6 perguntas fundamentais sobre projeto de transcrição para o cliente

Um orçamento de transcrição de áudio leva em conta seis perguntas que procuramos responder quando analisamos o seu áudio. Você pode fazer seu orçamento preenchendo o pedido de contato abaixo, ou ler o artigo que fala sobre essas perguntas que nosso analista procura responder quando analisa uma gravação para transcrever.

Degravação judicialTranscrição editadaTranscrição acadêmicaServiços em inglêsTranscrição de músicaTrabalhoOutro assunto

Acompanhe agora o que vamos indagar ao cliente quando ele nos pergunta por quanto vai sair a sua transcrição de áudio. Assim você vai saber mais ou menos estimar melhor se seu projeto vai custar mais caro ou não por aqui.

  1. Quantos áudios tem o seu projeto de transcrição?

Isso é importante perguntar. A semana passada mesmo me aconteceu de um cliente me perguntar quanto cobraria por 2 horas de gravação aproximadamente de WhatsApp. Respondi que cobraria no caso dele R$ 400 por duas horas de gravação, pois estava com a agenda lotada. Ele disse que precisava para quarta que vem, era sexta quando ele entrou em contato. Ele imediatamente aceitou e estranhei muito. Quando fui abrir o link, tinha 834 fragmentos de mensagem. Para cada mensagem deveria salvar com o nome de cada áudio e gerar um documento Word para entregar a ele. Então, essa informação passou a ser relevante, fique sabendo que aqui cobramos no mínimo R$ 3,90 por arquivo de áudio a título de taxa de manuseio. A cobrança por minuto irá depender de outras características que passo a descrever a daqui para frente, respondendo às perguntas.

  • Quantos minutos tem nos áudios para transcrever?

Essa pergunta complementa a pergunta anterior. O número de minutos total do projeto é importante para termos uma ideia de quanto tempo levaremos para entregar o projeto com qualidade, sem pressa e sem comprometer um ritmo de trabalho civilizado para nossos transcritores. Outro dia recebi proposta de transcrever 400 horas em apenas um mês, pois o trabalho era urgente. Se fosse transcrever tudo isso, teria que ter uma estrutura de 50 transcritores para atender somente a esse cliente. E depois? Quando acabar o projeto? Vou jogar fora os freelancers como latinhas vazias de refrigerante? Não. Preferi declinar do convite e nem dei o preço ao cliente. Ele perguntou se não interessava um projeto bom de 400 horas. Respondi que se fossem 400 horas por ano, talvez eu topasse, mas 400 horas em um mês não, pois não se cria um laço com profissional só para aproveitar um momento favorável. Nosso compromisso é sempre a médio e longo prazo com nosso transcritor.

  • Qual é o número de pessoas presentes nas gravações?

O número de pessoas é um dado importante para nós. Para 2 ou 3 falantes presentes em uma gravação, é feito o preço mínimo por minuto. A cada falante extra adiciono 10% no preço final. Hoje mesmo entreguei um áudio tumultuado de 7 pessoas falando em uma Secretaria de Certa faculdade, o pessoal estava falando sobre notas a serem registradas no sistema para fins de colação de grau. Apenas 7 minutos de áudio veio com 2.100 palavras. Cada falante extra acrescentou 35  palavras digitadas a mais por minuto transcrito. Eu aqui contabilizo 160 palavras por minuto em nossas digitações. Neste caso específico de 7 minutos, a média deu 300 palavras digitadas por minuto porque falava-se bastante, era uma situação tensa e muitas vezes havia sobreposição de vozes, levei o dia inteiro para transcrever e identificar os falantes até considerar que obtive um resultado aceitável: um acerto da ordem de 99,2%. Mais, não dava para fazer.

  • Qual a qualidade do ambiente da gravação?

O ambiente fechado de uma sala de reunião sem eco é o local excelente para gravar bem, desde que o gravador tenha bons atributos de qualidade e o áudio não esteja muito comprimido. A alta compressão de arquivos era problema quando havia pouca memora. Hoje em dia com celulares smartphones e iPads cada vez mais evoluídos, sobra espaço para gravação de áudio, o problema de alocação de memória para gravações está minimizado, mas há apenas 6 anos atrás era comum receber arquivos com gravação ruim.

  • Qual a qualidade técnica de seu áudio?

Pois é, além da qualidade dos áudios, é necessário saber se os clientes deixaram o gravador perto mais do entrevistado do que do entrevistador. Essa é uma pergunta que o áudio acaba por responder quando vou orçar um projeto: ouço áudio a áudio vários trechos para cobrar o preço justo e dar o melhor desconto possível ao cliente.

  • Quantos dias teremos para realizar a transcrição de áudio?

Já falei anteriormente sobre um projeto de 400 horas a serem entregues em 30 dias. O prazo de entrega é fundamental para desenvolver um trabalho de qualidade. É necessário treinar novos transcritores e aqui em nossa rede de transcritores independentes, normalmente levamos 6 meses para treinar alguém adequadamente. Assim, nosso ritmo de entrega para cada cliente é de 6 dias úteis para até 3 horas de áudio e cada hora adicional reservamos 1 dia útil. Assim, um projeto de 10 horas de áudio por exemplo, levará 12 dias úteis para serem entregues a um custo mínimo de produção, porque nesse período temos tempo de atender projetos mais urgentes pelos quais cobramos mais e encaixamos os áudios de perfil mais longo para aproveitar o espaço ocioso que acaba surgindo na nossa agenda.