simples, é ouvir um trecho do áudio (aproximadamente cinco segundos) de forma concentrada, e ir digitando o que você ouviu. Será necessário voltar alguns trechos porque poderá haver sobreposição de fala (um fala antes de o outro responder), ruído ou má gravação, como gravação de reunião em que várias pessoas estão falando ao mesmo tempo.

Pode haver ainda diferentes pessoas distantes do gravador e a voz aparece lá no fundo, ou ainda uma pessoa que fala baixo. Em uma ligação de telefone, pode acontecer de haver diferença na altura das vozes, principalmente se uma pessoa grava de forma adequada. São as seguintes, as dificuldades.

Teclado com curva ergoNõmica, com fio da Microsoft modelo 300
Teclado curvo Microsoft MODELO 3000 clique aqui para saber mais, pois este controla o Windows Media Player.
  • Má qualidade na gravação do áudio
  • Duas ou mais pessoas falando junto
  • Ambiente ruim para gravação
  • Distância do gravador dos falantes
  • Sotaque estrangeiro
  • Assunto técnico ou fora de rotina
  • Brigas e discussões
  • Exaltação dos envolvidos

Todos esses fatores dificultam tremendamente a transcrição de um áudio.

Minimizando o cansaço do transcritor de áudio

O principal desgaste que sofremos é quando um áudio apresenta todas essas características juntas, ou ainda quando estamos sofrendo o que chamamos de exaustão do transcritor. Ficamos estafados, o cansaço faz com que tenhamos certo período de nojo, em que nem aguentamos ouvir o som da televisão enquanto jantamos ou almoçamos.

Por exemplo, não assisto mais aos jornais. O rádio se tornou insuportável, para mim. Mas, para diminuir o desgaste físico e emocional, principalmente, é necessário se munir dos melhores equipamentos e softwares. Existem softwares específicos para cada fase da transcrição, pois esses softwares foram pensados para evitar vários tipos de desgaste, como voltar a gravação várias vezes para ouvir o mesmo trecho, ou ainda diminuir a velocidade.

Tratar o áudio pode ajudar

O crítico em uma transcrição de áudio é ter um áudio bom. Ao receber uma gravação com níveis de gravação diferente entre o entrevistador e o entrevistado, a equalização do nível de gravação é importantíssimo. Por isso é bom aprender a manusear softwares de tratamento de áudio.

Áudios que não necessitam de tratamento

Os arquivos com boa qualidade de gravação não necessitam ser tratados, podem ser postos em produção imediatamente.

Investimento próximo do zero para ser transcritor

Para você que é iniciante, quer iniciar seu trabalho de transcrição sem gastar muito, o Word e o Windows Media Player que você provavelmente tem no seu PC é o suficiente. Apenas compre um bom fone de ouvido, de preferência intra-auricular. O que recomendamos de coração é o Fone de Ouvido Sony indicado para transcrição de áudio, que teve o melhor custo-benefício.

Lembrete importante para o transcritor iniciante

Ao fazer a minha primeira transcrição de 60 minutos usando Windows Media Player, voltando e ouvindo várias vezes, levei incríveis três dias. Alguns dias depois, insistindo, estava fazendo uma média de 40 minutos por 12 horas de trabalho. Então, se você quiser investir quase zero, tudo bem.

O risco e o lucro é todo seu, pois um investimento de 50 pode ser pago em menos de um dia. Mas, se quiser trabalhar nisso a sério, lembre-se de que o barato sai caro.

Por hoje é só.

About the author:

Web aprendiz. Iniciou-se em 2012 na internet em busca de conhecimento. Desde então se encantou com transcrição de áudio.
Top